/* */

Urucum – Descubra tudo sobre ele!

O Urucum é um fruto da árvore do urucuzeiro e é bastante comum na região da Amazônia e na mata atlântica. Para quem não conhece, o Urucum é muito utilizado pelos nativos do país, para pintarem seus rostos em cerimônias. Nos dias de hoje, ele é mais utilizado como colorante de alimentos. Vou te contar no artigo de hoje tudo sobre ele – desde suas funcionalidades gerais e seus benefícios. Confira logo abaixo o que separei!

urucum

Olá, eu sou a Renata e sou redatora do blog da Karen. Como disse lá na introdução deste artigo, hoje vou contar tudo que descobri sobre o urucum – esse fruto tão exótico e que pode servir como colorante natural dos alimentos.
E já adianto: ele tem muitas propriedades e ajuda a proteger o corpo de diversas doenças. Tanto sua semente quanto suas folhas são ricos em nutrientes e minerais, que são antibacterianos e diuréticos. Isso significa que o chá com as folhas do fruto é uma excelente pedida para quem precisa limpar o organismo ou mesmo para quem precisa aumentar a imunidade.

Como utilizar o urucum?

O urucum tem algumas finalidades, mas irei citar as mais comuns que são:

  • Chá de urucum: como disse, é possível fazer um chá tanto com as sementes, como com as folhas do urucum. Ele ficará um potente adstringente e um excelente antibacteriano. Para que você o prepare em casa, minha dica é comprar o urucum em pó e fazer como um chá normal, fervendo com água e deixando descansar um pouco antes de servir.
  • Como colorante: As sementes do urucum podem ser trituradas e misturadas à outros ingredientes, fazendo com que seja possível colorir pratos e até mesmo tecidos. Antigamente, os nativos o utilizavam com frequência para ajudar nos seus rituais sagrados. Seu poder de coloração é realmente impressionante e o urucum é como uma tinta natural.

urucumBenefícios do urucum para a saúde – Descubra quais são eles!

Agora, vou te contar os benefícios do urucum para a saúde do corpo humano de forma geral. Vou citar os principais deles, pois existem muitos! Confira!

O Urucum ajuda na digestão

Suas propriedades ajudam a absorver melhor os nutrientes e regulam a digestão. Isso acontece especialmente por causa das fibras, que estão presentes em larga escala no fruto. Além disso, ele é muito utilizado para diminuir dores de estômago e amenizar problemas como azia. Seu chá é bastante aconselhável para quem sofre com problemas nessa região.

O Urucurum limpa feridas

Uma boa ação desse fruto é limpar feridas e diminuir dores de machucados. Isso porque ele é rico em propriedades anti-inflamatórias. Seu chá também é excelente para diminuir dores de garganta, sendo muito utilizado para este fim, como um remédio natural.

Dicas Extras

O ucurum pode ser encontrado em casas de produtos naturais, mas não é muito simples achá-lo em supermercados, a não ser nas regiões norte nordeste. Se você achá-lo, mesmo em forma de pó ou triturado, aproveite, pois seus benefícios são excelentes para a saúde, como você viu neste artigo.

E se você gosta de dicas sobre saúde e alimentação, não deixe de visitar o blog da Karen todos os dias!

Ebates Coupons and Cash Back

Add Comment

Siga a Karen no Instagram!Clique Aqui Agora