Top 10 alimentos ricos em cálcio – confira aqui!
Alimentos

Top 10 alimentos ricos em cálcio – confira aqui!

janeiro 25, 2018   •   por Karen Coelho

Conhecer os alimentos ricos em cálcio é muito importante para quem deseja começar uma dieta equilibrada em nutrientes. O cálcio é o mineral mais abundante do corpo. Quase 99% do cálcio do corpo é armazenado na estrutura dos ossos e também dos dentes. Você deseja conhecer os top 10 alimentos ricos em cálcio, continue lendo este artigo.top alimentos ricos em cálcio

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje vou postar um artigo bem curtinho, mas também muito informativo. Visto que o cálcio é muito importante para a saúde e a verdade é que, no entanto, muitos de nós não estamos comendo alimentos ricos em cálcio da maneira como deveríamos. (E só para constar: nem sempre é sobre produtos lácteos).

Por que ingerir alimentos ricos em cálcio?

conhecer alimentos ricos em cálcio

O cálcio ósseo também é usado como um tipo de área de armazenamento para liberação de cálcio na corrente sanguínea quando necessário. O cálcio é necessário para muito mais do que a saúde óssea. Comer alimentos ricos em cálcio torna possível para o nosso corpo alcançar uma comunicação ideal do sistema nervoso, coagulação do sangue, secreção de hormônio e contração muscular.

O cálcio no sangue é rigorosamente controlado, pois desempenha muitas funções críticas, incluindo o equilíbrio do ácido / alcalinidade do seu corpo e também do pH. O corpo retira o cálcio dos ossos conforme necessário, isso acontece com tanta frequência que os ossos são realmente remodelados a cada 10 anos.

E caso a sua dieta não tenha a quantidade suficiente de cálcio, seus ossos podem ficar bastante enfraquecidos.

alimentos ricos em cálcio peixe

Os sintomas de deficiência de cálcio podem incluir:

  • Osteopenia ou osteoporose
  • Decadência dentária
  • Tensão muscular
  • Pressão alta
  • Problemas neurológicos, entre outros.

alimentos ricos em cálcio complementos

Para que seu corpo absorva cálcio, seu corpo também precisa de magnésio, vitamina D e de vitamina K. Portanto, as fontes de alimentos e os suplementos alimentares complexos são melhores opções do que os suplementos de cálcio isolados para atender às suas necessidades de cálcio.

A quantidade diária para o consumo de cálcio é de 1000 miligramas por dia para homens e mulheres com menos de 50 e 1200 miligramas por dia para aqueles com mais de 50 anos.

Top 10 melhores alimentos ricos em cálcioalimentos ricos em cálcio verduras

1) Leite cru

1 xícara: 300 mg (30% DV)

2) Couve (cozida)

1 xícara: 245 mg (24% DV)

3) Sardinhas (com ossos)

2 onças: 217 mg (21% DV)

4) Iogurte ou Kefir

300 mg (30% DV)

5) Brócolis

1 ½ xícara cozida: 93 mg (9% DV)

6) Agrião

1 xícara: 41 mg (4% DV)

7) Queijo

224 mg (22% DV)

8) Bok Choy

1 xícara: 74 mg (7% DV)

9) Okra

1 xícara: 82 mg (8% DV)

10) Amêndoas

76 mg (8% DV)

Em geral, fontes de cálcio são encontradas nas quantidades mais elevadas em produtos lácteos não processados e vegetais verdes escuros. Essa lista com os top 10 alimentos ricos em cálcio, já te ajuda muito a melhorar a sua dieta. Se você conhece mais algum, deixe abaixo nos comentários.

 

Top 10 alimentos ricos em cálcio – confira aqui!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário