Termogenico: Tudo que você precisa saber sobre este Suplemento
Suplementos

Termogenico: Tudo que você precisa saber sobre este Suplemento

julho 12, 2018   •   por Karen Coelho

A busca pelo corpo perfeito cresce cada dia mais no Brasil. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pelo IHRSA Global Report, em 2018 o número de academias por aqui já alcança quase 32000, e com tendência a aumentar devido a numerosa rotatividade de alunos.

Atualmente, o uso de suplementos vem sendo citado como um dos meios mais utilizados por amantes de práticas de atividades físicas para a redução da gordura corporal.

Além disso, sabe-se que dentre estes suplementos, os mais consumidos para tais fins são os chamados “suplementos termogenicos”, por aumentar o desempenho de quem o consome, elevar a taxa de oxidação da gordura corporal e serem comercializados facilmente na internet, mercados, farmácias e outros centros comerciais.

Com base nisso e nas diversas perguntas que recebo sobre o assunto eu e minha nutricionista escrevemos um artigo completo para você tirar todas as suas dúvidas. Sim, depois deste artigo você não precisará pesquisar mais sobre o assunto em nenhum outro site. Bora lá!

Mas o que é Termogenico?

Os termogênicos são substâncias usadas por praticantes de atividade física que visam através da ação termogênica manter o metabolismo acelerado para que a pessoa tenha uma maior queima calórica ao longo do dia e venha a perder peso.

Ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação.

Metabolismo é a quantidade de energia (calorias) que o seu corpo consome para se manter ativo.

A velocidade que o seu corpo queima calorias é chamada de “taxa metabólica” que com o aumento da temperatura do corpo proveniente da ação dos termogênicos será acelerada. O exercício físico exige maior consumo de energia do corpo e aliado com o produto termogênico a queima de calorias é maior.

A taxa metabólica de cada um é determinada em grande parte por características genéticas. Algumas pessoas tem um metabolismo lento, e com isso tem dificuldade de emagrecer e de se manterem magras. Um metabolismo lento na verdade leva ao acúmulo de gordura por isso.

Outras têm um metabolismo médio e algumas poucas privilegiadas tem um metabolismo rápido. Mas em qualquer caso é possível aumentar a sua taxa metabólica. Por isso os termogênicos são tão famosos.

Este tipo de produto está cada vez mais sendo usado pelos praticantes de musculação e de outros esportes, ou até mesmo por iniciantes que não sabem nem ao certo qual é o seu efeito no corpo humano.

Existem diversos tipos de termogênicos, de diferentes funções e potências. A pergunta que muitos iniciantes fazem é: Qual é o melhor termogênico?

Eu responderei melhor esta pergunta mais a frente, mas já fique sabendo que dentre a lista dos termogênicos mais usados atualmente estão: BurnCaps, Kimera, Green Coffee e o Lipo 6 Black.

Suplementos Termogenico Composição

Geralmente, as substâncias mais encontradas nas fórmulas dos termogênicos nacionais e importados são a Cafeína, Garcínia, Sinefrina HLC e Octopamina, Citrus Aurantium e Yohimbe.

Benefícios do Termogenico para emagrecer

Entre os benefícios o principal é que a ação dos termogênicos é muito rápida, pois a queima eficaz da gordura e o consequente emagrecimento aparecem em poucas semanas ou até mesmo dias em alguns casos. Além disso, o seu consumo traz outros benefícios como:

  • Redução do apetite;
  • Favorecimento do metabolismo;
  • Mais energia para os treinos melhorando assim a performance;
  • Definição da massa muscular.

Como tomar termogenicos?

Depende de qual você irá escolher, pois cada marca tem sua forma ideal de consumo, mas de uma forma geral a indicação é utilizar num intervalo entre 15 e 60 minutos antes da prática do exercício físico.

Qual melhor termogenico?

Eu confesso que já testei diversos termogênicos, desde capsulas de cafeína pura, até mesmo a teacrina que é um termogenico sem cafeina, e suplementos famosos como o Lipo 6 e o Kimera, mas todos eles me deixavam com muito mal estar, pois a sobre dose de estimulante neles acabam causando este efeito colateral em muitas pessoas.

Isso acontece porque tomar um termogênico é como tomar um choque de adrenalina, você ganha energina para praticar os exercícios, mas depois que passa o efeito fica com menos energia do que antes de tomar, causando muitas vezes mal estar.

Até que eu conheci o Burncaps que pra mim e para todas as minhas alunas foi até hoje o que mais trouxe resultados sem causar este efeito colateral. Eu fiz uma resenha completa sobre o Burncaps clique aqui para ler.

Lista de termogenicos mais famosos e suas caracteristicas

Lipo 6 black

Um dos mais famosos!

A sugestão do fabricante do Lipo 6 é ingerir três cápsulas, três vezes ao dia, ingeridas com líquido e junto com as principais refeições. Cada porção fornece 120mg de cafeína. Não aumente a dose sem nenhuma orientação profissional. Esse produto pode oferecer diversos efeitos colaterais como irritação, taquicardia, náusea e tonturas.

Existem outras versões do Lipo 6, fórmulas mais fortes para quem já está acostumado com termogênico, fórmulas mais leves para não sofrer tantos efeitos colaterais e até uma versão de termogênico feminino.

Burncaps

suplemento termogenico

BURNCAPS é um termogênico avançado, formulado com ingredientes inovadores que auxiliam a queima de gordura, o controle do apetite e os níveis de energia através de uma exclusiva tecnologia multifásica.

Ele não apresenta os efeitos colaterais vivenciado por consumidores de outros termogênicos que ocorre por conta do excesso de estimulantes desses outros produtos, que têm fórmulas simples, sobredosadas em cafeína, que elevam a temperatura e podem gerar um mal-estar.

Essas sobredoses de cafeína têm efeitos bem evidentes no corpo, como euforia, taquicardia e suor, o que leva o consumidor acreditar que o produto está “agindo”, quando na verdade a alta dose de cafeína serve para mascarar a falta de outros ingredientes funcionais ou mesma ausência deles.

Como com qualquer suplemento, os efeitos colaterais dependem do indivíduo, mas burncaps contém uma dose precisa de cafeína, suficiente para garantir seus efeitos benéficos sem causar mal-estar, cabendo aos outros ingredientes complementar sua ação. Recomendamos que você teste sua toler ncia, começando o consumo com uma cápsula por dia.

Kimera Termogênico

Outro termogênico que já testei e me trouxe resultados, porém com efeitos colaterais elevados. Você pode ler mais sobre minha experiência utilizando o Kimera neste artigo aqui.

Além da cafeína (150mg por cápsula), o Kimera funciona como termogenico pois possui também em sua composição outras substâncias concentradas que provocam a termogênese, como o gengibre, chá verde e o citrus aurantium. A fabricante do Kimera recomenda tomar 2 cápsulas 40 antes de treinar.

Green Coffee

Conhecido como capsulas de café verde, este é um dos termogênicos mais consumidos também no Brasil. Mas dentre os quatro citados é o mais fraco e existem diversas marcas que lutam para mostrar que o seu que é o verdadeiro.

O café verde é muito consumido por pessoas que não querem praticar exercícios e procuram uma pilula mágica, isso se dá ao fato dele ter algumas reportagens vinulando o seu consumo a boa forma das famosas, uma bela jogada de marketing, mas só isso.

Termogênico faz mal? Quais os efeitos colaterais?

Qualquer produto, por mais natural que seja, apresenta seus efeitos colaterais, recomendações e cuidados.

Os efeitos colaterais que os termogênicos podem causar são similares aos dos estimulantes e, geralmente, aumentam quanto maior for a quantidade consumida. Se tomar sem orientação e descontroladamente, sim, o termogênico fará mal a sua saúde! Por isso eu recomendo o uso do Burncaps, pois foi o único que não apresentou estes efeitos colaterais e recomendo também que nunca aumente a dose recomendada pelo fabricante.

Abaixo listo alguns efeitos colaterais comuns e outros mais raros que podem ocorrer:

  • Insônia;
  • Falta de concentração;
  • Dor de cabeça;
  • Agitação;
  • Enjoo;
  • Ansiedade;
  • Tonturas e vertigens;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Confusão mental;
  • Arritmia cardíaca;
  • Risco de AVC.

Existe alimentos termogenicos ou termogenico natural?

Sim, existem no mercado outras versões de termogênicos, sem a cafeína na composição e outras substâncias mais agressivas ao organismo. São produtos elaborados a partir de ervas, chás termogênicos, frutos e plantas.

Substâncias ainda mais naturais e que também ajudam a “secar a gordura” sem comprometer sua saúde. No nosso blog já escrevemos sobre diversos deles e seus benefícios: Veja aqui uma lista alimentos termogenicos para dar mais energia e perder peso

Existe Contraindicações para o uso?

  • Pessoas que estejam passando por algum tipo de enfermidade;
  • Gestantes e crianças;
  • hipo ou hipertireoidismo (alguns termogênicos possuem estimulantes da tireoide);
  • problemas cardíacos;
  • tiveram derrame cerebral;
  • diabéticos;
  • dificuldades para dormir;
  • entre outros, não devem ingerir substâncias termogênicas.

O melhor sempre é pedir a orientação de um profissional e fazer exames antes de tomar qualquer tipo de termogênico. Através de exames é possível saber se os termogênicos realmente são o melhor caminho para que você possa emagrecer.

Estudos científicos a respeito do uso de termogênico

Segundo um estudo publicado na Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, a ingestão de chá verde pode aumentar até 4% a mais do gasto energético em relação à cafeína na sua forma pura como, por exemplo, em forma de cápsulas.

Também, nesse mesmo estudo, houve uma redução no uso de carboidratos e uma elevação no consumo de lipídeos como fonte de energia. Acredita-se que esse melhor desempenho deva-se a presença das catequinas (substâncias que dão aquele sabor amargo ao chá) que atuariam em conjunto com a cafeína.

Em um estudo de caso realizado por Liberali, uma mulher de 40 anos, com 63 kg e praticante de Power Jump 3 vezes por semana ingeriu 3 mg/kg de cafeína durante 30 dias, uma hora antes dos exercícios.

Foi constatada uma redução do peso corporal (de 63,1 kg para 62,1 kg) e da circunferência abdominal (85 cm para 84 cm). A participante também relatou ter maior disposição durante os exercícios, mas teve como efeito colateral a insônia.

Em uma revisão de literatura sobre os efeitos ergogênicos da cafeína chegou-se a conclusão de que esse termogênico tem a sua eficiência comprovada, porém com menor eficácia nos de curta duração e alta intensidade. O melhor efeito foi observado quando a dosagem encontrou-se entre 3 a 6 mg/kg.

Termogenico emagrece mesmo?

Estes suplementos aceleram o metabolismo e dão mais energia consequentemente fazem com que percamos peso sim, comprovadamente. O uso de um termogênico pode dar aquele gas a mais que você precisa para chegar ao seu peso ideal.

Existem milhares de relatos de pessoas que emagreceram muito utilizando estes produtos alinhado a uma boa dieta e a pratica de atividades físicas.

Você é uma delas? Então conta pra gente nos comentarios logo abaixo. E não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos.

Termogenico: Tudo que você precisa saber sobre este Suplemento
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário