Tanchagem: Planta medicinal para que serve?
Saúde

Tanchagem: Planta medicinal para que serve?

agosto 05, 2017   •   por Karen Coelho

Tanchagem, você já ouviu falar nela? Se ainda não, aqui terá a oportunidade de conhecer todas as propriedades desta planta que há muito tempo tem sido utilizada em países como EUA, Brasil e Índia como um poderoso remédio natural. Confira!

Olá, sou Michelle Leite e hoje vim falar com você leitora do blog da Karen, sobre a Tanchagem e entender a partir de agora o porquê do sucesso desta planta. Vamos lá!

 

Tanchagem planta medicinal para que serve

Se você é o tipo que vê nos chás uma opção natural de melhorar ou manter a saúde, vai gostar de saber que o chá de tanchagem (erva medicinal), contém muitas propriedades benéficas para saúde. Isso porque ela tem ação:

  • Anti-inflamatória: O que faz da tanchagem uma erva bastante utilizada para o tratamento de dor de garganta, dores na boca e aftas. Basta fazer um gargarejo com o chá da erva. Esta ação anti-inflamatória também previne inflamações no aparelho reprodutor feminino como a leucorreia. Para ter bons resultados, indica-se fazer banhos de assento com o chá.

E mais! A ação anti-inflamatória da tanchagem auxilia no tratamento de doenças da pele como a acne. Se você sofre com este problema, é só molhar bem um pedaço de algodão ou gaze com o chá da erva e aplicar nas áreas afetadas. Deixe agir por 20 minutinhos e pronto! Já pode sentir um alívio na condição inflamatória da pele.

A ação da planta medicinal vai além, pois ela é:

  • Adstringente;
  • Antibacteriana;
  • Analgésica;
  • Desintoxicante;
  • Cicatrizante;
  • Depurativa: O que ajuda a desintoxicar o organismo e a combater a ação dos radicais livres. O que retarda o processo de envelhecimento e aumenta a sua disposição;
  • Cicatrizante;
  • Descongestionante: O que a torna uma ótima opção para combater as doenças respiratórias, que são constantes em temperaturas frias. Estudos também comprovam que a tanchagem auxilia no tratamento da bronquite, tosses e resfriados em geral;
  • Laxativa;
  • Sedativa servindo como um relaxante natural;
  • Diurético: O que ajuda no combate a retenção líquida e você consegue perder medidas com mais facilidade.

Tanchagem emagrece?

A boa notícia é que sim! Por ter ação diurética a tanchagem contribui para a perda natural de medidas. O que combinado com uma alimentação balanceada e à prática regular de atividade física pode levar você a perder peso com mais facilidade.

 

Contraindicações tem alguma?

Sim! O chá com a erva não pode ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Ou ainda, por quem sofre com problemas cardíacos e com a constipação. Como cada organismo reage de forma diferente ao consumo de determinadas bebidas ou alimentos, o ideal é sempre consultar um médico, tanto para fazer um check up e ver se a saúde está em dia, como para saber se o uso do chá realmente é indicado para você.

Agora que você já sabe mais sobre a tanchagem, confira uma sugestão de receita de chá de tanchagem. Anote:

Receita de chá de tanchagem

 

Ingredientes

  • 3 a 4 folhas de tanchagem;
  • 1l de água filtrada fervente.

Modo de preparo

É só colocar as folhas de tanchagem dentro da panela com água fervente. Abafe e deixe descansar por 5 minutos, Isso fará com que as propriedades da planta fiquem mais concentradas. Depois deste tempo, coe e sirva.

 

E então, você gostou de conhecer sobre as propriedades da tanchagem? Se sim, esta é a hora de compartilhar sua opinião, que é sempre muito importante para mim.

Tanchagem: Planta medicinal para que serve?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
2 comentários
  1. setembro 01, 2017

    Buenas

    Muy motivante tu redaccion y hay cuantiosas informacion que no conocia que me
    has aclarado, esta genial.. te queria agradecer el periodo que dedicaste, con unas infinitas
    gracias, por enseñarle a personas como yo
    jijiji.

    Saludos

  2. arnaldo almeida sousa
    janeiro 15, 2018

    boas dicas

Deixe seu Comentário