Tabule de Quinoa: Receita Deliciosa e saudável
Receitas Fit

Tabule de Quinoa: Receita Deliciosa e saudável

agosto 22, 2018   •   por Karen Coelho

O tabulé é um prato de origem árabe, especificamente da Síria e do Líbano. É uma salada fria e refrescante de bulgur ou cuscuz, que utiliza ervas aromáticas, tomates, azeite, suco de limão e, às vezes, alface.

Hoje trago-lhe a minha própria versão do tabulé, onde a quinoa substitui o cuscuz (entre outras coisas).

No outro dia eu li um artigo no www.elmundotoday.com que me fez rir, foi chamado de “Os brasileiros assumem que é tarde demais para perguntar o que é Quinoa”, e isso é curioso porque muitas pessoas realmente ainda não sabem o que é. Caso você seja um daqueles que não conhece nem mesmo as virtudes dessa comida, aqui eu falo sobre algumas delas:

A quinoa é nativa dos Andes e, embora a usemos na cozinha como o arroz, não é um cereal, mas um pseudocereal. É livre de glúten, tem fibra, é pobre em gordura, é uma planta com maior conteúdo de ómega-3 é rico em cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio e proteína, de facto, é uma das poucas fontes de proteína vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais.

Por tudo isto é um alimento adequado para celíacos, previne a constipação, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, cuidados sistema cardiovascular, é ideal para atletas, dietas vegetarianas, dietas.

Na antiguidade era a comida básica dos Incas e Astecas, e atualmente é a comida que a NASA recomenda aos seus astronautas, para algo que será.

Leia também: Conheça os benefícios da quinoa e elime o arroz da sua dieta!

Sem mais delongas, vou lhe contar como preparar o tabule de quinoa.

Receita de tabulé de quinoa

Ingredientes

  • 170 gr de quinoa
  • 340 ml de água mineral ou filtrada
  • 1 cebola
  • 1 pimentão verde
  • 1 pimenta vermelha
  • 1 pimentão amarelo
  • Dois punhados de passas hidratadas
  • Hortelã fresca
  • Petróleo
  • Vinagre
  • Sal

A quantidade de quinoa é indicativa, se você quiser usar outra quantidade, você deve levar em conta que para 1 porção de quinoa 2 de água é usada.

Modo de Preparo

Coloque a água para aquecer em uma panela com um pouco de sal. Enquanto isso, lave a quinoa e lave bem duas ou três vezes. Quando a água começar a ferver adicione a quinoa, coloque em fogo médio e cubra por 12-15 minutos, não mais.

É preferível não mexer durante o cozimento para evitar quebrar ou esmagar o grão. Normalmente, se você usar duas vezes mais água do que quinoa, ter a quantidade certa para cozinhar, no entanto, se há água extra, você pode deixar repousar a quinoa com fogo terminou fora até que seja absorvido sem dreno.

Reserve a quinoa e deixe esfriar.

Por outro lado, pique as pimentas e a cebola em quadrados. Você pode refogá-los um pouco na panela ou deixá-los crus.

Coloque a quinoa junto com os legumes e passas, adicione algumas folhas de hortelã picadas e tempere com azeite, vinagre e sal. Misture bem e sirva frio.

Fácil e rápido, não é?

Gostou da receita? Compartilhe no facebook com seus amigos?

Quer receber dicas diárias como estas? Me siga nas redes sociais!

Tabule de Quinoa: Receita Deliciosa e saudável
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário