Tabule de Quinoa: Receita Deliciosa e saudável
Receitas Fit

Tabule de Quinoa: Receita Deliciosa e saudável

agosto 22, 2018   •   por Karen Coelho

O tabulé é um prato de origem árabe, especificamente da Síria e do Líbano. É uma salada fria e refrescante de bulgur ou cuscuz, que utiliza ervas aromáticas, tomates, azeite, suco de limão e, às vezes, alface.

Hoje trago-lhe a minha própria versão do tabulé, onde a quinoa substitui o cuscuz (entre outras coisas).

No outro dia eu li um artigo no www.elmundotoday.com que me fez rir, foi chamado de “Os brasileiros assumem que é tarde demais para perguntar o que é Quinoa”, e isso é curioso porque muitas pessoas realmente ainda não sabem o que é. Caso você seja um daqueles que não conhece nem mesmo as virtudes dessa comida, aqui eu falo sobre algumas delas:

A quinoa é nativa dos Andes e, embora a usemos na cozinha como o arroz, não é um cereal, mas um pseudocereal. É livre de glúten, tem fibra, é pobre em gordura, é uma planta com maior conteúdo de ómega-3 é rico em cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio e proteína, de facto, é uma das poucas fontes de proteína vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais.

Por tudo isto é um alimento adequado para celíacos, previne a constipação, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, cuidados sistema cardiovascular, é ideal para atletas, dietas vegetarianas, dietas.

Na antiguidade era a comida básica dos Incas e Astecas, e atualmente é a comida que a NASA recomenda aos seus astronautas, para algo que será.

Leia também: Conheça os benefícios da quinoa e elime o arroz da sua dieta!

Sem mais delongas, vou lhe contar como preparar o tabule de quinoa.

Receita de tabulé de quinoa

Ingredientes

  • 170 gr de quinoa
  • 340 ml de água mineral ou filtrada
  • 1 cebola
  • 1 pimentão verde
  • 1 pimenta vermelha
  • 1 pimentão amarelo
  • Dois punhados de passas hidratadas
  • Hortelã fresca
  • Petróleo
  • Vinagre
  • Sal

A quantidade de quinoa é indicativa, se você quiser usar outra quantidade, você deve levar em conta que para 1 porção de quinoa 2 de água é usada.

Modo de Preparo

Coloque a água para aquecer em uma panela com um pouco de sal. Enquanto isso, lave a quinoa e lave bem duas ou três vezes. Quando a água começar a ferver adicione a quinoa, coloque em fogo médio e cubra por 12-15 minutos, não mais.

É preferível não mexer durante o cozimento para evitar quebrar ou esmagar o grão. Normalmente, se você usar duas vezes mais água do que quinoa, ter a quantidade certa para cozinhar, no entanto, se há água extra, você pode deixar repousar a quinoa com fogo terminou fora até que seja absorvido sem dreno.

Reserve a quinoa e deixe esfriar.

Por outro lado, pique as pimentas e a cebola em quadrados. Você pode refogá-los um pouco na panela ou deixá-los crus.

Coloque a quinoa junto com os legumes e passas, adicione algumas folhas de hortelã picadas e tempere com azeite, vinagre e sal. Misture bem e sirva frio.

Fácil e rápido, não é?

Gostou da receita? Compartilhe no facebook com seus amigos?

Quer receber dicas diárias como estas? Me siga nas redes sociais!

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário