Spirulina o que é, Benefícios e Como Tomar: Guia Rápido
Emagrecimento Saúde

Spirulina o que é, Benefícios e Como Tomar: Guia Rápido

agosto 23, 2018   •   por Karen Coelho

Tudo o que você precisa saber sobre a spirulina você vai ler neste artigo. Olá coisa linda! Karen aqui novamente e hoje venho com guia completo sobre este superalimento.

Que uma alimentação saudável está em alta isso não é novidade! Em meio a tantas opções e variedades disponíveis no mercado você sempre encontra algo diferente que pode ser o diferencial para a sua rotina alimentar e ajudar também aqueles que precisam de algo a mais para emagrecer.

Uma dessas opções é justamente a spirulina organica, que é um verdadeiro suplemento natural que tem feito bastante sucesso mundo a fora. Caso você não conheça todos os seus benefícios e a melhor maneira de tomar é só continuar a leitura atenta deste artigo, pois irei te explicar tudo que você precisa saber.

O que é Spirulina

A spirulina nada mais é do que um tipo de bactéria que pertence ao grupo da Cyanobacteria ou como também são conhecidas como as antigas “algas verdes-azuis”. A melhor spirulina é facilmente encontrada na região da Espanha, em especial no Parque Nacional de Doñana (Huelva), localizada em Andaluzia.

Este tipo de alga surge com maior frequência – e quantidade – durante os primeiros meses do verão em substituição das algas clorófitas, como uma parte do fitoplâncton (conjunto de organismos aquáticos microscópicos).

Ainda que a spirulina pura seja encontrada facilmente na Espanha, ela não é originária desta região. Especula-se que ela seja natural da África e que foi transportada pelos flamingos.

Spirulina em Pó

Já a spirulina que é vendida em pó nada mais é do que a mesma substância em sua forma industrializada. Ela em pó apresenta os mesmo benefícios, os quais apresentarei mais pra frente.

spirulina em pó

Já a forma de tomar varia de acordo com o fabricante.

Spirulina Para que serve

A spirulina é bastante indicada para quem está fazendo algum tratamento contra obesidade, para o controle do colesterol e da diabetes. Ela também é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, que auxilia nos tratamentos de doenças perigosas como o câncer e a artrite, sendo um poderoso fortalecedor do sistema imunológico.

Tudo isso porque ela ganhou bastante destaque logo após a descoberta de sua capacidade de fotossíntese. Ao que parece, a sua redescoberta foi realizada por volta do ano de 1940, na França.

Curiosamente, ela ganhou o nome de Spirulina devido ao seu formato microscópico que em muito se assemelha a uma espiral.  Porém, a mesma é geralmente comercializada na forma de comprimidos, em pó ou cápsulas.

A Spirulina é rica em vitaminas, antioxidantes, proteínas, sais minerais, fitoquímicos e possui baixa quantidade de calorias, o que é bastante interessante e benéfico para quem deseja perder peso.

Outra característica marcante da Spirulina diz respeito a sua coloração que é um tom azulado provocado pelas ficocianinas, enquanto a clorofilina oferece-lhe uma pigmentação verde e os carotenoides uma pigmentação alaranjada.

Para que ser spirulina havaina?

A Spirulina havaina é apenas uma variação e é também considerada como o mais completo alimento já conhecido. Desde os tempos antigos era utilizado por povos como, por exemplo, os astecas, como uma das fontes principais para a subsistência de populações, principalmente aquelas que habitavam as regiões próximas a lagos como era bastante comum na parte norte africana.

Não se sabe o motivo, mas a Spirulina caiu no esquecimento durante muito tempo e só foi redescoberta nos últimos 30 anos. Alguns países como o Japão, os Estados Unidos e a França consideram a Spirulina como uma das mais gratas descobertas (ou redescobertas) na área alimentar.

Sprirulina bula

Para que você possa ter uma ideia melhor dos benefícios e importância da Spirulina para a sua saúde nada mais adequado do que conhecer a composição química desse tipo de alga.

A Spirulina possui aproximadamente entre 85% e 95% de proteína digerível. Além disso, há vários aminoácidos presentes em seu interior, sendo como os principais estes: ferro, vitaminas (inclusive a B12), minerais, antioxidante betacaroteno, fitonutrientes, clorofila e ácido gamalinoleico.

A presença de fenilalanina provoca maior sensação de saciedade em quem ingere a Spirulina, o que acaba auxiliando na ingestão menor de comida, mas sem a perda dos importantes nutrientes.

Spirulina benefícios

Este suplemento alimentar possui diversos benefícios podendo ser destacados:

  • Ajuda a emagrecer;
  • Boa para os músculos;
  • Ajuda a combater o câncer;
  • Ajuda a combater doenças cardiovasculares;
  • Ajuda a controlar a glicemia;
  • Ajuda a combater a anemia;
  • Ajuda o sistema imunológico;
  • Ajuda a combater a Cândida.

A Spirulina maxima é uma verdadeira aliada para quem deseja se manter saudável, pois é uma excelente fonte de energia que auxilia na prevenção de acidentes vasculares, infecções e alívio dos sintomas menstruais e na desintoxicação do organismo.

Ela é indicada também para quem sofre com problemas digestivos e pode ser consumida por aqueles que fazem uso de regimes alimentares restritos. Se você é vegetariano, saiba que ela é uma excelente fonte de vitamina B12 que lhe trará todos os benefícios necessários à sua dieta, assim como é ideal para quem é atleta devido a concentração proteica alta – algo em torno de 20 vezes o valor da soja e 200 da carne de vaca – e ausência de gorduras.

A Spirulina destaca-se frente aos demais suplementos por ser melhor absorvida e digerida. Desta forma, pode ser consumida por qualquer pessoa, já que não existem restrições.

Além disso, vários estudos foram realizados e observou-se que a Spirulina é excelente para o aumento da produção de anticorpos que são necessários para a imunidade do organismo. Além de evitar infecções é possível prevenir o surgimento do câncer.

Spirulina emagrece

Grande parte dos consumidores deste alimento recorrem ao uso da spirulina para emagrecer de forma mais rápida sem perder a saúde. Se este é o seu intuito é só consumi-la em uma dosagem de 2,8 gramas todos os dias.

A spirulina ajuda a quem procura emagrecer pelo fato dela aumentar consiravelmente a sensação de saciedade.

Isso acontece porque ela possui uma alta concentração de proteínas e nutrientes, fazendo com que o corpo funcione melhor e não tenha vontade de comer doces. Ela age também com efeito detox limpando o intestino e ajudando assim a desintoxicar nosso organismo, acelerando o metabolismo e combatendo a retenção de líquidos.

Spirulina Como Tomar

Por ser encontrada em forma natural, em pó e em cápsulas, você pode tomar ela com água ou adicionando aos alimentos, como em sucos naturais ou em vitaminas. Especialistas e fabricantes recomendam que o seu uso deva ser entre 1 e 8g por dia, variando de acordo com objetivo almejado:

  • No controle do colesterol: 1 a 8 g por dia;
  • Melhora na performance muscular: 2 a 7,5 g por dia;
  • No controle da glicemia: 2g por dia;
  • Para auxiliar no controle da pressão: 3,5 a 4,5 g por dia;
  • Em tratamento para gordura no fígado: 4,5 g por dia.

A spirulina deve ser tomada de acordo com a orientação do médico ou do nutricionista, podendo ser consumida em uma dose única ou fracionada em 2 ou 3 doses aos longo do dia.

Divida-a em três partes para serem ingeridas antes das refeições principais, ou seja, no café da manhã, no almoço e no jantar.

Spirulina Comprar

Você pode adquiri-la em qualquer loja de produtos naturais, inclusive na internet, mas se encontrar alguma dificuldade é só entrar em contato. A Spirulina pode ser encontrada para comprar em suplementos multifuncionais como o Quitoplan que é o emagrecedor mais famoso do Brasil.

Eai gostou do artigo? Que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais? Assim você me ajuda bastante a continuar escrevendo artigos de qualidade aqui no Blog.

Spirulina o que é, Benefícios e Como Tomar: Guia Rápido
5 (100%) 1 vote
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
1 comentário
  1. denise florença da silva
    agosto 26, 2018

    muito boa esas dicas que vc compartilha conoscobjs

Deixe seu Comentário