Sistema límbico – as emoções comandando o emagrecimento!
Coaching de emagrecimento

Sistema límbico – as emoções comandando o emagrecimento!

dezembro 10, 2018   •   por Karen Coelho

Já estudamos aqui neste blog, o sistema primitivo, reptiliano, que é o primeiro nível funcional da nossa mente, que é tripartida em 3 sistemas, o reptiliano, o límbico e o racional (neocortex).

O assunto de hoje é o sistema límbico, responsável pelas nossas emoções, nossos sentimentos e que tem uma ligação profunda com o sistema primitivo, veja!

Sistema límbico: emoções e emagrecimento

Sistema límbico - as emoções comandando o emagrecimento! mito

O Cérebro Emocional, que é o segundo nível funcional do sistema nervoso e, além de estar profundamente ligado com o cérebro reptiliano, é responsável pela nossa mobilidade básica, pelos nossos sentidos básicos e pelas nossas emoções. É aonde encontram-se o Tálamo, o Hipotálamo, o Hipocampo, responsável pela nossa memória, entre outros.

Dentre as principais estruturas do sistema límbico destacamos:

  • Hipocampo – Esta estrutura é muito importante e tem como função básica, o armazenamento da memória, uma lesão desta região pode alterar severamente a nossa memória.
  • Tálamo – os sinais como os da audição, visão, paladar e tato provém desta estrutura. As sensações de dor, pressão e desconforto, também, o que faz com que sua principal função seja integrar nossos sentidos e sensações, com nossas habilidades motoras.
  • Hipotálamo – É bem pequeno, mas sua função é muito importante, pois é ele que regula nossa fome, nosso sono, nossa libido, além da temperatura do nosso corpo.
  • Amígdala – está relacionada com nosso subconsciente, é ela que padroniza os comportamentos que julgamos apropriados para cada situação, está também relacionada com a memória emocional que carregamos diante de determinados acontecimentos de nossas vidas. É importante para reconhecer, formar e manter as emoções envolvidas com o medo. Qualquer lesão desta região causa uma redução na capacidade de detectar o medo e diminuição da emoção, já o estímulo dessa região, leva a um estado de ansiedade, medo e atenção aumentados.

Através das principais estruturas, podemos entender como esta parte do nosso cérebro é importante e tem tudo a ver com nosso emagrecimento.

Juntamente com o sistema reptiliano integram a mente primitiva. Que era acionada pelos instintos, pelo medo e pelas emoções.

Não controlar o sistema límbico pode trazer grandes problemas à nossa vida

Nosso sistema emocional, nos leva a agir para suprir e buscar sempre a felicidade, o prazer. E muitas vezes para fugirmos das dores, ansiedades e desconfortos, buscando o prazer proporcionado pela comida.

E não é para menos, comidas gordurosas,cheias de açúcar, liberam bombas de euforia nesta parte do nosso cérebro, através de hormônios, neurotransmissores e muitos outros estímulos. O que acontece em seguida é, nosso cérebro deseja cada vez mais e mais daquele prazer fácil, rápido e acessível.

A boa notícia é que, dentro da nossa própria mente há uma maneira de controlar estes impulsos! Que bom, não é mesmo?

E este será o tema do nosso próximo artigo. Não perca!

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário