Sinusite – é mais comum do que você imagina!
Doenças

Sinusite – é mais comum do que você imagina!

setembro 22, 2017   •   por Karen Coelho

Sinusite: O que é, causas, sintomas, tratamentos e muito mais

o que é sinusite

Milhares de pessoas no mundo todo sofrem com a sinusite, já que se trata de uma doença muito comum. Um resfriado que pode parecer inofensivo pode causar uma sinusite aguda, por isso é importante ficar atento as suas causas e sintomas. As crises de sinusite podem desaparecer por conta própria em poucos dias, porém em casos mais graves ela pode durar por meses e indicar doenças mais graves como infecção e tumores.

Quem já teve uma crise de sinusite sabe como os seus sintomas são desagradáveis. A boa notícia é que existem diversas alternativas para tratar o problema, desde medicamentos convencionais até maneiras naturais. A seguir saiba tudo sobre essa doença, como causas, sintomas, tratamentos e até dicas de como acabar com a sinusite.

O que é sinusite?

Também conhecida como infecção dos seios nasais, essa doença consiste em uma inflamação da mucosa dos seios da face, que abrange ao redor do nariz, olhos e maças do rosto. A sinusite pode aparecer devido a uma infecção, um resfriado, crise alérgica ou qualquer outro fator que atrapalhe o funcionamento adequado das secreções dos seios da face.

Basicamente o problema aparece quando as cavidades nasais ficam inchadas e inflamadas. Com isso os seios da face ficam bloqueados e com excesso de líquido, além de vírus, bactérias e fungos, podendo causar uma infecção. Para evitar complicações é importante fazer o diagnóstico correto da doença e buscar um tratamento.

A sinusite pode ser classificada como aguda e crônica. No caso da sinusite aguda, os sintomas estão presentes por um período menor e desaparece sozinha. Já a crônica, dura mais tempo e exige maiores cuidados.

Causas da sinusite

Vários fatores podem desencadear uma crise da doença, porém crises alérgicas e agentes infecciosos como vírus, fungos e bactérias, estão entre as causas mais comuns. A seguir, conheça outras causas da doença:

  • Gripes e resfriados;
  • Crises alérgicas causadas por fumaça de cigarro, poluição, ar seco;
  • Rinite não alérgica;
  • Mudanças repentinas na pressão do ar (como subir em locais de altitudes elevadas e mergulhar);
  • Infecções causadas por problemas nos dentes;
  • Lesões nos seios paranasais;
  • Exposição a determinados agentes químicos;
  • Presença de tumor (casos raros);
  • Desvio de septo;
  • Doenças que afetam a imunidade como Aids e Fibrose cística;

Sintomas da sinusite

Os sintomas dessa doença causa muito desconforto nos pacientes, por isso merece atenção especial. A seguir, veja quais são os sintomas dos dois tipos de sinusite.

Sinusite aguda: O sintoma mais frequente desse tipo de sinusite é a dor de cabeça na área do seio da face, que pode aparecer de maneiras diferentes como pulsátil e pontada, por exemplo.. Outro sintoma muito comum é a obstrução nasal com presença de secreção, que também dificulta a respiração. Cansaço, dores no corpo, perda de apetite, coriza e até febre, também podem aparecer durante uma crise aguda.

Sinusite crônica: Esse tipo também apresenta os mesmos sintomas, mas podem variar a intensidade. Nesse caso, a dor nos seios paranasais e a febre podem não aparecer. Porém a tosse é muito comum e causa muito desconforto, pois é constante e piora durante a noite.  As crises de sinusite também podem durar mais tempo do que a aguda. Em alguns casos, também pode surgir outros sintomas desagradáveis como mau hálito, dor de dente e pus na cavidade nasal.

Tratamento da sinusitesinusite tratamento

Para tratar a sinusite, muitos médicos recomendam o uso de medicamentos como descongestionantes, anti-histamínicos, analgésicos, corticoides nasais e em alguns casos até mesmo antibióticos. O uso de antibióticos é indicado somente quando a infeção sinusal é de origem bacteriana ou quando seus sintomas duram mais de duas semanas.

Além do tratamento convencional com medicamentos, para acabar com a sinusite também é importante seguir outras recomendações, que além de ajudar a aliviar os sintomas durante uma crise, também podem eliminar o problema.

Recomendações importantes

– Beber no mínimo 2 litros de água por dia.

– Usar uma solução salina, várias vezes ao dia para limpar as narinas.

– Fazer inalações que pode ser com soro fisiológico, vapor de água quente e solução salina, para acabar com as secreções.

– Fique longe de ambientes com ar condicionado, pois além de ressecar as mucosas, ele pode prejudicar a eliminação das secreções. Além disso, ficar em ambientes com ar condicionado também pode agravar as crises de sinusite.

– Fazer uma dieta saudável e equilibrada para ajudar na recuperação da doença.

– Seguir todas as recomendações do médico durante o tratamento.

Outras dicas para acabar com a sinusite

Se você não quer mais sofrer com essa doença, vale a pena mudar alguns hábitos e apostar em receitas naturais.

Aposte no gengibre: Para ajudar na recuperação de uma crise, assim como para fortalecer o sistema imunológico para evitar novas crises, consuma chá de gengibre. Ele é um poderoso anti-inflamatório, que ajuda a combater infecções.

Abuse do alho e da cebola: Procure usar mais esses itens nas suas refeições, pois ambos ajudam a aumentar a função imunológica. Durante uma crise, para ajudar na recuperação mais rápida, é indicado o consumo de chá de alho.

Consuma mais vitamina C: Tomo mundo já sabe da importância dessa vitamina para a saúde. Mas, quando se trata da sinusite a vitamina C ganha ainda mais destaque. Isso porque ela ajuda a aumentar o sistema imunológico e acelera a cura das crises, por ser uma forte aliada no combate de infecções.

Tenha uma vida mais saudável: Já foi comprado que pessoas que têm uma dieta equilibrada e praticam exercícios físicos regularmente, possuem uma saúde melhor. Além disso, controlar os níveis de estresse e dormir de 6 a 8 horas por noite, também é muito importante para manter a saúde em dia e evitar possíveis doenças, inclusive a sinusite.

Consuma menos açúcar: Consumir em excesso alimentos ricos em açúcar pode causar vários problemas de saúde. Um dos problemas causados por ele que afeta diretamente a sinusite, é a redução dos glóbulos brancos. Isso porque os glóbulos brancos são responsáveis por combater a infecção.

Além de seguir essas dicas, é fundamental procurar a ajuda de um médico para realizar o tratamento mais indicado para o seu caso. Jamais use medicamentos sem o consentimento do seu médico, pois isso pode piorar o problema. Realizando o diagnóstico ideal e seguindo todas as recomendações do seu médico, é possível curar a sinusite de forma eficaz.

Sinusite – é mais comum do que você imagina!
5 (100%) 1 vote
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário