Selênio – para que serve e onde encontrar?
Emagrecimento

Selênio – para que serve e onde encontrar?

setembro 19, 2017   •   por Karen Coelho

O selênio é uma espécie de metal natural, que o ser humano adquire através da alimentação, especialmente no caso de plantas e outros alimentos ricos no mineral. Em grandes quantidades, ele pode ser prejudicial, porém, ele deve estar presente na nossa rotina diária em pequenas dosagens, ou seja, pela nossa dieta, sendo a suplementação desnecessária na maioria dos casos. E neste artigo, vou contar tudo sobre o selênio – para que serve e onde encontrar. Garanto que você irá se surpreender! Confira!

Selênio - para que serve

Olá eu sou a Renata e sou redatora do blog da Karen. Hoje vou falar um pouco sobre um nutriente que é essencial para nossa saúde, mas que também exige um pouco de cautela: o selênio. Muito usado por quem deseja ganhar massa muscular, os suplementos que têm ele como base devem ser restritos à quem passou por uma rigorosa avaliação nutricional, pois o excesso do mineral pode causar toxidade no organismo.
Mas não se assuste: ele é muito importante para o bom funcionamento do corpo e só pela alimentação não é possível haver uma sobrecarga, porque os alimentos contém doses baixas dele, porém efetivas para trazer os benefícios que vou contar neste artigo.

Quais alimentos ricos em selênio

Antes de contar mais sobre o selênio – para que serve, vou te explicar melhor onde você pode encontrá-lo em quantidades corretas para manter sua saúde em dia. Como disse, há muitos suplementos ricos em selênio, mas a maioria dos médicos não os recomendam, a não ser se houver uma bateria de exames e a falta do nutriente for constatada.
Mas, vamos ao alimentos ricos em selênio. Separei os principais deles:

  •  Castanha do pará: Em primeiro lugar, não podia ser diferente: a castanha do pará é a número 1 quando o assunto é selênio. Porém cuidado: ela é muito calórica!
  • Farinha de trigo: A farinha de trigo também conta com uma quantidade boa do mineral.
  • Pão francês: Por ser feito com farinha de trigo o pão francês também está nesse pódio.
  • Gema de ovo: Por último, mas não menos importante, a gema de ovo. Excelente fonte de selênio, ela ainda é a menos calórica dos demais alimentos, sendo uma ótima opção.

Selênio - para que serve

Selênio – para que serve de fato?

Agora, vou te contar para que o selênio serve em nosso organismo. Confira!

Selênio – para que serve: Imunidade

O selênio nos protege de ataques de vírus e bactérias e é um excelente aliado do sistema imunológico como um todo. Ele também diminui inflamações, ajuda a diminuir os sintomas da gripe e diminui o risco de contágio por vírus.

Selênio – para que serve: Tireoide

O selênio ajuda a regular os hormônios da tireoide e, como consequência, aumenta o metabolismo e ajuda o corpo a ganhar massa magra e se livrar das gorduras.

Dicas Extras

Além de tudo, o selênio ainda é um excelente antioxidante, ajudando nosso corpo a se livrar das toxinas que ingerimos devido á má alimentação. Mas, lembre-se: consuma-o com moderação.

E se você gosta de dicas de alimentação e saúde, venha sempre por aqui no Blog da Karen. Até a próxima!

Selênio – para que serve e onde encontrar?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário