Saiba quais os perigos da Lipoaspiração e como reduzir seus riscos
Emagrecimento

Saiba quais os perigos da Lipoaspiração e como reduzir seus riscos

julho 20, 2018   •   por Karen Coelho

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que ficou bastante conhecido devido a vários famosos e celebridades que a ela recorreram para retirar aquelas gordurinhas a mais e ficar com um belo corpo.

Mas como todo procedimento cirúrgico, a lipoaspiração também possui seus riscos e é exatamente sobre eles que irei abordar neste artigo. Confira!

Quais os perigos da Lipoaspiração e como reduzir seus riscos

Saiba quais os perigos da Lipoaspiração

O que é Lipoaspiração?

Antes de qualquer coisa é necessário falar um pouco sobre o que é a lipoaspiração. Também conhecida como Lipoescultura ou Liposucção é um tipo de cirurgia estética que remove a gordura de várias partes do corpo.

O procedimento cirúrgico é realizado com o uso de um tubo (cânula) e uma espécie de dispositivo de sucção (aspirador). Neste procedimento, é ainda possível transferir a gordura retirada para outra parte do corpo, em uma prática conhecida como enxerto.

Por que a Lipoaspiração é perigosa?

Como já havia adiantado, a Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico, e como tal exige vários cuidados para que possa ser bem realizada e assegurar a saúde e sucesso. Esses cuidados envolvem vários detalhes, inclusive o histórico do paciente e a capacidade e/ou competência do profissional.

Alguns dos riscos que podem ser encontrados em uma cirurgia de lipoaspiração são os seguintes:

  • Infecção;
  • Trombose;
  • Flacidez;
  • Hematomas;
  • Alteração de sensibilidade;
  • Seromas (acúmulo de líquido local);
  • Perfuração de órgãos;
  • Embolia pulmonar.

Como reduzir os riscos com a cirurgia?

Se você deseja realizar este procedimento cirúrgico deve ficar atento quanto a alguns detalhes muito importantes que fazem grande diferença:

Escolha do profissional – É preciso conhecer o médico responsável que irá conduzir todo o procedimento. Pesquise bastante e se oriente com as recomendações de amigos e familiares que já passaram pela cirurgia.

Escolha da clínica – Está praticamente ligado ao item anterior. Faça uma visita, converse com os profissionais e pesquise sobre a mesma com amigos, familiares, internet e conselhos regionais de medicina.

Cuidados com o pré e o pós-operatório – Converse bastante com o médico que fará a sua cirurgia e não tenha vergonha de perguntar sobre os procedimentos relacionados aos cuidados, saúde e higiene. Anote todas as orientações que ele te passar e siga corretamente para evitar problemas.

Faça repouso – O repouso é fundamental para uma boa recuperação cirúrgica, uma vez que o seu organismo se encontra sensível e precisa se reorganizar. Evite fazer movimentos bruscos e até forçar o seu corpo para não sentir dores.

Tome a medicação – Geralmente o médico cirurgião receita aos seus pacientes o uso de antibióticos. Você deve seguir corretamente para evitar complicações como, por exemplo, o surgimento de infecções. Para não esquecer, programe os alertas sonoros em seu celular.

Utilize a cinta – A cinta cirúrgica é fundamental para uma boa recuperação de uma operação como a lipoaspiração. Ao usa-la corretamente conforme as indicações do seu médico você evita complicações relacionadas ao seroma.

Hidratação constante – A cirurgia de Lipoaspiração não só drena gordura do corpo como também retira uma boa parte dos líquidos. Dessa forma, é normal sentir muita sede no pós-operatório. Para não se desidratar é só tomar bastante água para uma boa recuperação. Chás e sucos naturais também são excelentes para a reposição de elementos importantes ao organismo.

Ao seguir todas as orientações médicas, os riscos cirúrgicos reduzem consideravelmente. Aproveite e se cadastre para receber minhas melhores dicas!

Leia também: Lipo enzimática – aplicação de enzimas para gordura localizada! 

Saiba quais os perigos da Lipoaspiração e como reduzir seus riscos
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário