10 surpreendentes benefícios das sementes de Chia
Alimentos

10 surpreendentes benefícios das sementes de Chia

agosto 21, 2018   •   por Karen Coelho

As sementes de chia são uma fonte de vitaminas e minerais, com o seu agradável sabor de nozes que servem para perder peso e controlar o apetite, mas isto não é tudo aqui. Neste artigo faço uma compilação de 10 razões pelas quais deves adicionar estas minúsculas sementes em sua dieta.quais os beneficios da chia

Se você está em um processo de emagrecimento, provavelmente já se perguntou quais são os benefícios da chia, afinal, ela é bastante recomendada quando o assunto é perda de peso. Isso porque a chia é uma semente que aumenta de tamanho quando em contato com a água, ajudando a diminuir a fome e permitindo uma menor ingestão de calorias durante o dia.

 

Olá, eu sou a Renata e sou redatora do blog da Karen. No artigo de hoje vou te contar quais são os benefícios da chia, essa semente que ficou famosa nos últimos anos devido a sua função incrível de trazer mais saciedade para quem precisa emagrecer.

Como eu disse lá em cima, a chia aumenta muito de tamanho quando em contato com a água, ou seja, no estômago ela é capaz de tomar um grande espaço, o que ajuda a diminuir a fome em geral.

Se você nunca viu isso acontecer, pode fazer o teste na sua casa: coloque uma colher de chia em um copo cheio d’água e aguarde alguns minutos. Você notará que ela ficará bem maior nesse tempo e isso aconteceria no seu estômago, caso ela tivesse sido ingerida.

O que são as sementes de Chia?

Chia ( Salvia hispanica ) é uma planta da América Central, suas sementes são ricas em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, e embora você foram usados pelos maias e astecas, caiu no esquecimento após a colonoziación Europeia, como passo com outros alimentos, como Quinoa ou Amaranto. Felizmente, no século 21, muitas pessoas trabalharam para reavaliar e tornar conhecidas essas comidas esquecidas.

Estas pequenas sementes tornaram-se muito importantes principalmente por ser uma importante fonte de Omega3, para poder tirar proveito deste ácido graxo a semente deve ser moída ou mastigada .

Além disso, seu alto teor de fibra o torna ideal para a constipação e é um grande aliado na redução do colesterol.

As propriedades milagrosas das sementes de Chia.

Chia é uma palavra de origem maia que significa ” força “, e é que esta antiga civilização já sabia das grandes propriedades dessas sementes.

Eles podem ser facilmente incorporados em qualquer alimento de saladas, molhos, massas, arroz quase não alteram o sabor, também combinam com o doce, em bolos, donuts, muffins e quase nada.

Essas pequenas bombas de vitaminas, minerais e ácidos graxos que ajudam a combater a gordura e a regular o peso corporal são muito simples de usar.

Eles não contêm glúten, eles têm antioxidantes, Omega 3 em quantidades muito superiores às outras sementes e são uma grande fonte de fibra.

  • Eles têm 5 vezes mais cálcio que o leite.
  • Eles têm 3 vezes mais antioxidantes que os mirtilos.
  • Eles triplicam a quantidade de ferro que o espinafre possui.
  • A fibra dupla que aveia.
  • Eles têm mais do que o dobro de proteína que qualquer vegetal.
  • E mais potássio que banana.

Cuidados gerais com as sementes de chia e contraindicações

Antes de te contar quais são os benefícios da chia, preciso falar sobre os cuidados que você precisa ter com ela. Embora ela pareça inofensiva a primeira vista, essa função de aumentar de tamanho pode ser um problema para quem sofre com gastrites, refluxos ou mesmo para quem tem a tendência de comer demais.

Por isso, quando for ingerir a chia, a dica é que comece fazendo isso misturando-a com algo líquido, como leite e água. Isso fará com que você não coma mais do que deve! É um cuidado importante nas primeiras vezes, fique atento!

Como tirar sementes de Chia

Embora eu tenha dito isso antes, repito, as sementes de Chia devem ser moídas ou mastigadas, em muitas lojas dietéticas elas geralmente vendem as sementes já moídas como suplemento, mas podemos moer com um liquidificador as próprias sementes.

Também ajuda a tirar proveito de seus benefícios, hidratando-os e consumindo-os crus.

Contra-indicações do Chia

Chia é usado principalmente para perder peso, diabetes, colesterol alto e constipação. Quase todo mundo pode consumi-lo, mas você não tem que passar por cima das quantidades máximas diárias são cerca de 30 gramas (3 colheres de sopa), porque caso contrário seu alto teor de fibras pode causar gases, inchaço e diarréia.

Também pode alterar o efeito de alguns medicamentos, por isso, se consumirmos algum medicamento específico, devemos consultar o médico.

No caso do diabetes, embora também seja recomendado, pode alterar o efeito da insulina e da medicação, razão pela qual é necessário controlar e medir regularmente a glicemia.

quais os beneficios da chia

Leia também: Conheça os incríveis benefícios da chia para o emagrecimento

10 benefícios surpreendentes de sementes de Chia

1 – desejo de controle

Graças ao seu alto teor de fibras dá-nos sentir-se cheio , ele é aconselhável para moer chia e hidratar e consumo no café da manhã, uma receita que eu uso para maximizar todas as suas propriedades é para misturar chia com kefir na parte da manhã.

2 – sabor agradável e não alteram o sabor dos outros alimentos

A Chia tem um sabor de noz, mas algo mais sutil, como dissemos antes, a grande vantagem é que a integração com outros alimentos não modifica o sabor destes. Temos que experimentar e deixar a salada típica que a Chía vai bem com quase tudo.

3 – Eles fornecem hidratação ao corpo.

Estas sementes podem capturar e reter 10 ou 12 vezes o seu peso em água, razão pela qual elas são como reservatórios de água uma vez ingeridos, que ajudam a manter o corpo hidratado quando ele precisa.

4 – Suas grandes quantidades de antioxidantes ajudam contra o envelhecimento

Eles são em si mesmos um produto anti-idade , um verdadeiro superalimento que ajuda contra os efeitos da fumaça, estresse e todos os problemas que nosso estilo de vida atual provoca. Segundo estudos, ele detém 70% da atividade dos radicais livres no organismo.

5 – Eles são uma ótima fonte de ômega 3

Como já mencionamos é uma das suas principais características, eles ainda têm mais Omega 3 do que alguns peixes , mas devemos lembrar que, para tirar proveito disso, você deve moer ou mastigar as sementes.

6 – Ajudar a perder peso

Como mencionado no primeiro ponto de seu alto teor de fibra nos mantém satisfeitos, mais o omega3 ajuda a diminuir o colesterol e eliminar a gordura do corpo, é também a trabalhar com o trânsito intestinal e apesar de ter um monte de energia dentro de sua digestão devido à grande quantidade de fluidos que eles capturam é hipocalórica. ( 3 )

7 – Eles são uma ótima fonte de energia

Todos esses minerais e vitaminas fazem deles uma verdadeira injeção de energia e vitalidade em nosso corpo.

8 – Ajude a ganhar massa muscular

Graças à grande quantidade de fibras e proteínas, ajudam a regenerar o tecido muscular . Além disso, a contribuição de energia melhora o desempenho geral do sistema locomotor, razão pela qual é tão recomendado para os atletas.

9 – Calma dor nas articulações

Ácidos graxos ômega 3 que têm essas sementes têm propriedades anti-inflamatórias, então eles são muito úteis na dor nas articulações.

10 – Eles são depurativos

Por último, mas não menos importante, as sementes de chia conseguem eliminar líquidos e toxinas do nosso corpo, ajudam a regular a flora intestinal e previnem a oxidação celular , por isso são um grande purificador do nosso corpo e uma fonte de saúde e juventude.

Dicas Extras

Como todos os alimentos, a chia deve ser consumida com moderação, para não causar efeitos adversos. Sempre tenha em mente que a semente deve ser uma aliada da saúde, mas não a única responsável por ela.

E se você gosta de dicas de saúde e alimentação, separei mais dois artigos incríveis para continuar sua leitura. Confira:

Descubra os benefícios do pimentão. Clique aqui e confira!

Conheça tudo sobre o açafrão! Clique aqui e confira!

Até a próxima!

10 surpreendentes benefícios das sementes de Chia
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
1 comentário
  1. outubro 28, 2017

    […] Prev Article Next Article (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); […]

Deixe seu Comentário