Pular corda ajuda a emagrecer
Exercícios

Pular corda ajuda a emagrecer

dezembro 03, 2018   •   por Karen Coelho

Pular corda é uma prática que remete à infância. Para muitos, a modalidade é vista apenas como uma brincadeira. O exercício, considerado mundialmente um esporte, traz benefícios ao corpo e pode ser um grande aliado para a PERDA DE PESO.

Por que pular corda ajuda a emagrecer

Pular corda ajuda a emagrecer de verdade

A atividade aumenta a resistência CARDIOVASCULAR, desenvolve a COORDENAÇÃO MOTORA, fortalece as pernas e os pés, além de proporcionar um ALTO GASTO CALÓRICO. Em média, perdem-se 400 calorias por 30 minutos de exercício.

Para começar a pular corda, é necessário calçar um tênis e vestir roupas leves e confortáveis. O ideal é praticar o esporte em um piso duro e escolher uma corda com o comprimento adequado. O tamanho depende da altura de quem vai se exercitar. Pessoas com até 1,50m devem usar uma corda de 2,45m. Para aqueles entre 1,50m e 1,80m, a corda deve ter 2,65m. Já indivíduos com mais de 1,80m, a corda certa tem 2,85m.

Condições ideais

– O ideal é pular corda em chão de piso duro, pois quando houver contato com o solo, este será de maneira mais rápida, gerando menos força na hora de executar o salto. Nossos tendões foram preparados para devolver impacto e não absorver, diferentemente do que as pessoas pensam.

O esporte é recomendado para pessoas de todas as idades. No entanto, obesos ou pessoas com sobrepeso não devem praticar esta atividade. A recomendação também serve para indivíduos que tenham problemas nas articulações dos membros inferiores – quadril, joelhos e tornozelos. Cardiopatas, hipertensos e diabéticos só com liberação médica e sob a orientação profissional.

O fortalecimento da musculatura e das articulações é primordial para quem pula corda. Os iniciantes devem progredir com cautela e sempre com supervisão profissional.

Como começar

– Os iniciantes devem começar devagar, de maneira gradativa, saltando com os dois pés, olhando pra frente e sempre com orientação de um professor. Ele vai saber prescrever a sua progressão de maneira correta, segura e eficiente.

Praticar atividades físicas é muito importante para quem deseja emagrecer, mas sobretudo para quem deseja ter uma boa saúde, por toda a vida. A importância do acompanhamento por um profissional qualificado, vem pela facilidade com que ocorrem lesões, muitas vezes graves, mas que podem ser evitadas por técnicas mais seguras e eficazes de realização dos exercícios.

 

Sendo assim, não deixe de praticar exercícios e procure sempre ajuda especializada, é para o seu próprio bem.

Este texto é de autoria de Fabiano Melo – Personal trainer e especialista em emagrecimento saudável.

Para mais informações, acesse: @fabianomeloo

 

Pular corda ajuda a emagrecer
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário