Por que não consigo emagrecer mesmo fazendo exercícios?
Emagrecimento

Por que não consigo emagrecer mesmo fazendo exercícios?

fevereiro 25, 2019   •   por Henrique Drago

A pratica regular de exercícios físicos é fundamental em qualquer programa de emagrecimento, mas, o ponto crucial é a maneira como você se exercita.

Então eu vou te mostrar porque você não está conseguindo emagrecer, mesmo fazendo exercícios regularmente.

Mas antes deixa eu me apresentar.

Henrique Drago, mas pode me chamar de Rick

Olá, eu meu chamo Henrique Drago, mas pode me chamar de Rick!

Sou Personal Trainer, Professor de Educação Física especializado em Fisiologia do Exercício, ex membro do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Estácio de Sá (Limiares Respiratórios e Metabólicos), ex membro do Laboratório de Biologia Molecular do Schistossoma Mansoni do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (Dopping Genético e Mapeamento Genômico de Potenciais Atléticos), vasta experiencia em prescrição de treinamento cardiorrespiratório com ênfase em emagrecimento.

Sou também Ex Diretor de Esportes do CFCSN, Volta Redonda – RJ.

Bom, agora que você me conhece, vamos ao que interessa.

A Importância do Metabolismo no processo de emagrecimento

A primeira coisa que temos que ter em mente é que o metabolismo (que é a soma de todas as reações químicas do nosso organismo) é algo bastante dinâmico e exatamente por causa do caráter adaptativo dele que nosso corpo se adapta com certa facilidade a estímulos repetitivos e de mesma intensidade.

Note que programas de emagrecimento que utilizam como estratégia o “HIIT” tendem a entregar resultados incríveis nas primeiras semanas, mas, com o passar do tempo, esses resultados vão diminuindo e depois o corpo atinge uma fase de platô (estagnação).

Isso acontece porque o metabolismo se adapta aos estímulos, à carga de trabalho, ao volume de treinamento e ao tempo de esforço. É uma resposta biológica natural!

Agora vou te contar um segredo escondido de você a 7 chaves e que, por motivos óbvios, ninguém da industria de emagrecimento te contou antes.

A corrida é de longe o melhor exercício físico para emagrecer!

Sim, um exercício que você provavelmente conhece desde que era criança é o mais eficiente no processo de perda de peso, mas claro se utilizado da maneira correta!

Afirmo isso com respaldo científico porque a corrida é o exercício que mobiliza a maior massa corporal durante sua execução e, por isso mesmo, gasta muito mais calorias do que qualquer outro exercício.

Mas vale lembrar que nosso corpo também se adapta a esse tipo de exercício e que a mesma resposta biológica é desencadeada e que os resultados vão diminuindo até atingirem a fase de platô.

O que fazer então?

A resposta não é o que fazer, mas como fazer! O metabolismo precisa ser “bombardeado” de diferentes maneiras para que a resposta adaptativa seja a melhora no desempenho e nos resultados ao invés da fase de platô.

A fórmula é utilizar a corrida como ferramenta para o emagrecimento e a periodização dos treinamentos como estratégia para alcançar os objetivos. O termo periodização significa dividir o treinamento em períodos específicos de tempo.

Vamos exemplificar usando um mês de treinamento.

Primeiramente você deve dividir um mês em quatro semanas de treinamento.

Cada semana será dividida em cinco dias e cada dia terá um treinamento específico para “bombardear” o metabolismo de diferentes maneiras e evitar que o mesmo se “acostume” com a intensidade, com o volume, com a carga e com o tempo de treinamento.

Agora você fará treinos contínuos e intervalados com diferentes intensidades e diferentes estímulos a cada dia, isso sem falar na variação de treinamentos derivados em várias formas de correr.

Dessa forma seu corpo vai se adaptar a correr de forma cada vez mais eficiente e sem atingir a fase de platô!

Os treinamentos de corrida são muito motivantes e até mesmo quem nunca correu tem a oportunidade de aproveitar ao máximo os benefícios deste exercício, mesmo começando do zero.

Pra não ficar muito cansativo, nos próximos artigos vou falar sobre todos os tipos de pisadas e te explicar como deve ser a pisada correta pra que você não se lesione, pois, a lesão é a maior inimiga do emagrecimento.

Veja Também: Guias Gratuitos Ensina Como Perder de 2 a 5 KG Por Mês >> Clique Aqui e Baixe Grátis!<<

Será tudo muito dinâmico e você terá os resultados rápidos que tanto deseja!

Então até a próxima! Não deixe de curtir e compartilhar este artigo com uma pessoa que você gosta e que está precisando perder alguns quilinhos!

Por que não consigo emagrecer mesmo fazendo exercícios?
5 (100%) 4 votes
Compartilhe!
Henrique Drago
Professor de Educação Física especializado em Fisiologia do Exercício, ex
membro do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Estácio
de Sá (Limiares Respiratórios e Metabólicos), ex membro do Laboratório
de Biologia Molecular do Schistossoma Mansoni do Instituto de
Bioquímica Médica da UFRJ (Dopping Genético e Mapeamento Genômico
de Potenciais Atléticos), vasta experiencia em prescrição de treinamento
cardiorrespiratório com ênfase em emagrecimento. Ex Diretor de Esportes
do Clube dos Funcionários da CSN, Volta Redonda – RJ.
2 comentários
  1. Roberto Fialho
    março 26, 2019

    Valeu excelente matéria.

Deixe seu Comentário