Polifenóis: O que são?
Alimentos

Polifenóis: O que são?

maio 17, 2018   •   por Karen Coelho

Quem acompanha algum tipo de dieta restrita com o intuito de perder peso ou se preocupa com uma alimentação mais saudável já deve ter ouvido falar sobre os polifenóis. Estes elementos são muito importantes para o organismo humano e justamente por isso resolvi escrever este post para compartilhar contigo sobre todos os seus benefícios.

Veja a seguir o que são e os seus benefícios para a sua saúde e de toda a família. Confira!

O que são Polifenóis?

polifenois para a saúde

Quimicamente, os polifenóis são um tipo de substância que é caracterizada pela presença de uma ou mais hidroxilas, as quais são ligadas por um anel aromático. Devido a este detalhe tem-se o nome polifenóis, ou seja, “poli” é o mesmo que “muito” e fenóis “hidroxila ligada a um anel aromático”.

Para simplificar, os polifenóis são fitoquímicos facilmente encontrados em temperos, grãos, ervas, verduras, legumes e frutas, além de vinhos (acredita?). A título de curiosidade, hoje são reconhecidos na natureza mais de 4 mil tipos de polifenóis e devido a este bom número, ele pode apresentar diversos benefícios ao organismo, sendo que os principais são os que listei abaixo para te apresentar:

Auxilia quem deseja (e precisa) emagrecer;

Previne e combate a osteoporose;

Previne a diabetes;

Oferece maior energia ao corpo;

Protege de doenças como o câncer;

Propicia maior disposição ao organismo;

Propicia o aumento da recuperação muscular;

Retarda o envelhecimento;

Auxilia no combate a doenças cardiovasculares.

Polifenóis como verdadeiros aliados da saúde

polifenois o que são

Como você mesmo acabou de ver a ação dos polifenóis no organismo humano é bastante efetiva, uma vez que melhora o desempenho do indivíduo ao passo que lhe previne de várias doenças que facilmente acometem grande parte das pessoas.

É claro que para se obter todos os benefícios propiciados dos polifenóis é necessário incluir esta poderosa substância diariamente na sua dieta para que ela possa te proteger e oferecer uma ação antioxidante.

Para que possa compreender a eficácia dos polifenóis no seu organismo é interessante saber que esses elementos, por se tratarem de substâncias químicas facilmente encontradas nas plantas desenvolvem um excelente desempenho na proteção do organismo humano contra doenças como, por exemplo, o câncer, devido ao seu processo metabólico.

Neste processo, pode-se dizer que os polifenóis surgem como o resultado obtido pelas plantas no intuito de criar defesas contra a ação nociva da radiação ultravioleta, aliada a agressão comum dos predadores.

Tipo de polifenóispolifenois pare emagrecer

Para inserir os polifenóis na sua dieta diária é recomendável que conheça os tipos mais comuns desta substância. Veja a seguir:

Flavonoides – Também conhecidos como Bioflavonoides é um tipo de composto que antigamente era chamado de vitamina P. eles possuem ação antioxidante e formam compostos estáveis que atuam no retardamento do envelhecimento das células.

Agrega-se a eles as importantes ações: analgésica, anti-inflamatória, anticancerígena, vasodilatora, antiviral, antimicrobiana e anti-hepatotóxica.

Estibelnos – É um composto químico, cujo derivado mais famoso é o resveratrol, um antioxidante facilmente encontrado na pele das uvas e por isso mesmo é um grande aliado nas ações combativas ao câncer.

Lignanas – É uma substância fabricada no nosso organismo, em especial no cólon. Ela é bastante eficaz no combate ao câncer, inclusive o de mama, além de auxiliar na produção de glóbulos brancos.

Pois bem, quer saber quais são os alimentos ricos em polifenóis? Clique então no link abaixo e confira!

Veja também: Conheça 7 alimentos ricos em polifenóis!

 

 

Polifenóis: O que são?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário