Pitanga: vitaminas incríveis que vão te surpreender!
Alimentos

Pitanga: vitaminas incríveis que vão te surpreender!

outubro 25, 2017   •   por Karen Coelho

A pitanga é uma frutinha que pode variar de cor dependendo do tipo de plantio e até mesmo da época em que for feita a sua colheita. Bem saborosa e doce, ela pode ser utilizada em várias receitas diferentes, sendo comum que sirva como ingrediente principal em geleias, bolos e tortas. Como a maioria das frutas, na pitanga vitaminas não faltam e são elas as responsáveis por trazer mais saúde para quem a consome. No artigo de hoje, vou explicar melhor quais são as propriedades dessa fruta e como você pode introduzi-la no dia-a-dia de maneira criativa e prática. Confira!

pitanga

Olá, eu sou a Renata e sou redatora do blog da Karen. No artigo de hoje, como falei lá em cima, você vai descobrir um pouco mais sobre a pitanga: vitaminas e propriedades que nela se escondem. Pequenininha, há quem tenha dúvidas sobre seus efeitos benéficos para a saúde. Mas a verdade é que a fruta é rica em minerais como cálcio, ferro e potássio, além das vitaminas A, C e do complexo B. Ou seja, embora o tamanho seja pequeno, os benefícios são enormes!
Devo dizer também que a pitanga é facilmente encontrada em feiras de rua e nos supermercados, além de ser relativamente simples de achá-la na versão congelada, pronta para ser batida. Sua época de frutificação está entre outubro e janeiro, por isso, fique ligado nesse período, pois elas estão mais baratas!

Como consumir a pitanga: Vitaminas de diversas formas!

Para consumir a pitanga é simples: você pode optar por ela in natura – sempre bem lavada – ou mesmo por um suco, que fica bem gostoso e refrescante. Além disso, como falei lá em cima, a fruta é ingrediente base de inúmeras receitas, especialmente as doces. Se você estiver de dieta, é melhor tentar utilizá-la em bolos e tortas mais lights, pois a pitanga em si é pouco calórica e pode ser facilmente introduzida em qualquer tipo de alimentação. E garanto que vale a pena mante-la no seu dia-a-dia!

pitanga

Benefícios da Pitanga: Vitaminas e Minerais!

Como eu falei ao longo deste artigo, a pitanga é excelente fonte de vitaminas e minerais. Por isso, ela é uma aliada da boa saúde e de uma boa dieta também. Confira os principais benefícios que a fruta traz ao organismo:

Previne o Câncer

Além das vitaminas e dos minerais, a pitanga também é rica em antioxidantes, ou seja, ela tem uma ação preventiva contra o câncer e promove uma limpeza no organismo. Por esse motivo, ela é ótima para sucos detox e afins.

Emagrecimento

Pouco calórica e muito benéfica, a pitanga é uma aliada da boa dieta, como falei lá em cima. In natura, suas calorias são mínimas e como é muito saborosa, pode matar aquela vontade de comer doce no meio do dia!

Dicas Extras

Para evitar que a pitanga se torne uma vilã do emagrecimento e da saúde, a dica final é tentar fazer receitas com ela que sejam livres de açúcar e de ingredientes pesados, como leite condensado, por exemplo. Sempre é possível deixar qualquer prato mais nutritivo, basta realizar trocar inteligentes.

Comente aqui embaixo alguma receita saudável com pitanga que você conheça!

 

Até o próximo artigo!

Pitanga: vitaminas incríveis que vão te surpreender!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário