Pão integral é mais saudável – Mito ou verdade?
Alimentos

Pão integral é mais saudável – Mito ou verdade?

junho 13, 2018   •   por Karen Coelho

Será que o pão integral é mais saudável que o branco? Afirmar isso seria um Mito ou uma verdade? Confira!

O pão integral é sempre recomendado para quem pretende fazer uma dieta para perder peso. Pode-se dizer que a cada 10 dietas praticamente todas indicam a versão integral do famoso pãozinho que faz parte da nossa vida todas as manhãs e tardes.

Mas será que o pão integral é realmente mais saudável que o chamado pão branco? Se esta é a pergunta que você tem agora em mente saiba que encontrará a resposta neste artigo. Então, venha comigo para saber qual é.

Por que o pão integral é mais saudável?

pão integral é mais saudável farinha

Pão branco, o vilão

Você já deve ter ouvido que o pão branco ou como é também chamado pão francês é prejudicial para uma boa dieta, uma vez que ele é composto por carboidratos ruins, que não fornecem os nutrientes necessários a saúde do organismo.

Deste modo, grande parte dos nutricionistas indicam aos seus pacientes a sua substituição pela versão integral, pois esta possui importantes nutrientes necessários a alimentação correta e saudável como, por exemplo, as fibras alimentares, minerais e vitaminas do complexo B. Desta forma, você obtém a saciedade desejada com o acréscimo de substâncias essenciais, para emagrecer de forma saudável.

A diferença está na farinha

pão integral é mais saudável diferença

Um dos principais elementos que diferencia o pão branco do pão integral é justamente na sua composição. No momento da fabricação é utilizado a farinha branca para o pão francês e o trigo integral para a versão de mesmo nome.

Mas não é só isso. No processo de fabricação do pão branco são retirados todos os nutrientes presentes no alimento, enquanto na fabricação do pão integral esses mesmos nutrientes são mantidos. Então, pode-se dizer que a resposta para o título deste artigo já foi encontrada? Espera aí que é preciso comentar sobre outros detalhes importantes antes de concluirmos este importante assunto.

O pão integral possui calorias?

Infelizmente, o pão integral possui a mesma quantidade de calorias presentes no pão branco, e por isso deve ser consumido com moderação por quem deseja perder peso.

O pão integral faz emagrecer?

O pão integral auxilia e muito no processo de emagrecimento por conter uma significativa quantidade de fibras na sua composição e, graças a elas, a digestão é realizada de forma mais fácil e rápida, o que contribui bastante para a flora intestinal.

Todo pão integral é realmente integral?pão integral é mais saudável farinha enriquecida

Todo cuidado com os rótulos é pouco. É comum encontrar nas embalagens o nome “Integral” bem destacado, mas para saber realmente se ele é mesmo integral é preciso dar uma olhada atenta ao rótulo e verificar tanto nas “Informações Nutricionais,” como na “Composição” se ele possui apenas a farinha de trigo integral.

Caso observe que consta ingredientes como: farinha de trigo enriquecida com ácido fólico e ferro, saiba que este pão não é integral de verdade.

Quem deve consumir o pão integral?

Embora tenha a fama de “pão para dieta”, o pão integral não se restringe aos consumidores que realizam regimes, pelo contrário, deve ser consumido por todas as pessoas, independente da faixa etária, para que possam garantir todos os benefícios que este tipo de pão tem a oferecer.

E, para fechar…

Agora podemos dizer, diante de tudo que foi exposto neste post, que o pão integral é mais saudável que o pão branco, já que fornece os nutrientes importantes ao organismo, certo?

 

 

 

Pão integral é mais saudável – Mito ou verdade?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário