Os Benefícios da Caminhada Para Saúde. Surpreenda-se!
Exercícios

Os Benefícios da Caminhada Para Saúde. Surpreenda-se!

maio 11, 2018   •   por Karen Coelho

É muito subestimada porque é leve, prática e não requer muito do nosso físico, mas os benefícios da caminhada para a saúde são muitos, e geram uma grande contribuição para a manutenção da nossa saúde, inclusive ajuda na saúde do nosso cérebro. A ação de caminhar parece tão fácil, simples, calma e até mesmo bem rápida que parece que ela não tem ou tem bem poucos benefícios para nossa saúde.

Pode até ser inacreditável, mas o simples ato de se movimentar já traz benefícios significativos para a nossa saúde. Separar apenas 15 minutos por dia para qualquer atividade física, por mais simples que ela seja, pode garantir uma média de mais três anos de vida a mais com saúde e qualidade.

Os benefícios da caminhada para a saúde são comprovados

Benefícios da Caminhada Para Saúde coração

Este conceito foi baseado em um estudo sobre os benefícios da caminhada para a saúde, realizado em Taiwan, no qual, por um período de oito anos, 400.000 pessoas de diferentes idades foram analisadas e acompanhadas de perto para chagar ao resultado mais exato.

Adaptar o hábito de caminhar por um período mínimo de 30 minutos como um exercício físico em sua rotina diária pode reduzir o mau colesterol (LDL – Aumenta os riscos de doenças cardiovasculares) e aumenta significativamente os níveis de colesterol bom (HDL – Reduz o armazenamento de gordura no interior das artérias e reduz o risco de doenças cardiovasculares).

Os benefícios da caminhada regular também estão associados a uma redução no risco de hipertensão, diabetes e doença coronariana. O que é ótimo para todos!

Os Benefícios da Caminhada Diária São Diversos Como:

Benefícios da Caminhada Para Saúde em grupo

  • Evita a obesidade e ajuda na perda de peso;
  • Redução do inchaço nas pernas e tornozelos;
  • Fortalece todos os músculos do corpo;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Diminui a ansiedade e o estresse;
  • Melhora a postura do corpo;
  • Relaxa os músculos dos ombros e nuca;
  • Evita complicações cardiovasculares, como ataques cardíacos e hipertensão.

Esses benefícios surgem quando a pessoa caminha pelo menos 2 horas e meia por semana e tem outros hábitos saudáveis, como comer alimentos frescos e de baixa caloria. Por isso procure incluir a caminhada em seu dia a dia.

Principais benefícios da Caminhada Para Saúde

Benefícios da Caminhada Para Saúde ossos

Além disso, uma caminhada pode trazer outros benefícios para saúde, especialmente a saúde do cérebro. A sua prática está ligada à luta contra a ansiedade e a depressão, sendo muito eficaz. Ela promove uma melhor oxigenação do cérebro, isso porque a atividade é aeróbica.

Se a prática da caminhada for regular, também é possível melhorar a nossa sensação de bem-estar, porque o cérebro tende a liberar muito mais endorfina, que tem uma poderosa capacidade analgésica, que estimula a nossa sensação de bem-estar, o melhor humor, alegria e conforto.

Como no caso de outros exercícios físicos, a ação de caminhar deve começar gradualmente, sem muitos exageros. Comece devagar, sempre acompanhado de uma garrafa de água, use roupas confortáveis, calce os sapatos adequados ao exercício e escolha um horário em que o sol não esteja muito forte.

Cuidados Importante Durante a Caminhada

 

  • Tome 250 ml de água por cada hora de caminhada;
  • Use sapatos confortáveis ​​e roupas leves;
  • Evite horas mais quentes, por exemplo, das 11:00 às 14:00 e ruas movimentadas;
  • Use protetor solar, óculos escuros, chapéu ou boné;
  • Faça exercícios de alongamento antes e depois de caminhar, por exemplo, alongar as pernas e os braços para ativar a circulação sanguínea e evitar possíveis espasmos musculares.

Essas preocupações na caminhada ajudam a prevenir problemas de saúde como possíveis lesões, desidratação, queimaduras solares ou insolação.

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário