Os alimentos com vitamina b12
Alimentos Cuidados com a Saúde

Os alimentos com vitamina b12

julho 19, 2017   •   por Karen Coelho

Os alimentos com vitamina b12 são geralmente de origem animal e podem ser identificados nas opções de peixes, queijos, ovos e também leite, servindo como um excelente aliado para manter as células vermelhas do seu sangue sempre mais saudáveis e até mesmo combatendo os sintomas decorrentes de uma anemia!

Mas embora esses sejam os alimentos mais populares, é possível também encontrar a vitamina b12 em alimentos de origem vegetal, como por exemplo o levedo de cerveja e as algas marinhas.

Porém, vale salientar que as pessoas que acabam seguindo uma dieta absolutamente vegetariana, em grande parte dos casos, podem acabar tendo um déficit dessa importante vitamina no corpo – que pode ser amenizado por meio de uma suplementação adequada e indicada por um nutricionista ou médico.

Conheça a lista dos alimentos com vitamina b12 e os inclua na sua alimentação diária!

A vitamina b12 é importante  para o nosso corpo! Isso porque ela tende a ser absorvida pelo intestino e também armazenada pelo fígado. Nesse sentido, o fígado é uma das fontes mais importantes de vitamina b12!

Mas atenção: isso não quer dizer que você tenha que comer fígado todos os dias desenfreadamente!

O consumo de fígado geralmente é indicado em casos de animais que estejam em um regime de criação biológica, ou seja, que sejam alimentos com orgânicos, pois do contrário poderá haver a presença marcante de toxinas e também hormônios, que acabam sobressaindo o total de vitamina b12 que será consumido!

Confira abaixo alguns alimentos ricos em vitamina b12:

Alimentos com vitamina b12 Total de Vitamina b12 para uma porção de 100 gramas Energia para cada 100 gramas
Bife de fígado (cozido) 112 mcg 169 calorias
Mariscos feitos no vapor 99 mcg 50 calorias
Ostras (cozidas) 27 mcg 75 calorias
Fígado de frango (cozido) 19 mcg 136 calorias
Coração de frango (cozido) 14 mcg 132 calorias
Arenque (cozido) 10 mcg 228 calorias
Caranguejo (cozido) 9 mcg 81 calorias
Salmão (cozido) 2,8 mcg 271 calorias
Truta (grelhada) 2,2 mcg 118 calorias

 

Os alimentos que são considerados enriquecidos com a vitamina b12 você disponibilizar em 100 gramas do produto já adequado para consumo ao menos 15% e 30% para a ingestão cotidiana recomendada.

Dessa maneira, essa quantidade indicada em um alimento deve conter entre 0,36 e 0,72 mcg da vitamina em questão.

Para inspirar seu cardápio, confira alguns alimentos que são enriquecidos com a vitamina b12:

  • Cereais matinais em geral
  • Produtos que sejam feitos à base de soja (muito comum usar essa opção  para substituir o leite, por exemplo)
  • Bebidas infantis consideradas não lácteas, que sejam feitas à base de proteína da soja
  • Cereais indicados para alimentação infantil
  • Os achocolatados em pó
  • O creme de amendoim

Todos os alimentos que sejam considerados enriquecidos com vitamina b12 são muito indicados para quem seja uma dieta vegetariana – isso porque essas pessoas acabam não realizando o consumo dos demais produtos proveniente de origem animal, que são as principais fontes da vitamina!

 

Cuidado com o excesso de vitamina b12 no seu organismo!

Que a vitamina b12 faz bem para a nossa saúde e bem estar não existem dúvidas, certa? Porém, é importante não pecar pelo excesso!

A grande absorção da vitamina no organismo pode acabar proporcionando o efeito contrário de todos os benefícios apontados até então! Se em excesso no corpo, a vitamina b12 pode acarretar mínimas alterações no baço até mesmo elevação dos linfócitos.

Vale destacar que esse tipo de situação não é das mais comuns, pois os alimentos com vitamina b12 costumam ser muito bem tolerados pelo nosso corpo, mas se por acaso uma pessoa fizer suplementação sem um acompanhamento de um especialista pode acabar sendo acometida por problemas! Vale a pena investir no consumo dessa alimentação, mas sempre com bom senso!

Os alimentos com vitamina b12
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário