Óleo de Prímula: Para Que Serve, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar
Emagrecimento

Óleo de Prímula: Para Que Serve, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

setembro 21, 2018   •   por Karen Coelho

Em boa parte da nossa vida costumamos ouvir que determinados alimentos fazem mal a nossa saúde. Alguns mais do que outros acabam se tornando verdadeiros vilões e há também aquela parcela que apresenta um lado bom e o outro lado mau.

No caso específico do blog de hoje, um dos alimentos que se encaixa perfeitamente neste último quesito é justamente a gordura que é facilmente encontrada em diversas fontes de nutrição.

Só que o meu intuito é de te apresentar um tipo de gordura muito especial e, ao mesmo tempo, famosa que já ganhou diversos adeptos em diferentes partes do mundo. O nome dela é Óleo de Prímula.

Se você ainda não conhece terá a oportunidade, através deste post, de saber exatamente como ela é, seus benefícios e desvantagens, assim como a melhor forma de toma-la. Ficou curioso? Então vem comigo!

O que é o Óleo de Prímula

óleo de prímula o que é

O Óleo de Prímula, como o próprio nome sugere é um tipo de gordura que é retirada da Prímula (Primula L. ou também como é conhecida Primula farinosa), um tipo de planta pertencente à família da Primulaceae que possui entre 400 e 500 espécies, ou seja, é uma família considerável.

A Prímula é facilmente encontrada na região da América do Norte e dela se extrai o famoso óleo que é rico em ácidos graxos poli-insaturados e gorduras boas que são essenciais para a saúde humana.

Curiosamente, a Prímula já era bastante utilizada pelos índios norte-americanos há muitos séculos para a cura de diversas enfermidades como, por exemplo, os ferimentos, diversos problemas da pele e até hemorroidas.

Depois de tantos séculos, a Prímula veio a ser redescoberta por estudiosos que encontraram nela diversos benefícios para o organismo humano, inclusive para o emagrecimento.

Para que serve o Óleo de Prímula?

Hoje o Óleo de Prímula é facilmente encontrado no mercado por meio de cápsulas gelatinosas. Embora tenha ganhado grande projeção como uma excelente ferramenta para o emagrecimento, ele serve para combater enfermidades e melhorar vários sistemas. São eles:

  • Possui ação anti-inflamatória;
  • Excelente para o controle emocional;
  • Melhora a aparência da pele deixando-a com aspecto mais saudável;
  • Excelente para a melhora das funções hepáticas;
  • Ameniza os principais sintomas da TPM como, por exemplo, as cólicas;
  • Promove o fortalecimento do sistema imunológico.

Principais benefícios

O Óleo de Prímula oferece vários benefícios para a saúde humana. Os principais são os seguintes:

Auxilia no processo de perda de peso – Ao contrário do que se pode imaginar, o Óleo de Prímula não promove o emagrecimento, mas pode (e deve) ser agregado a dieta para se obter melhores e mais rápidos resultados. O Óleo auxilia na perda de peso devido a fatores essenciais como, por exemplo: a diminuição das reservas de gordura, redução do valor glicêmico e consequente redução do apetite, e reequilíbrio da função hormonal, já que dificulta a retenção de líquidos.

Excelente para a saúde da pele, ossos e cabelos – o consumo regular do Óleo de Prímula é bastante eficaz para a prevenção da osteoporose, no combate ao eczema, na perda de elasticidade da pele e pode aumentar a absorção do cálcio no organismo, caso utilize o óleo de peixe em conjunto.

Redução do colesterol – Se combinar o Óleo de Prímula com o óleo de peixe é possível elevar os índices do chamado colesterol bom.

Melhor controle da pressão arterial – O Óleo de Prímula é excelente para a redução da pressão arterial, uma vez que inibe a síntese do colesterol, promove maior fortalecimento da parede das artérias e ainda reduz as inflamações. Desta forma, evita-se um dos principais problemas relacionados a pressão arterial que é a formação de coágulos nas artérias.

Excelente para quem sofre com a diabetes – O Óleo de Prímula auxilia na melhora do controle da glicose com a redução da liberação da insulina.

Auxilia no tratamento da infertilidade feminina – As mulheres que desejam engravidar, mas que possuem algum tipo de dificuldade podem contar com o poderoso auxílio do Óleo de Prímula que atua, de alguma forma, no aumento da produção de muco cervical, além de auxiliar na contração e relaxamento do tecido muscular, o que ocasiona em uma melhora na tonificação da musculatura do útero para o processo de gestação.

Efeitos colaterais

Alguns possíveis efeitos colaterais que podem surgir com o uso do Óleo de Prímula são os seguintes:

  • Náuseas e dores no abdome;
  • Dores de cabeça;
  • Diarreia (em caso de exagero na ingestão);
  • Aumento do risco de hemorragia.

Como tomar

Você pode tomar o Óleo de Prímula juntamente com um copo de água ou com suco. Caso deseja emagrecer o ideal é toma-lo antes das refeições, mas se for por outros motivos é só tomar o Óleo de Prímula após o término das mesmas.

O que você achou do Óleo? Opine abaixo.

 

 

 

 

 

Óleo de Prímula: Para Que Serve, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário