O Que São Nutrientes? Confira!
Alimentos

O Que São Nutrientes? Confira!

abril 08, 2018   •   por Karen Coelho

O que são nutrientes? Todos os dias ouvimos falar neles, mas realmente sabemos o que são? Continue lendo este artigo para conhecer um pouquinho mais sobre os nutrientes.o que são nutrientes

Basicamente, são substâncias que estão contidas nos alimentos que têm certas funções em nosso corpo. Eles são fundamentais para o bom funcionamento do organismo humano. Esses nutrientes podem ser encontrados em diversos alimentos, e cada um deles tem uma função específica.

O Que São Nutrientes:Tipos de Nutrienteso que são nutrientes tipos

Para você que se pergunta o que são nutrientes, bom, existem 3 tipos de nutrientes, são eles, energéticos, reguladores e construtores.

O Que São Nutrientes: Nutrientes Energéticos

Os nutrientes energéticos têm uma função de gerar energia às nossas células. Exemplos de nutrientes energéticos são os lipídios e carboidratos.

Carboidratos: Carboidratos são as principais fontes de energia para o nosso organismo. Eles podem ser encontrados em pão, arroz, açúcar, mel, milho e massas.

Lípidos: Os lipídios são um suprimento importante de energia, usado quando necessário. Eles participam na produção de hormônios e na construção das membranas. Além disso, eles ajudam na absorção de certas vitaminas e funcionam como isolantes térmicos.

Os lipídios podem ser de origem animal ou vegetal. Eles podem ser encontrados em bacon, manteigas, carnes gordas e sementes, como soja e amendoim.

O Que São Nutrientes: Nutrientes Construtores

Nutrientes de construção ou plásticos estão envolvidos na formação de enzimas, hormônios e anticorpos. Eles são representados por proteínas.

Proteínas: As proteínas têm várias funções no organismo, se destacam: fornecimento de energia, catalisador de funções biológicas, estruturação celular, proteção, regulação de processos metabólicos, e produção de hormônios. Proteínas podem ser encontradas em ovos, carne, feijão e soja.

O Que São Nutrientes: Nutrientes Reguladores

Nutrientes regulatórios são necessários para o bom funcionamento do corpo, ajudam na prevenção de doenças e crescimento. Exemplos de nutrientes reguladores são sais minerais e vitaminas.

Vitaminas: As vitaminas são substâncias orgânicas que são importantes para regular as funções do nosso corpo. As vitaminas não são sintetizadas pelo nosso corpo. Elas devem ser ingeridas através da comida. As vitaminas estão em verduras, carne, frutas, legumes, ovos, leite e cereais.

Sais Minerais: Sais minerais são substâncias inorgânicas necessárias para o melhor funcionamento do nosso organismo. Eles geram elementos químicos essenciais para o corpo, como cálcio, enxofre, ferro e fósforo. Como as vitaminas, os sais minerais não são produzidos pelo nosso organismo.

Alguns Alimentos Muito Ricos em Nutrienteso que são nutrientes exemplos

Se você quer que a dieta seja rica em nutrientes essenciais, que você precisa ingerir alimentos com alta densidade de nutrientes e consumir menos alimentos ricos em carboidratos. Abaixo estão alguns alimentos ricos em nutrientes que são excelentes para nossa saúde:

Ovos

Os ovos são os mais saudáveis ​​e nutritivos que existem, especialmente a gema. Sempre coma os ovos com a gema. Além de proteínas e gorduras essenciais, os ovos contêm colina necessária para o cérebro e antioxidantes como a zeaxantina e luteína. Eu recomendo ovos de galinha caipira, pois eles têm mais sabor.

Salmão, Cavala, Sardinha e Peixes Gordos

O Salmão também está incluído na lista pois conta com uma concentração elevada de ácidos gordos essenciais tais como omega-3, rico em proteínas e uma grande quantidade de potássio, magnésio, selénio, e vitaminas B.

Brócolis, Espinafre e Outras Verduras

Com exceção do alface, os vegetais verde-escuros são muito ricos em nutrientes. Alto teor de vitaminas A, C, B6, K1, magnésio, potássio, manganês e cobre.

Moluscos e Outros Frutos do Mar

Mexilhões, frutos do mar, camarões, ostras, caranguejos, a lista é imensa e saborosa. Grande quantidade de nutrientes como vitaminas B, D, A, C, selênio, potássio, ferro e muita proteína. Se você não encontrar fresco, os enlatados são uma opção.

Rins, Fígado e Outros Miúdos

De acordo com vestígios arqueológicos, nossos ancestrais comiam mais as vísceras de animais que caçavam e deixavam pedaços de carne magra para seus cães. Além de proteínas, elas contêm vitaminas A, B, cobre, ferro, zinco, fósforo e selênio.

Cacau

O cacau contém uma grande quantidade de ferro, fibras, cobre, magnésio, manganês e gorduras saudáveis. Mas que é o mais importante são os antioxidantes, mais do que qualquer fruta. Você só terá os benefícios ao consumir cacau escuro com pureza de mais de 70%. O restante é apenas guloseimas.

Bom, se você gostou de saber um pouquinho mais sobre o que são nutrientes, deixe seu comentário abaixo!

 

 

O Que São Nutrientes? Confira!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário