O que emagrece mais: exercícios ou dieta?
Emagrecimento

O que emagrece mais: exercícios ou dieta?

agosto 30, 2018   •   por Karen Coelho

Quando se pensa em emagrecimento o que logo vem a sua mente? Uma rotina pesada de exercícios aeróbicos aliada a muita musculação ou aquele velho prato de salada para substituir aquela macarronada deliciosa que você geralmente não abre mão?

De qualquer forma, em algum momento, acaba-se pensando nos dois, pois existe um grande número de profissionais ligados a saúde e bem-estar que defendem um ou outro e até mesmo o emprego conjunto de ambos.

O que emagrece mais: Dieta ou exercício? descubra

Dieta ou exercício?

Creio que se não aconteceu contigo com certeza já deve visto vários casos – de pessoas conhecidas ou não – que conseguiram emagrecer (e muito!) fazendo um dos dois. Confesso que ao me pegar pensando sobre estas questões acabei decidindo por parar algumas tarefas e dedicar algumas horas a escrever este artigo, o qual compartilho contigo com muito carinho e espero que possa fazer muito sentido para você.

“Eu preciso emagrecer rápido!”

Quem nunca disse ou ouviu uma frase como essa? Geralmente a mesma é proferida por pessoas que se encontram extremamente insatisfeitas com o seu peso – muitas das vezes é um sobrepeso – e por algum motivo desejam mudar os seus corpos de modo rápido e definitivo.

São os casos comuns associados a problemas de saúde como, por exemplo, hipertensão arterial ou surgimento de doença cardiovascular, ou então a questões relacionadas com padrões estéticos: o desejo de ficar mais bonito e atraente, assim como evitar ações preconceituosas como é o caso do bullying e da gordofobia.

Em qualquer um desses casos é comum observar a urgência com que a pessoa que deseja emagrecer se coloca e com isso pode acabar fazendo escolhas erradas como, por exemplo, adotar uma dieta restritiva que poderá lhe trazer problemas sérios de saúde ou escolher um programa de exercícios inadequados ao seu caso, que também podem gerar problemas de saúde devido a determinados movimentos e pesos.

Dentro desse cenário, qual é a melhor solução para resolver um problema que aflige tantas pessoas de diferentes faixas etárias e sexo? Bom, vamos analisar cada um deles a partir do próximo tópico.

Emagrecer através de dietas

Existem milhares de dietas espalhadas por aí e que você pode encontrar na internet. Algumas são mais restritivas do que outras e possuem, digamos assim, um certo “prazo de validade” que deve ser adotado, ou seja, devem ser seguidas somente durante um determinado tempo para que não desencadeie problemas de saúde desnecessários.

Dieta da Lua, Dieta dos Pontos, Dieta Mediterrânea… Quantas mais você conhece? Pois bem, são muitas mesmo. Cada uma delas funciona de um jeito e uma que funciona para você pode não funcionar para o seu amigo.

O grande segredo das dietas é segui-las com disciplina e dosar a quantidade de comida conforme é sugestionado no cardápio diário de cada uma delas. Muitas pessoas conseguem perder grande quantidade de peso só seguindo dietas e programas de emagrecimento naturais. Há quem prefira acompanhar a dieta de um familiar, parceiro ou amigo, ou então decide fazer sozinho contando com o apoio e orientação profissional de um nutricionista. Qualquer uma dessas opções é válida. É só escolher aquela que melhor lhe agrade.

Emagrecer através de exercícios

Por outro lado, há casos interessantes em que pessoas com sobrepeso conseguem emagrecer consideravelmente só com a prática regular de exercícios. São os casos em que realizam determinadas atividades aeróbicas, fazem algum tipo de dança como o zumba ou aliam a dança com alguma modalidade esportiva como é bastante comum nas academias de musculação.

Em muitos desses casos, o sucesso conquistado com os exercícios diz respeito a quebra de rotina, saída do estado de sedentarismo e aceleração do metabolismo corporal.

Dietas e Exercícios juntos

Existem muitos profissionais que defendem o uso de ambos para que uma pessoa possa emagrecer mais rápido. A prática de exercícios aeróbicos com musculação e mais uma alimentação balanceada e saudável é a garantia de sucesso para quem busca emagrecer e manter o novo peso.

Por ora, é uma excelente alternativa para quem deseja ter um corpo bonito, pois dependendo dos fatores biológicos de cada um pode ocorrer que ao se adotar somente a dieta, logo comece a perder rapidamente peso e acabe se deparando com um novo problema: a flacidez da pele.

Em alguns casos, a flacidez pode ser solucionada com a prática de musculação, mas há situações em que é preciso fazer uma cirurgia plástica e, cá para nós, nem sempre é possível ir para uma sala de cirurgia, não é mesmo?

O que penso sobre isso?

Estou com o pessoal que defende a adoção dos dois: exercícios físicos mais dieta saudável. Quando estes dois fatores se aliam, você perde mais e melhor os pesos indesejáveis e começa a adotar uma nova rotina para o seu novo corpo. Faça parte dessa ideia também!

Aproveite e compartilhe o post nas suas redes sociais.

 

O que emagrece mais: exercícios ou dieta?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário