O Consumo Excessivo de sódio e as Consequências para a Saúde
Alimentos

O Consumo Excessivo de sódio e as Consequências para a Saúde

abril 18, 2018   •   por Karen Coelho

O consumo excessivo de sódio pode trazer consequências catastróficas para a saúde. E o sódio está presente em mais alimentos do que você pode imaginar, confira!

Pesquisas demonstram que o sódio se classifica como um dos maiores vilões quando o assunto é prejuízos à saúde, da mesma forma que o açúcar e a gordura. O sódio é um metal alcalino que constitui aproximadamente 40% do sal de cozinha, ou seja, 1 g de sal de cozinha contém o equivalente a 0,4 g de sódio.

Consumo Excessivo de sódio – Consequências O Consumo Excessivo de sódio para a saúde

Para os seres humanos, é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a  ingestão de 5g de sódio, equivalente a 1,2g de sal para atingir as necessidades nutricionais diárias, podendo chegar, no máximo, a 5g de sal (cloreto de sódio-NaCl), o que equivale a 2g/dia de sódio. Exagerar na quantidade de sódio nos alimentos é mais fácil e imperceptível do que se pensa, uma vez que, a fonte principal de sódio é o sal de cozinha.

Consumo excessivo de sódio pelos brasileiros

Os brasileiros consomem mais que o dobro desta quantidade estabelecida. Esse consumo excessivo de sal está diretamente relacionado ao desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais, entre outras, que estão entre as principais causas de internamentos e mortes no Brasil e no mundo. O sódio já é um ingrediente natural dos alimentos, mas a parte em excesso, principalmente sal de cozinha, é adicionada pelos consumidores e produtores, durante a preparação, consumo e fabricação dos alimentos.

O salO Consumo Excessivo de sódio doenças

A cada nove gramas de sal consumidas, o organismo retém cerca de um litro de água. Quando esse sódio é consumido em excesso, o sistema cardiovascular fica sobrecarregado, o que dificulta a eliminação deste, causando sua retenção. Esse depósito leva à contração dos vasos sanguíneos, na tentativa do organismo manter o equilíbrio, o que desencadeia o aumento da força exercida pelo coração para que o sangue passe por esses vasos agora contraídos, ou seja, o aumento da pressão arterial. O sistema vascular e o cardíaco são os mais prejudicados com o excesso de sódio no copo, podendo comprometer ainda o sistema renal.

Sintomas do consumo excessivo de sódio

Os sintomas do consumo excessivo de sal no organismo são: inchaço nas pernas, mãos e tornozelos, falta de ar, dores ao andar, pressão sanguínea elevada e retenção urinária.

Dessa forma, vê-se que o sal é primordial para funcionamento ideal do corpo humano, no entanto não é necessário o seu excesso no preparo dos alimentos. O sal presente nos alimentos naturais está em quantidades próximas ao adequado para o organismo. O sal possui vital importância, se apresentando como um insubstituível conservante alimentar. Porém na atualidade, é necessário a redução nas quantidades dessa substância, para uma melhor qualidade de vida da população.

Estudos mostram que uma pequena diminuição de uso de sal por parte da população ocasionaria não só a uma melhora no quadro de saúde, como também a redução nas despesas com tratamento de doenças, principalmente, em países industrializados.

Alimentos campeões em teor de sódioO Consumo Excessivo de sódio alimentos com sódio

Os alimentos considerados campeões em alto teor de sódio são: o queijo parmesão ralado, o macarrão instantâneo, os embutidos, pós para refresco, gelatinas e o biscoito de polvilho. Além dos alimentos diet e light que podem possuir quantidades bem maiores de sódio que os alimentos convencionais.

Diante o citado, observa-se que alimentos ingeridos no cotidiano das pessoas possuem uma grande quantidade de sódio, principalmente na forma de sal de cozinha. Apesar de sua importância para o metabolismo humano, o excesso desse sal tem efeitos muito danosos ao organismo.

O Consumo Excessivo de sódio e as Consequências para a Saúde
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário