Não imite a dieta dos outros! Entenda o porquê!
Coaching de emagrecimento

Não imite a dieta dos outros! Entenda o porquê!

agosto 28, 2018   •   por Karen Coelho

Quantas dietas você conhece? Provavelmente são muitas. E a cada dia que passa outras novas surgem na internet. Afinal, a grande maioria das pessoas deseja ter um corpo bonito, magro e saudável.

Não sei se sabe disso, mas os índices de obesidade tem crescido consideravelmente no mundo todo e muitas pessoas sofrem com sobrepeso. Devido a situações como essas é muito comum observar a grande procura por dietas que possam resolver esse problema, ou seja, provocar o emagrecimento rápido.

Existem vários tipos de dietas, algumas mais saudáveis do que outras, como também aquelas perigosas que são baseadas em uma forte rigidez de restrição de alimentos. Há também aquelas que privilegiam o jejum, como já abordei no blog e você pode conferir o artigo clicando neste link.

É preciso saber escolher a dieta certa para conseguir alcançar os seus objetivos de forma rápida e segura. Mas para isso é importante se alertar quanto a alguns detalhes que listei a seguir.

Não imite a dieta dos outros é individual

 

Cuidado com as dietas restritivas

Muitas dietas disponibilizadas na internet que prometem verdadeiros milagres são aquelas baseadas na restrição de alguns alimentos ou mesmo tipo de refeições. Quando não se tem conhecimento ou mesmo preparação para segui-las você poderá colocar o seu organismo em uma situação complicada, ainda mais se tiver algum problema de saúde.

Dependendo do tipo de dieta poderá ser agravada alguma enfermidade, além de outras questões como, por exemplo, dificuldade de manter a dieta, sensação de enjoo ou mal-estar. Além disso, é comum surgir sensações contrárias, como o desejo irresistível de comer determinados alimentos cortados na dieta.

As dietas restritivas podem ser seguidas, desde que se tome alguns cuidados como, por exemplo, mantê-la por um breve período e depois se alimentar normalmente de forma moderada para não ganhar peso novamente.

A dieta deve se adequar a você

Cada pessoa possui um ritmo, uma rotina e condições financeiras específicas. Desta forma, dietas que exigem uma mudança drástica da sua vida simplesmente não é recomendável e nem funciona. Adote uma dieta que venha a melhorar a sua qualidade de vida e lhe proporcione maior bem-estar.

Ninguém é igual a ninguém (metabolismo)

Um detalhe pouquíssimo comentado quando o assunto é dieta diz respeito ao metabolismo. Muitos defensores de diferentes tipos de dietas costumam dizer “ah, essa dieta aqui é maravilhosa, e na hora que você começar a faze-la terá os mesmos resultados que eu tive…”.

Todavia, cada dieta funciona (ou não funciona) de forma diferente para cada pessoa. E essa diferença tem um nome: metabolismo. Ele nada mais é do que um meio pelo qual o nosso organismo utiliza para queimar as gorduras que ficam estocadas.

Deste modo, existem pessoas que conseguem perder muitos quilos facilmente, pois o seu metabolismo é mais acelerado, enquanto existem outras que perdem pouco ou bem poucos quilos, já que o seu metabolismo é bem mais lento.

Em outras palavras, uma dieta funciona para uma pessoa e pode não funcionar para outra, devido a fatores orgânicos como o caso do metabolismo.

Adotar uma dieta é melhorar a sua vida

Provavelmente a palavra dieta surgiu na Grécia “diaita” e tem como significado “modo de vida”, ou seja, começar uma dieta nada mais é do que adotar um novo modo de vida com mais saúde e qualidade para garantir a sua saúde e bem-estar.

Desta forma, nada melhor que pensar e refletir sobre como encaramos a dieta e a comida. Com tantas dietas da moda que foram surgindo ao longo do tempo, a visão sobre o assunto tornou-se superficial, uma vez que se considera apenas a dieta como o meio de perder peso e se adequar as proporções estéticas consideradas belas e aceitáveis pela sociedade.

Todavia, quando você se depara com uma nova dieta ou o seu conjunto de programas milagrosos, eficazes e solução definitiva para o problema do sobrepeso deve analisar como cada uma é estruturada, tendo em vista que geralmente nascem com o intuito de forçar drasticamente o seu corpo a perder peso em pouco tempo.

Por ora, isso pode acarretar em um emagrecimento ruim, pois nem sempre se perde somente as gorduras, mas também importantes nutrientes do organismo como é o caso das vitaminas e sais minerais. Por isso tenha em mente que uma boa dieta é aquela que lhe proporciona o verdadeiro bem-estar.

Cuidado com os gurus virtuais

Com o aumento de blogs e canais no Youtube, muitos profissionais da saúde tiveram a oportunidade de divulgarem os seus trabalhos para o maior número de pessoas. Entretanto, surgiu também uma parcela de “falsos” especialistas ou verdadeiros gurus virtuais que prometem grandes resultados através de métodos pouco confiáveis.

Desconfie e só siga os profissionais sérios e qualificados, que podem realmente te ajudar. Aproveite que chegou até aqui e se cadastre na nossa newsletter para receber dicas exclusivas.

 

 

 

 

 

Não imite a dieta dos outros! Entenda o porquê!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário