Não faça compras com fome! Entenda o porquê
Coaching de emagrecimento

Não faça compras com fome! Entenda o porquê

agosto 27, 2018   •   por Karen Coelho

Você é uma daquelas pessoas que adora ir ao supermercado fazer compras ou simplesmente detesta tal tarefa? Caso responda que não goste é porque provavelmente não tem paciência em procurar os produtos nas prateleiras, ainda mais se o supermercado for daqueles grandes!
E tenho outra pergunta para te fazer: você já ouviu falar que não se deve fazer compras com fome?

Então, essa é uma recomendação feita por especialistas para quem deseja se manter firme na dieta ou mesmo economizar uma grana. E se não sabe o fundamento de tal sugestão é só continuar comigo que a partir do próximo tópico irei te explicar.

Não faça compras com fome o que fazer

 

A fome altera as suas compras

Diria que a fome influencia diversas coisas como, por exemplo, o humor. Quando se sente fome é muito provável que se sinta nervoso, irritado e até emburrado. Não é por menos, afinal o organismo humano reage diante de qualquer adversidade.

A própria ciência já comprovou que a fome gera o mau humor devido a uma baixa da glicose e quando isso acontece, logo entra em cena dois hormônios conhecidos pelos nomes de cortisol e adrenalina, que acabam deixando o cérebro mais estressado.

Agora imagina que acaba de adentrar em um grande supermercado precisando encontrar alguns produtos que não consegue acha-los. Soma-se a isso o fato de que precisa realizar as compras rapidamente e você já sente fome.

Pode ter certeza de uma coisa: acabará colocando no seu carrinho várias guloseimas calóricas e até sairá comendo-as pelo supermercado. É claro que não preciso comentar o quanto isso é ruim, não é mesmo?

Não vá ao supermercado de barriga vazia

Isto é uma coisa a ser evitada, pois caso contrário acabará gastando bem mais do que o planejado. Vários estudos já foram realizados e eles já comprovaram que fazer compras no supermercado de barriga vazia não é a melhor alternativa.

Todavia, quem deixa para fazer compras saciado comprará menos coisas e ainda escolherá as opções mais saudáveis. Por isso, quando precisar de ir ao supermercado faça ao menos um lanche.

Dicas para serem utilizadas nos supermercados

Algumas dicas que gosto e irei compartilhar agora contigo já foram testadas por várias pessoas, inclusive eu mesmo, e posso te garantir que funcionam. Veja a seguir quais são elas:

Prepare uma lista de compras

Separe alguns minutos e crie a sua lista de compras do supermercado. Ao se colocar no papel tudo o que é necessário comprar, você evita alguns probleminhas como, por exemplo, comprar o que não precisa e evitar de se esquecer do que realmente deve ser comprado.

Desta forma, você se organiza e ao seguir a sua lista dentro do supermercado conseguirá otimizar melhor o seu tempo. Ao pegar o último item a ser comprado acabará “avisando” o seu cérebro que “não é mais necessário ficar ali”, ou seja, é só se dirigir ao caixa para efetuar o pagamento.

Programe as suas idas ao supermercado para comprar

Outra forma de se evitar gastos supérfluos com compras de produtos inadequados a sua saúde (as chamadas besteiras) é criar uma programação de idas ao supermercado. É só escolher uma frequência que seja mais adequada ao seu caso como, por exemplo, 1 vez por semana, a cada 15 dias ou 1 vez ao mês.

Assim sendo, você evitará de ir desnecessariamente ao supermercado. E se aliar esta dica com a anterior, ou seja, programar as suas idas e utilizar a lista de compras garantirá melhores experiências de compras, a ponto de deixar o seu bolso e corpo felizes.

Varie a sua alimentação

Quando se pensa em supermercado, logo vem à mente uma variedade de produtos, não é mesmo? Eu, ao menos, tenho essa impressão. Por isso é recomendável buscar sempre por novas opções de determinados produtos que não só possam agradar o seu paladar, como também gerar maior economia ao seu bolso.

É claro que sempre é bom observar as informações presentes nos rótulos das embalagens, uma vez que nelas é possível saber o que se está adquirindo. Mas você pode estar se perguntando: O que tudo isso tem a ver com o tema deste artigo?

É bem simples. Quando você procura por novas opções a serem substituídas ou acrescentadas ao seu cardápio, assim como ler as informações presentes nos rótulos das embalagens passa a dar mais atenção ao que realmente é importante: a sua saúde. Desta forma, fará melhores escolhas.

Leve contigo uma garrafinha de água

Além da hidratação, a garrafinha de água poderá te auxiliar a manter a tranquilidade e aliviar todo o estresse e a ansiedade que pode ser gerada durante todas as ações realizadas dentro do supermercado.

Uma delas é evitar a tentação de pegar aquelas guloseimas que ficam colocadas perto dos caixas.

Então, o que achou dessas dicas? Opine nos comentários abaixo.

 

 

 

 

 

Não faça compras com fome! Entenda o porquê
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário