Musculação emagrece! Comece agora a se preparar para o verão 2018!
Emagrecimento Exercícios

Musculação emagrece! Comece agora a se preparar para o verão 2018!

junho 07, 2017   •   por Karen Coelho

Saber se a musculação emagrece é realmente um dos desejos mais recorrentes do mundo do emagrecimento. O medo de ganhar músculos e parecer masculinizada, ou de não emagrecer ao pegar pesos é bastante comum. Mas eu posso afirmar que a musculação emagrece. Quer saber o porquê? Continue lendo este artigo.musculação emagrece e queima muito

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou mostrar para vocês por que a musculação emagrece. Durante bastante tempo a lei era que somente os exercícios aeróbicos emagrecem e que a musculação serviria apenas para ganhar massa muscular.

Musculação emagrece?musculação emagrece e acelera o metabolismo

Antes de afirmar que você vai emagrecer frequentando uma academia eu preciso e dizer que na musculação a perda de peso na balança não tem nada relacionado com perda de peso na balança. Pois a massa magra pesa mais do que a gordura. Mas ao mesmo tempo ocupa menos espaço no corpo, além de melhorar e muito a aparência dos músculos.

5 motivos para te convencer de por que a musculação emagrecemusculação emagrece motivos

Se você ainda está na dúvida se a musculação emagrece ou não, eu vou enumerar 5 razões para você acreditar.

1 – A musculação emagrece e queima mais calorias que os aeróbicos

As atividades físicas devem ser analisadas pelo gasto calórico total. O mesmo motivo de o Hiit também ser mais eficiente do que os aeróbicos comuns.

O gasto calórico total é a soma das calorias gastas durante a atividade física e das calorias gastas pelo corpo na sua recuperação.

Acontece que, quanto maior a intensidade com que se realiza os exercícios, mais gasto calórico durante a execução e mais energia gasta para a recuperação.

A gordura não é a primeira fonte de energia utilizada pelo nosso corpo durante a musculação, a fonte primária é a glicose. Porém acontece a gliconeogênese, onde o fígado produz por si só a glicose, partindo da quebra de gorduras.

Assim, você gasta muito mais gordura em um treino de musculação. Isso também acelera o metabolismo e continua queimando a gordura no pós treino.

O gasto calórico após a atividade física continua por que durante a musculação os músculos entram em catabolismo. O que significa que são desgastados, sendo necessário que se recomponham. Neste processo muitas calorias são gastas e o músculo se recompõe ainda mais forte. Que é o processo contrário, chamado anabolismo.

2 – A musculação emagrece e funciona a curto e longo prazo

A musculatura trata-se de um tecido metabolicamente ativo. Os músculos exigem oito vezes mais do nosso metabolismo do que a gordura.

1 Quilo de músculo precisa de 100 kcal a mais do que a gordura, por dia, para se manter.

O que significa que quanto maior a quantidade de músculos no seu corpo, maior será o gasto calórico diário.

É por este motivo que a musculação emagrece mais do que os outros exercícios. Pois ajuda no desenvolvimento e manutenção da musculatura, que é uma máquina de queimar calorias.

3 – Os músculos melhoram a aparência do corpomusculação emagrece aparencia

Os quilos na balança não dizem muito se você é gorda ou magra. Músculos pesam mais do que gordura, ocupam menos espaço que a gordura e ainda deixam o corpo tonificado. O que significa dizer que um corpo com músculos ao invés de gordura e bem torneado dão uma aparência mais magra.

Uma pessoa com 58 quilos com músculos pode aparentar ser muito mais magra do que uma outra que pese 58 quilos sem músculos, com o corpo flácido e enfraquecido.

Ou seja, embora os aeróbicos sejam bons para o emagrecimento, eles não lhe fornecem músculos, ou seja, são menos eficazes do que a musculação.

4- A musculação ajuda na manutenção do emagrecimento

Quando você faz uma dieta muito restrita, o que você mais perde é massa magra e água. Com menos massa magra o seu metabolismo fica mais lento e seu corpo tende a armazenar gordura. E para manter o peso você precisa continuar a restringir o que come. Mas já que ninguém consegue viver de brisa, você volta a comer normalmente e acaba engordando tudo de novo, ou até mais. Pois recupera a massa perdida e ganha mais gordura pois seu corpo vai armazenar mais energia para o caso de você resolver parar de comer mais uma vez. Esse é um dos maiores motivos do efeito sanfona.

Os aeróbicos também são um problema quando feitos por muito tempo. Eles podem acabar liberando glucagon, cortisol e catecolaminas na corrente sanguínea, o que causa catabolismo muscular. O que te faz perder gordura e também músculos.

O que significa dizer que se você associar uma dieta restritiva, com aeróbicos estará perdendo mais massa magra do que gordura.

A musculação emagrece a curto prazo, com um plano elaborado para este fim. Adaptando a sua alimentação ao seu treino de musculação, a longo prazo você conseguirá manter o emagrecimento a longo prazo.

5 – Você pode adaptar a musculação aos seus objetivos.musculação emagrece bum bum

Praticar musculação não significa dizer que você ficará musculosa como uma atleta.

A musculação é muito versátil e pode se adaptar aos seus objetivos.

Tudo vai depender do treino que for direcionado a você. E para isso é preciso um profissional qualificado e de confiança.

Vá à academia e siga o treino passado por seu instrutor. Não adianta ficar seguindo exercícios que você encontra por aí, sem base cientifica alguma.

Considerações sobre a pergunta: musculação emagrece?musculação emagrece considerações

Sim, a musculação emagrece! Uma ótima notícia. Mas isso não quer dizer que você vai ficar mais leve. Exigir bastante dos músculos emagrece e sua reconstrução gasta ainda mais energia, tornando o processo de emagrecimento muito mais complexo e eficaz. Malhar ainda melhora a aparência, melhora a pele e deixa o corpo torneado. Sendo assim, puxar ferro na academia continua sendo um dos melhores exercícios que você pode fazer.

Dica especial

A musculação emagrece e é um ótimo treino. Mas nossa rotina é muito corrida e quase nunca temos tempo para nos dedicar a ir à uma academia. Por mais que esta seja a nossa vontade, passar duas horas em um local fechado para nos dedicar ao coro parece praticamente impossível. Para isso também tem uma solução. Você precisa conhecer o Queima de 48 horas. Uma série de exercícios desenvolvida por um ótimo especialista, que te garante o resultado de um ano de academia em apenas oito semanas. Tudo isso utilizando apenas de 15 a 20 minutinhos do seu dia. E o que é melhor, você pode fazer os exercícios no conforto da sua casa. Clique aqui e conheça um pouco mais do Queima de 48 horas. Aproveite!

 

Musculação emagrece! Comece agora a se preparar para o verão 2018!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário