Moringa oleífera – uma planta, muitos benefícios!
Cura pela Natureza

Moringa oleífera – uma planta, muitos benefícios!

fevereiro 21, 2018   •   por Karen Coelho

A Moringa está ficando cada vez mais conhecida dos adeptos dos tratamentos alternativos. Ela é utilizada por suas propriedades medicinais e também por que atua como um auxiliar do emagrecimento saudável.

Pouca gente sabe que moringa é uma árvore de origem indiana, isso porque hoje ela é comum em muitas partes do mundo e está cada dia mais famosa no Brasil.

Entre os seus principais benefícios a conhecida Moringa oleifera possui um poderoso efeito medicinal que pode curar até 300 doenças, segundo a tradicional medicina indiana. Pesquisas recentes também mostram que suas folhas são uma fonte inesgotável de valor nutricional.

Além de ser fonte de nutrição e energia natural, a moringa não é sustentada por açúcares. Ainda possui um grande poder analgésico, diminui a pressão arterial, ajuda a combater a insônia e é um poderoso desintoxicante, por fim ainda possui capacidade para puricar a água.

Por ser usada em diferentes culturas do mundo é uma prova de que os benefícios da árvore da vida não são fantasiosos ou apenas algo da cultura popular.

Prova disso é que recentes pesquisas cientificas mostraram que a moringa é um multivitamínico capaz de fornecer:

  • 25  vezes mais ferro que o espinafre;
  • 18 vezes mais potássio que as bananas;
  • 17 vezes mais cálcio que o leite;
  • 10 vezes mais vitamina A que a cenoura;
  • 09 vezes mais proteína do que iogurte;
  • 07 vezes mais vitamina C do que as laranjas;

Mas ainda há outros diversos benefícios que fisseram a moringa oleífera ficar conhecida como a árvore da vida e você vai conhecer todos eles agora.

moringa oleífera emagrece

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho, e hoje eu vou falar detalhadamente tudo que você preicsa saber sobre a moringa e os seus benefícios para a nossa saúde. Vem comigo!

O QUE É MORINGA?

Podemos facilmente a definir como “Milagre da botânica”.

Originária da Índia, é um verdadeiro milagre da natureza, principalmente pelo fato de que a árvore que produz a Moringa, consegue produzir algumas propriedades maravilhosas e que sem dúvida, conseguem transformar para melhor a vida das pessoas que fazem o correto consumo.

Muito conhecida como Moringa Oleífera, a planta faz parte da família Monogênica Moringaceae.

Existem diferentes formas pelas quais, a moringa oleífera pode ser consumida. As formas mais conhecidas, são:

  • Chá de moringa;
  • Cápsulas de moringa;
  • Óleo de moringa;
  • Folhas e flores da árvore, que são comestíveis;
  • Vagens que podem ser consumidas cozidas.

O componente é extraído de uma árvore, que pode ser encontrada em diferentes tamanhos, desde 5m até 12m de altura.

Ela consegue se desenvolver muito melhor, em ambientes selvagens, além de ser encontrada nas planícies, conseguindo se desenvolver muito bem mesmo no clima tropical.

CURIOSIDADE: TODAS AS PARTE DA ÁRVORE DA MORINGA OLEÍFERA É UTILIZADA.

Estudos realizados pelos melhores cientistas, com o auxílio de prossionais da área médica que acreditam no poder da medicina natural, identicaram que em cada parte da árvore, é possível encontrar uma certa quantidade de proteínas e vitaminas.

Nas sementes da moringa oleífera encontramos diversas propriedades, que demonstram a ecácia antimicrobiana, e os indianos conhecem bem esta, e outras tantas ações desse produto incrível.

A árvore possui em seu tronco dois alcaloides, que são conhecidos como Moringa e Moringinine. O caule contém moléculas, extremamente benécas para a vida de quem consome com frequência.

As lindas Fores que aparecem na árvore de moringa oleífera possui nove aminoácidos, são eles: sacarose, D-glicose, alcalóides, quecetina, potássio, kaempherol, rhimnetina, isoquecitrina e karmpferitina.

Existe ainda mais um componente que pode ser muito utilizado, pois contém vitamina C, compostos fenólicos e carotenóides que é a pre-vitamina A.

Os componentes mais conhecidos como ferro, cálcio, fósforo, cobre, vitamina A, B e C, tornam a Moringa Oleífera um completo e ótimo suplemento dietético.

Com cada uma das suas partes tendo diversas propriedades é fácil entender o porquê, a árvore da moringa é conhecida como “árvore da vida”.

E claro, não se deve apenas ao fato da quantidade de componentes encontrados, mas sim, ao fato de que cada um desses podem trazer benefícios incríveis para a saúde das pessoas.

Benefícios da moringa oleífera

Todas as partes da Moringa Oleifera, como folhas, caule, etc são utilizadas de diversas maneiras, e são incorporadas nas formulações de muitos remédios e cosméticos.

Ela contém cerca de 92 nutrientes e ainda 46 diferentes tipos de antioxidantes naturais. Possui também 36 substâncias anti-inflamatórias e ainda 18 aminoácidos, inclusive os 9 essenciais que o corpo humano não fabrica.

Você já viu até aqui diversos benefícios da moringa, agora vou listar todos os principais;

  • Reduz bastante os níveis de glicose no sangue;
  • Reduz o perigoso colesterol ruim (LDL);
  • Combate à anemia, devido a possui um alto teor de ferro;
  • Reduz também a pressão arterial;
  • Melhora as articulações, graças ao seus efeitos anti-inflamatório;
  • Combate a asma e doenças respiratórias;
  • Melhora cosideravelnente a imunidade do organismo;
  • Fortalece os músculos e ossos, pois possui calcio;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Melhora as funções mentais e cognitivas, como a memória e capacidade de aprendizagem;
  • Ajuda no crescimento do cabelo;
  • Protege o fígado e os rins;
  • Oferece mais beleza e saúde à pele;
  • Queima a gordura corporal;
  • Acelera o metabolismo;
  • Trata pacientes com HIV;
  • Aumenta a produção de leite materno;
  • Combate e previne a cegueira;
  • Fornece energia ao corpo.

Chá de Moringa

Várias lojas de produtos narutais vendem o chá de moringa oleífera, encontramos uma receita simples de se preparar, veja:

  1. Colocar uma colher de Chá de Moringa Oleifera em uma xícara;
  2. Colocar 200ml de água fervente na xícara;
  3. Deixar tampado de 3 a 5 minutos;
  4. Observar a coloração ideal (amarelo-dourado);
  5. Coar;
  6. Adoçar à gosto

O fabricante deste chá recomenda tomar 2x ao dia.

Composição da Moringa árvore

O tronco desta planta contém dois alcaloides, moringine e moringinine. Alguns elementos como a vanilina, a β-sitostenona, o β-sitosterol, ácido octacosanóico, hidroximilina e o o ácido 4- também podem ser retirados do caule de Moringa Oleifera mas precisam ser isolados.

Nas flores encontramos nove aminoácidos, quercetina, sacarose, D-glicose, alcaloides, cera, e também contém cálcio e potássio; flavonoides como alcaloides, kaempherol, rhamnetina, isoquercitrina e kaempferitrina.

E na forma isolada anti-hipertensores, tiocarbamato e isotiocianato glicosídeos da fase acetato do extrato alcoólico de vagens da Moringa.

A semente da Moringa Oleifera pode ser consumida diretamente, ou como farinha de moringa. Também pode-se fazer óleo doce, que comercialmente é conhecido como um óleo de boa qualidade.

Já nas folhas da Moringa Oleífera podemos encontrar boa quantidade de antioxidantes, tais como vitamina C, carotenoides, flavonoides e compostos fenólicos.

O óleo feito da semente de Moringa é rico em ácido oleico, o famoso ômega 9. Isso devido à composição de ácidos graxos presentes no óleo.

Moringa benefícios medicinais

Dentre os principais usos medicinais da Moringa Oleífera temos: Melhora a pressão, reduz o colesterol e os triglicerídeos, atua como diurético, protege o fígado, é antiespasmódica, atua como antimicrobiana, antifúngica e antibacteriana naturalmente.

Quando a medicina tradicional descobriu que a Moringa possuia diversas propriedades medicinais, foram realizados diversos estudos científicos para comprovar a eficácia desta planta no tratamento de diferentes tipos de doenças.

Dentre os estudos realizados foi destacado o elevado potencial de atuação desta planta, através do extrato bruto aquoso das sementes, que atua diretamente na atividade microbiana.

Sabendo disso é possível utilizar as propriedades da semente, para evitar o desenvolvimento de microorganismos como fungos, vírus e protozoários, que podem provocar diferentes doenças. Confira abaixo mais alguns dos seus principais benefícios medicinais:

TRATAMENTO CONTRA ENVELHECIMENTO

A Zeatina é um elemento que age no desenvolvimento das plantas. Ela é responsável pela divisão celular, crescimento das células e no atraso do envelhecimento das mesmas. Quando utilizadas em proporção adequada, consegue ter o mesmo desenvolvimento no organismo humano, retardando o envelhecimento do corpo fazendo com que a pele, órgãos e ossos sejam conservados, por mais tempo.

ELIMINAÇÃO DOS RADICAIS LIVRES

Os radicais livres são moléculas que quando encontradas em grandes quantidades em nosso organismo podem causar diversos problemas como a intoxicação e o envelhecimento da pele.

Na composição da moringa encontramos antioxidantes extremamente poderosos para conseguir evitar a proliferação dos radicais livres que atuam prejudicando as células sadias.

A Moringa Oleífera também faz muito bem para quem possui problemas com a tireoide. Pois seus extratos conseguem regular o hormônio da tireoide.

REDUÇÃO DA DIABETES, ANEMIA E COLESTEROL

Através do consumo da moringa seja em forma de chá, capsulas, semente, oleo… o organismo não consegue mais absorver por completo as gorduras ruins, sendo eliminadas por outras formas proporcionando a redução da diabetes e colesterol.

Se uma pessoa apresenta um quadro de anemia, é possível reverter com o consumo, pois a Moringa possui elevados níveis de ferro, sendo maior até mesmo do que os níveis presentes no espinafre.

AUMENTO DO LEITE MATERNO

Sim, estudos comprovaram também o cunsumo da moringa oleífera é capaz de aumentar a quantidade de produção de leite materno.

COMBATE AO CANCÊR

Estudos realizados por pesquisadores amaricanos, conseguiram comprovar que a planta contém poderosos agentes anticâncer, como o kaempferol, ramnetina e Isoquercitrin.

Nos diversos testes realizados, os agentes se mostraram eficazes especialmente contra o câncer de ovário, fígado, pulmão e também melanoma.

A realização de estudos como este desperta mais do que interesse. Desperta esperança para pacientes e familiares que estão no tratamento de câncer e na luta por dias mais saudáveis e melhores.

Usos da Moringa Oleífera nos cosméticos

Como pôde ser observado na breve explicação do início deste artigo, ela possui muitos compostos naturais em seu caule, nas suas flores e principalmente nas suas folhas e vagens, que podem ser isolados, formando a composição de muitos remédios e cosméticos.

Se você reparar, muitos dos compostos citados estão atrás dos frascos de shampoos, hidratantes, cremes e muitos outros tipos de cosméticos.

As sementes da Moringa Oleífera têm frações proteicas ideais e bem específicas para os produtos de cuidado com a pele e com os cabelos. Atuando principalmente na prevenção do envelhecimento precoce e na proteção da pele.

A Moringa também purifica a água

Uma curiosidade muito legal é que a Moringa Oleífera também é usada para purificação de águas. Sendo assim, você pode olhar no filtro da sua casa e encontrar alguns compostos isolados da Moringa Oleífera. Na composição dos elementos utilizados para purificação da água que você bebe. Seja em pequena escala, nos filtros residenciais, ou em grande escala, na filtragem de água.

Chá de Moringa emagrece?

Os compostos da Moringa Oleífera também fazem dela um excelente auxiliar para o emagrecimento saudável. Principalmente devido à grande quantidade de nutrientes que ela possui. É um suplemento alimentar natural. Ou seja, quando estamos fazendo uma dieta, tendemos a perder vitaminas e nutrientes essenciais. Muitas pessoas acabam optando por tomar remédios para suprir essa falta.

A Moringa Oleífera, naturalmente é capaz de fornecer muitos desses nutrientes que consumimos. Mas não para por aí, ela contém o ômega 9, que complementa o ômega 3 e o ômega 6 e que diferentemente desses dois é uma gordura monoinsaturada. Ou seja, tem uma única ligação dupla de carbono em sua molécula. Isso o torna muito mais flexível e fácil de ser metabolizado.

O ômega 9, além de ser uma excelente fonte de energia e por tanto, ser um ótimo pré-treino, é capaz de acelerar o metabolismo e aumentar a sensação de saciedade. Sendo assim a Moringa Oleífera, além de todos os benefícios medicinais, todos os nutrientes que nos fornece, também auxilia no emagrecimento de uma maneira muito saudável.

E aí gostou de conhecer um pouco mais sobre a Moringa Oleífera? Deixe sua opinião abaixo nos comentários!

Fonte: Este artigo foi escrito tendo como base, entre outras fontes, um artigo científico da Embrapa: https://www.embrapa.br/

Moringa oleífera – uma planta, muitos benefícios!
5 (100%) 1 vote
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
4 comentários
  1. julho 27, 2018

    […] Leia também: Moringa: Descubra porque ela é considerada a planta da vida! […]

  2. Naty
    agosto 06, 2018

    Oi Karen! Gostei muito do seu artigo sobre a moringa oleífera. Apesar de saber que ela é muito elogiada, gostei ainda mais dos benefícios que li aqui sobre ela. Parabéns!

  3. norico hasushi kashivazaki
    agosto 20, 2018

    gostaria de saber por que tem tanta diferenca entre um fabricante e outro, no preço,na sua opiniao qual é o fabricante em que posso confiar.

    • agosto 21, 2018

      Verdade, mas eu não sei… vou pesquisar sobre o assunto e publico em um novo artigo.

Deixe seu Comentário