Moringa oleífera – uma planta, muitos benefícios!
Emagrecimento

Moringa oleífera – uma planta, muitos benefícios!

fevereiro 21, 2018   •   por Karen Coelho

A Moringa Oleífera está ficando cada vez mais conhecida dos adeptos dos tratamentos alternativos. Ela é utilizada por suas propriedades medicinais e também por que atua como um auxiliar do emagrecimento saudável.moringa oleífera emagrece

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho, coach de emagrecimento e hoje eu vou falar um pouquinho sobre a moringa oleífera e os seus benefícios para a nossa saúde. Vem comigo!

Benefícios da moringa oleífera

As partes da Moringa Oleifera, como folhas, caule, etc são utilizadas de diversas maneiras, e são incorporadas nas formulações de muitos remédios e cosméticos.

Ela contém cerca de 92 nutrientes e ainda 46 diferentes tipos de antioxidantes naturais. Possui também 36 substâncias anti-inflamatórias e ainda 18 aminoácidos, inclusive os 9 essenciais que o corpo humano não fabrica.

Composição da Moringa Oleíferamoringa oleífera suplemento

O tronco desta planta contém dois alcaloides, moringine e moringinine. Alguns elementos como a vanilina, a β-sitostenona, o β-sitosterol, ácido octacosanóico, hidroximilina e o o ácido 4- também podem ser retirados do caule de Moringa Oleifera mas precisam ser isolados.

Nas flores encontramos nove aminoácidos, quercetina, sacarose, D-glicose, alcaloides, cera, e também contém cálcio e potássio; flavonoides como alcaloides, kaempherol, rhamnetina, isoquercitrina e kaempferitrina.

E na forma isolada anti-hipertensores, tiocarbamato e isotiocianato glicosídeos da fase acetato do extrato alcoólico de vagens da Moringa.

A semente da Moringa Oleifera pode ser consumida diretamente, ou como farinha de moringa. Também pode-se fazer óleo doce, que comercialmente é conhecido como um óleo de boa qualidade.

Já nas folhas da Moringa Oleífera podemos encontrar boa quantidade de antioxidantes, tais como vitamina C, carotenoides, flavonoides e compostos fenólicos.

O óleo feito da semente de Moringa é rico em ácido oleico, o famoso ômega 9. Isso devido à composição de ácidos graxos presentes no óleo.

A Moringa Oleífera e seus usos medicinaismoringa oleífera suplemento natural

Dentre os principais usos medicinais da Moringa Oleífera temos: Melhora a pressão, reduz o colesterol e os triglicerídeos, atua como diurético, protege o fígado, é antiespasmódica, atua como antimicrobiana, antifúngica e antibacteriana naturalmente.

A Moringa Oleífera também faz muito bem para quem possui problemas com a tireoide. Pois seus extratos conseguem regular o hormônio da tireoide.

Usos da Moringa Oleífera nos cosméticos

Como pôde ser observado na breve explicação do início deste artigo, ela possui muitos compostos naturais em seu caule, nas suas flores e principalmente nas suas folhas e vagens, que podem ser isolados, formando a composição de muitos remédios e cosméticos.

Se você reparar, muitos dos compostos citados estão atrás dos frascos de shampoos, hidratantes, cremes e muitos outros tipos de cosméticos.

As sementes da Moringa Oleífera têm frações proteicas ideais e bem específicas para os produtos de cuidado com a pele e com os cabelos. Atuando principalmente na prevenção do envelhecimento precoce e na proteção da pele.

A Moringa Oleífera também purifica a águamoringa oleífera onde encontrar

Uma curiosidade muito legal é que a Moringa Oleífera também é usada para purificação de águas. Sendo assim, você pode olhar no filtro da sua casa e encontrar alguns compostos isolados da Moringa Oleífera. Na composição dos elementos utilizados para purificação da água que você bebe. Seja em pequena escala, nos filtros residenciais, ou em grande escala, na filtragem de água.

A Moringa Oleífera para o emagrecimento

Os compostos da Moringa Oleífera também fazem dela um excelente auxiliar para o emagrecimento saudável. Principalmente devido à grande quantidade de nutrientes que ela possui. É um suplemento alimentar natural. Ou seja, quando estamos fazendo uma dieta, tendemos a perder vitaminas e nutrientes essenciais. Muitas pessoas acabam optando por tomar remédios para suprir essa falta. A Moringa Oleífera, naturalmente é capaz de fornecer muitos desses nutrientes que consumimos. Mas não para por aí, ela contém o ômega 9, que complementa o ômega 3 e o ômega 6 e que diferentemente desses dois é uma gordura monoinsaturada. Ou seja, tem uma única ligação dupla de carbono em sua molécula. Isso o torna muito mais flexível e fácil de ser metabolizado.moringa oleífera dieta

O ômega 9, além de ser uma excelente fonte de energia e por tanto, ser um ótimo pré-treino, é capaz de acelerar o metabolismo e aumentar a sensação de saciedade. Sendo assim a Moringa Oleífera, além de todos os benefícios medicinais, todos os nutrientes que nos fornece, também auxilia no emagrecimento de uma maneira muito saudável.

E aí gostou de conhecer um pouco mais sobre a Moringa Oleífera? Deixe sua opinião abaixo nos comentários!

 

Fonte: Este artigo foi escrito tendo como base um artigo científico da Embrapa: https://www.embrapa.br/

Moringa oleífera – uma planta, muitos benefícios!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário