Kombucha – o que é e como fazer a sua em casa!
Cura pela Natureza

Kombucha – o que é e como fazer a sua em casa!

março 16, 2018   •   por Karen Coelho

kombucha fermentaçãoA kombucha está ficando cada vez mais popular no mundo fitness e nas lojinhas de produtos naturais. Mas você sabe o que é? Para que serve? E como tomar? Se está buscando descobrir, veio ao lugar certo. Confira!

O que é a kombucha?kombucha colônia de bactérias

É uma bebida bem antiga conseguida a partir da fermentação de algum chá ou infusão adoçada. Com este processo de fermentação, a kombucha oferece probióticos, que são microorganismos que fazem bem para nossa flora intestinal. Além de enzimas que ajudam na digestão e vitaminas, como por exemplo a vitamina K e do complexo B. E ainda por cima, é saborosa e frisante.

Atualmente está sendo um substituto saudável para os refrigerantes e bebidas alcoólicas. Contribuindo com a dieta de quem quer levar um estilo de vida mais saudável.

É possível fazer a kombucha em casa?kombucha em casa

Sim, é possível e o processo é bem simples. Você precisa de:
– 1 colônia de Kombucha e 100ml do starter
– 1 litro de chá adoçado (chá verde, chá mate, chá branco…), adoce como você tomaria normalmente (prefira demerara).
– 1 pote de boca larga de 1 litro para fazer a fermentação.
– 1 garrafa pet de 1 litro para o envase
– Especiarias a seu gosto ou frutas para dar o sabor

Como preparar:

1) Basta misturar o chá adoçado com a colônia e o starter. Tudo isso, em temperatura ambiente.

2) Depois é só cobrir o pote com um pano, vedar com um elástico na boca e deixar a temperatura ambiente. Não deixe diretamente na luz solar.

3) Em um espaço de 2 em 2 dias, vá experimentando a mistura. Que pode levar entre 5 e 15 dias para completar seu ciclo

4) Depois desta primeira fermentação, retire 90% do líquido para a garrafa pet e “tempere” com o sabor que você desejar.

5) Depois de saborizado, feche a garrafa e certifique-se que ficou muito bem fechada. Deixe essa mistura fora da geladeira e espere a garrafa pegar pressão. Quando isso ocorrer, é só por para gelar e depois consumir a sua kombucha.

A partir do scoby e com o líquido que ficaram no pote, basta adicionar mais chá e recomeçar todo o processo para fazer mais kombucha.

O que é scoby?kombucha o que é scoby

SCOBY  significa comunidade simbiótica de bactérias e leveduras, que é uma tradução direta do inglês( symbiotic culture of bacteria and yeast) representa uma união de mais de 30 tipos de bactérias e leveduras diferentes vivendo em simbiose e harmonia, que se alimentam do substrato de chá e de açúcar que colocamos no pote. Ao se alimentarem, liberam muitas substâncias benéficas como por exemplo ácido lático, acético, algumas enzimas e muitas vitaminas. Os cuidados com o scoby (colônia) são simples e podem ser feitos em casa também. Com os 10  % que sobraram na garrafa você pode ir reutilizando seu scoby, mantendo-o em líquido para que esteja sempre saudável.

O scoby pode ser reutilizado em sua kombucha – dicaskombucha reutilizar

Não o refrigere e também não tampe. Apenas cubra com pano e prenda com elástico.

Você pode utilizar açúcar branco, cristal ou demerara. Eles serão o alimento da colônia. Outros tipos de açúcares a colônia não consegue metabolizar.
Os tipos de chá devem ser branco, preto, verde, mate ou hibisco e verde. Chás saborizados não irão funcionar.

Garrafas de vidro podem ser usadas para servir o kombucha, porém não são indicadas para envasar. Pois a fermentação pode explodir uma garrafa de vidro. É muito sério

Não deixe a sua mistura descoberta. Qualquer elemento que venha de fora pode contaminar e inutilizar toda a colônia.

A temperatura ideal é sempre a ambiente, a não ser na hora de servir, que pode colocar para gelar.

A colônia cresce muito rápiso então dá para fazer muitas coisas, como por exemplo sabonetes, máscaras faciais e muito mais.

Caso ocorra a presença de algum fungo ou mofo, não beba mais, jogue fora e comece tudo novamente.

Após a fermentação você pode adicionar qualquer sabor que te agrade. O céu é o limite com a sua kombucha.

É melhor fazer a kombucha em casa ou comprar pronta?kombucha em casa ou pronta

Apesar de aqui eu ser bem adepta das indicações naturais, aqui no Brasil nenhuma empresa ainda pasteurizou a bebida. Então, onde você encontrar, será feita a partir deste processo. Só vai te poupar o trabalho. Mas sempre vale a pena pesquisar antes, pois nunca se sabe quando as surpresas, Ruins nesse caso, vão aparecer.

E aí, gostou de saber o que é e como fazer a sua própria kombucha? Deixe seu comentário abaixo.

Kombucha – o que é e como fazer a sua em casa!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário