Kefir: Descubra os benefícios deste super alimento
Receitas Fit

Kefir: Descubra os benefícios deste super alimento

fevereiro 18, 2019   •   por Karen Coelho

KNão é de hoje que os superalimentos surgem no mercado com o intuito de trazer benefícios a saúde humana. Um deles é o kefir, você o conhece? Caso tenha ouvido falar ou não sabe bem ao certo do que se trata aproveite que encontrou este artigo e o leia atentamente até o final, pois irei compartilhar todas as informações a respeito.

E se até o fim deste post lhe surgir alguma dúvida é só utilizar o campo dos comentários ao final para enviar a sua mensagem e assim podermos te responder o mais rápido possível, certo? Então, vamos lá.

O que é Kefir?

O Kefir (kéfir, kephir ou quefir) nada mais é do que um tipo de bebida fermentada que provavelmente tenha surgido na região das montanhas do Cáucaso a partir dos chamados grãos de kefir, os quais são um conjunto de variados microrganismos responsáveis justamente pela fermentação do líquido que pode ser encontrado de dois tipos, a saber: o kefir de leite e o de água.

Graças a fermentação, o líquido obtido oferece várias vitaminas, minerais e aminoácidos, o que gera maior nutrição ao organismo humano. Veja a seguir alguns detalhes interessantes sobre os dois tipos de kefir.

Kefir de Leite

Curiosamente o kefir é mais antigo do que se possa imaginar. Ele era conhecido na antiguidade como a “bebida do profeta”, uma alusão ao profeta Maomé que teria recebido os grãos diretamente das mãos de Alá.

Pois bem, os grãos de kefir de leite são brancos e possuem uma aparência semelhante à de uma couve flor, e o seu cultivo pode ser do leite tanto da vaca, como da ovelha e da cabra.

Para ter ideia, as bactérias presentes na bebida metabolizam o açúcar do leite (lactose) e sintetiza o ácido lático, além de modificar os sais do cálcio permitindo ao organismo humano maior absorção de vários elementos importantes como, por exemplo, a vitamina e as enzimas.

Kefir de água

Também conhecido como tibico é bastante provável que sua origem se reporte ao México por volta do ano de 1899.

Os grãos de kefir de água são geralmente transparentes e se alimentam de líquidos açucarados como, por exemplo o açúcar mascavo, para que possa produzir o ácido láctico, o etanol (álcool) e o CO2 (dióxido de carbono).

Eles se multiplicam e acabam consumindo o açúcar e potencializando os minerais, de modo que forneçam em contrapartida ao organismo uma bebida refrescante e um pouco gaseificada.

Principais benefícios do Kefir para à saúde

O kefir é considerado um probiótico bastante potente que oferece maior aproveitamento nutricional, além da restauração de partes intestinais e melhora nos processos digestivos. Veja a seguir quais são os outros benefícios que o kefir proporciona a saúde humana.

1. Atua como um regulador da flora intestinal

Se por algum motivo você possui problemas e/ou dificuldades relacionadas ao seu sistema intestinal, em especial a flora precisa consumir o kefir, o qual é excelente no combate e eliminação das toxinas relacionadas ao órgão como, por exemplo, a diminuição da prisão de ventre, o tratamento das úlceras estomacais e a prevenção de síndromes como a do intestino irritável.

2. Atua na diminuição do colesterol

Se você tem problemas com as taxas de colesterol deve investir no Kefir, pois ele é excelente na redução das taxas de LDL devido a presença do ácido láctico que metaboliza os excessos encontrados e os elimina por meio das fezes.

3. Possui ação anti-estresse

Em tempos de intensa correria, nervosismo e estresse, nada melhor do que contar com um alimento que auxilia na redução desses elementos que só causam incômodo.

O Kefir possui em sua composição boas quantidades de Tripofano, um tipo de aminoácido que o organismo não consegue produzir, além de possibilitar o aumento da serotonina, melhora do humor, do bem-estar (físico e emocional) e ainda a regulagem do sono, ou seja, tudo o que você precisa para ter energia e disposição diárias.

4. Excelente para a melhora das unhas, pele e cabelo

A ingestão do Kefir possibilita a aquisição de vitaminas importantes como é o caso da vitamina D e a riboflavina, que são importantes para a melhoria das unhas deixando-as mais fortes e os cabelos mais brilhantes.

Quanto a pele a mesma sofre uma renovação devido ao alto poder desintoxicante característico do kefir que é excelente para a prevenção do envelhecimento.

5. Previne alergias

Se você é propenso a desenvolver problemas alérgicos como, por exemplo a rinite e a asma precisa consumir o kefir, pois o mesmo é excelente para prevenir o surgimento desses males do trato respiratório.

Pois bem, esses foram alguns dos benefícios encontrados com o uso regular do Kefir.

Então, tá esperando o quê para começar e garantir todos eles? Aproveite e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais. Até mais!

Kefir: Descubra os benefícios deste super alimento
5 (100%) 1 vote
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário