Insulina: Tudo o que você precisa saber!
Saúde

Insulina: Tudo o que você precisa saber!

junho 02, 2018   •   por Karen Coelho

Geralmente quando se fala em insulina é comum pensar em diabetes e suas variantes. Mas nem todo mundo sabe que a insulina é um tipo de hormônio que tem como uma das suas principais funções regular os níveis de glicose no sangue.

A lembrança (ou relação) imediata a diabetes é devido a deficiência na produção deste hormônio. Quando há problemas relacionados a diferença de níveis da glicose no sangue o médico geralmente solicita ao paciente uma dieta restritiva acompanhada de exercícios leves, para que se obtenha o equilíbrio das taxas.

Se você é uma pessoa preocupada com a sua própria saúde e dos familiares não pode deixar de ler este artigo que preparei com o intuito de esclarecer todos os detalhes referentes a insulina. Continue comigo.

O que é a Insulina?

insulina remédio

Como já havia adiantado, a Insulina é um tipo de hormônio que é produzido nos pâncreas e uma de suas principais atribuições é de baixar os níveis de glicose presentes no sangue. Para ter ideia, a glicose é um tipo de carboidrato que oferece uma fonte de energia as células do corpo e que está presente em diversos alimentos, inclusive em um dos reis dos carboidratos: o macarrão.

Tipos de Insulina

insulina diabetes

São conhecidos quatro tipos de insulina, a saber:

Insulina Detemir, Glargina e Deglutega – É a insulina que se caracteriza por uma ação prolongada ou lenta que geralmente dura um dia inteiro fazendo com que o nível de sangue se mantenha constante como meio de se assemelhar a insulina basal. A Detemir e a Deglutega duram mais de 24 horas, enquanto a Glargina supera 30 horas.

Insulina Lenta, NPH ou NPL – Trata-se do tipo de insulina que possui ação intermediária e por isso tem uma duração média entre 12 e 24 horas. Ela também possui a capacidade de imitar a insulina basal.

Insulina Regular – É o tipo de insulina conhecida pela sua ação rápida e que sua aplicação deve ser realizada 30 minutos antes de fazer a alimentação nas principais refeições ou 3 vezes ao dia. Desta forma, ela auxilia a manter o nível de glicose estável após a alimentação.

Insulina Glulisina, Aspart ou Lispro – É o tipo de insulina conhecida pela sua ação ultrarrápida e que por isso apresenta efeitos imediatos. Ela deve ser aplicada segundos antes de comer ou assim que terminar a refeição para que possa imitar a ação da insulina.

Subida e descida da glicose: Como funciona?

insulina como produz

Quem sofre com diabetes sabe que os níveis de glicose podem se alterar facilmente no organismo e o tratamento realizado com o acompanhamento médico tem como objetivo regular essas taxas.

Desde 2003, a Associação Americana de Diabetes (ADA) adotou, como média, para os níveis equilibrados de glicose no organismo de jejum entre 70 e 100 mg/dL. Por ora, uma pessoa diabética possui taxas mais elevadas e deve ficar atenta para não ter maiores complicações de saúde.

Todavia, existem fatores que podem influenciar consideravelmente no aumento da glicose no sangue como, por exemplo, o nervosismo, o estresse e certos medicamentos que possuem em sua composição a cortisona.

Consciente destes fatores é importante que monitore constantemente a sua glicose para garantir uma vida mais equilibrada e saudável.

Aproveite que chegou até aqui e leia o post abaixo sobre Resistência à Insulina. Boa leitura!

 

 

 

 

 

 

Insulina: Tudo o que você precisa saber!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário