Infecção urinária – como prevenir este mal?
Doenças

Infecção urinária – como prevenir este mal?

setembro 26, 2017   •   por Karen Coelho

Infecção urináriao que é  infecção urinária

A infecção urinária é uma doença muito comum entre as mulheres, no entanto os homens também podem adquiri-la. Segundo pesquisas cerca de 50% das mulheres já tiveram o problema pelo menos uma vez na vida. No entanto, quem já apresentou os sintomas uma vez corre o risco de ter novamente, pois as bactérias causadoras da infecção podem se tornar resistentes devido ao uso de antibióticos.

Para saber tudo sobre essa doença, veja a seguir quais são as suas causas, principais sintomas, tratamentos, além de outras dicas.

O que é infecção urinária?

Chamada de infecção do trato urinário, a infecção urinária é uma doença que atinge qualquer parte do sistema urinário, que pode ser os rins, bexiga e ureta. No entanto ela é mais comum na parte inferior do trato urinário, que é formado pela bexiga e ureta. Existem 4 tipos de infecção urinária:

  • Cistite (infecção na bexiga);
  • Uretrite (infecção na uretra);
  • Pielonefrite (infecção nos rins);
  • Infecção nos ureteres.

Causas da infecção urinária

As causas podem variar de acordo com o local acometido pela infecção. Os tipos mais frequentes são as cistite e uretrite, que atingem a bexiga e a ureta. Veja a seguir quais fatores podem causar uma infecção urinária.

  • Relação sexual;
  • Uso de espermicida;
  • Uso do cateter ou diafragma;
  • Gravidez;
  • Sistema imunológico reprimido;

– As mulheres têm mais chances de ter uma infecção urinária porque têm uma ureta menor. Isso porque quando a ureta é menor o caminho que a bactéria precisa fazer para chegar até a bexiga é menor, o que facilita a sua entrada.

– Quem tem vida sexualmente ativa corre mais risco de contrair a infecção.

– O uso de alguns tipos de métodos contraceptivos, principalmente espermicidas, pode aumentar o risco de infecção urinária.

– Mulheres que já chegaram na menopausa precisam ter atenção especial quando se trata do assunto. Isso porque a baixa quantidade de estrogênio causas mudanças no sistema urinário que podem facilitar a entrada de bactérias.

– Pessoas que costumam ter pedras nos rins também têm mais chances de adquirir uma infecção urinária.

– Imunidade baixa também é um fator de risco, pois quando ela está comprometida não consegue impedir a entrada de bactérias que causam infecções.

Sintomas de Infecção urinária

A infecção urinária pode ser silenciosa na maioria das vezes, mas quando tem sintomas, os mais comuns são:

  • Dor e ardência ao urinar
  • Necessidade de urinar mais vezes;
  • Urina escura
  • Urina com presença de sangue
  • Urina com cheiro muito forte
  • Dor na região pélvica
  • Dor no reto
  • Incontinência urinária

Vale lembrar que esses sintomas podem variar de acordo com o tipo de infecção, mas geralmente são muito parecidos.

Tratamento da infecção urinária

Após o diagnóstico confirmado da doença, o médico pode receitar o uso de medicamentos como antibióticos para tratar a infecção, e analgésicos para a aliviar os sintomas. Para tratar a infecção urinária é muito importante seguir todas as recomendações do médico e tomar os medicamentos corretamente, sem interrupções.

Tratamento natural

Além do tratamento convencional, também vale a pena apostar nos tratamentos naturais para infecção urinária. Veja a seguir o que você pode fazer para se livrar dessa doença, sem utilizar medicamentos.

Chá de alho: O alho é um poderoso antibiótico natural, já que ele ajuda a curar infecções. Para fazer i chá descasque dois alhos, adicione uma xícara de agua morna e deixa descansar por 5 minutos. Beba a mistura ainda morna três vezes ao dia.

Chá de cebola: A cebola também é uma boa opção de tratamento natural para infecção urinária, pois ela é diurética e antibacteriana. Para fazer o chá descasque uma cebola média em pedaços grandes e coloque para ferver com meio litro de água por cerca de 20 minutos.  Retire do fogo e deixa descansando por no mínimo 6 horas. Depois é só coar e beber o chá.

Como prevenir a infecção urinária infecção urinária como tratar

Para evitar que a doença apareça é muito importante seguir algumas recomendações simples. São dicas fáceis e simples de seguir, mas que fazem toda a diferença.  Veja a seguir algumas dicas de como evitar a infecção urinária.

Reduza o açúcar – Quem tem infecção urinária frequentemente precisa reduzir ao máximo a quantidade de açúcar consumido na alimentação. Isso porque o açúcar está associado a um número maior de infecções urinárias.

Evite alguns alimentos – O consumo de refrigerantes, café e comidas muito apimentadas também podem favorecer o aparecimento da doença. Por isso, quem já tem uma tendência a ter o problema precisa evitar esses alimentos.

Beba muita água – Beber muito água durante o dia também ajuda a prevenir a infecção urinária. Isso porque ela ajuda a evitar que bactérias se instalem no organismo. O ideal é consumir no mínimo 2 litros de água diariamente.

Não segure xixi – O hábito de segurar a urina por muito tempo pode facilitar o crescimento de bactérias que causam a infecção urinária. Por isso, ao sentir vontade de fazer xixi é preciso ir o mais rápido que puder. Também é importante urinar logo após a relação sexual para evitar que bactérias fiquem alojadas na ureta.

Mantenha a região íntima sempre seca e limpa – Para evitar o desenvolvimento de bactérias no trato urinário, é fundamental manter a região íntima sempre seca e limpa. As mulheres precisam de atenção especial, e após ir ao banheiro o ideal é se limpar de frente para trás para evitar que bactérias presentes nas fezes entrem no canal da ureta.

Evite usar espermicidas – O uso de espermicidas como método contraceptivo deve ser evitado, pois eles podem aumentar a irritação no local e ainda facilitar o crescimento de bactérias. Além disso, o uso de preservativos sem lubrificantes pode causar irritação e facilitar uma infecção urinária.

Aposte nos probióticos – Os probióticos ajudam a prevenir infecções urinárias, pois eles ajudam a evitar o crescimento excessivo de microorganismos que causam a doença.

Para evitar complicações da doença, ao sentir alguns dos sintomas de infecção urinária procure um médico. Além disso, nunca use medicamentos sem a indicação de um médico, pois isso pode piorar ainda mais o problema. O ideal é mais seguro para a saúde é buscar a ajuda de um médico para realizar o tratamento mais indicado para o seu caso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Infecção urinária – como prevenir este mal?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário