Gordura localizada – o que é e como se livrar?
Emagrecimento

Gordura localizada – o que é e como se livrar?

março 22, 2018   •   por Karen Coelho

A gordura localizada é realmente um grande problema que atormenta a maioria das mulheres. Principalmente quando resolve se instalar na região abdominal. Se o seu tormento é a gordura localizada e você quer entender melhor como ela se forma e como se livrar dela, continue lendo este artigo.

gordura localizada como se acumula

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho, coach de emagrecimento e hoje vamos conversar sobre um assunto bem chato, que causa um certo pânico em nós mulheres, mas insiste em fazer parte da nossa vida. A gordura localizada! Vamos?

O que é a gordura localizada?gordura localizada o que é

Primeiramente, para entendermos direito o que é a gordura localizada, precisamos entender que ela é composta todo e qualquer tipo de gordura extra que consumimos, que nosso corpo “reserva” em determinadas áreas que são denominadas depósitos. Após serem armazenadas, fica muito difícil, queimar o estoque desses depósitos de gordura. Sendo assim, tudo o que ingerimos além no estritamente necessário, será guardado nessas reservas, a não ser que aumentemos nossa necessidade calórica diária. Calma, eu vou explicar melhor. Veja.

Onde a gordura localizada se deposita?gordura localizada onde se deposita

As áreas de reserva de gorduras mais comuns, principalmente nas mulheres são: abdômen, nos flancos (os famosos pneuzinhos), na parte traseira dos braços, na lateral do peito, logo abaixo das axilas e culotes. Quando os depósitos de gordura ficam cheios, novos pontos de estoque começam a surgir e a obesidade vai aparecendo! Mesmo nos casos de lipoaspiração, quando você retira uma célula de gordura (que não vai voltar mais), se não tiver disciplina, aparecem novas células e novos locais de armazenamento. O que vai fazer você engordar tudo de novo. E ainda podem começar a migrar para as costas e braços. Já reparou que que faz lipo mas continua engordando fica com braços e costas mais avantajados? Então, é por isso!

Porque a gordura localizada se acumula?gordura localizada por que se acumula

Nosso cérebro é composto por três camadas principais: o arquicórtex (arquipálio, cérebro primitivo ou cérebro reptiliano), o paleocórtex (paleopálio ou sistema límbico) e o néocortex (ou neopálio). Nosso cérebro reptiliano, única parte ativa do homem primitivo, é programado para a sobrevivência. Logo, tem em sua programação original, que precisa fazer reservas de energia para passar eventuais longos períodos sem receber nutrientes. Essa programação é a capacidade que seu cérebro tem de fazer com que seu corpo consiga sobreviver por longos períodos mesmo se você se perder, se perder a consciência ou algo do tipo. Você já deve ter visto algum caso onde alguém conseguiu sobreviver mesmo depois de perdido por dias em um deserto, ou soterrado, ou algo do tipo. Isso ocorre graças à essa reserva. Mas, caso você não necessite dela e vá acumulando cada vez mais, você ficará obeso. Toda as vezes que comemos e ficamos satisfeitos, estamos comento o suficiente para nutrir nosso corpo e ainda estocar o necessário para as reservas essenciais. Se comemos além da saciedade, nosso corpo entende que estamos fazendo isso por que sabemos que vamos passar um longo período sem comer, daí então, vai armazenar cada vez mais.

Quando é que utilizamos essas reservas de gordura localizada?gordura localizada como perder

Sendo bem direta, apenas quando não temos mais de onde tirar energia. Em primeiro lugar, nosso corpo vai retirar energia da glicose presente no nosso sangue. Quando essa fonte for reduzida, o organismo buscará sustento na glicose que foi estocada no fígado na forma de glicogênio. Daí a importância de cortar ou diminuir o açúcar na dieta. Logo depois, utilizamos energia da quebra das proteínas dos nossos músculos. Daí a importância das atividades físicas. E no fim de tudo, nosso corpo utilizará as reservas de gordura localizada.  Este é o motivo de ser tão difícil perder os pneuzinhos.

Como evitar a gordura localizada? 5 Dicasgordura localizada como evitar

Vou começar essas dicas de como evitar a gordura localizada utilizando exemplos que vejo em relatos aqui no blog e pessoalmente também.

Dica 1 – Pare de comer antes mesmo de se sentir saciado

Muitas pessoas dizem que comem, comem, comem e não se sentem saciadas. E isso é tão simples de ser resolvido, estipule uma quantidade (com um nutricionista é a melhor opção) para que você não se sinta mal. E pare de comer mesmo que não esteja saciado. Nosso cérebro demora para processar informação de saciedade, principalmente quando estamos muito acostumados a comer mais do que devemos. Isso nos leva a próxima dica.

Dica 2 – Para evitar a gordura localizada, coma devagar!gordura localizada comer devagar

Como nosso cérebro demora para processar a informação de que já estamos saciados, se você seguir somente a dica 1, pode ficar com a sensação de que realmente está comento pouco e está se esforçando muito além da conta para emagrecer. Por isso, comer mais devagar pode te ajudar a ter a impressão de que está comento a quantidade suficiente. Pois ainda durante a refeição seu cérebro terá tempo para entender que já está ficando satisfeito.

Dica 3 – Não abuse no final de semana

Um dos relatos mais constantes que leio é sobre a jacada do final de semana. Durante a semana seguimos direitinho a dieta e a rotina de atividades físicas, mas durante o fim de semana jogamos tudo para o alto e largamos de mão. Isso é um erro muito comum. Mas com certeza é fatal para não conseguir eliminar a gordura localizada. Durante a semana, o que você consome está sendo queimado e o seu corpo entra em uma rotina. Aí no final de semana você repõe todo o estoque de gordura excedente e ainda por cima, não queima nem metade do que comeu de excedente. Uma verdadeira confusão para o metabolismo. Fazer dieta somente durante a semana, não funciona!

Dica 4 – não deposite a sua felicidade na comidagordura localizada procure um coach

Muitas pessoas dizem que seguem a dieta, mas quando estão tristes, ou estressados, ou ansiosos, ou felizes demais, acabam comendo ou bebendo, seja para afogar as mágoas, seja para comemorar. Percebeu? São desculpas para comer. O cérebro do obeso é literalmente viciado em comida. Tudo isso por transmissores neurais e hormônios como a serotonina e a endorfina, responsáveis pelo prazer. Mas você pode conseguir a liberação desses neurotransmissores e hormônios, de outra forma. Fazendo outra coisa que te proporcione prazer. Isso nos leva à 5ª e última dica, veja!

Dica 5 – Procure um coach de emagrecimento

O coach de emagrecimento consegue transformar a sua mente através de um método científico comprovado. Ele vai ajudar você a se livrar de uma vez por todas dos seus próprios sabotadores. E além de exterminar a gordura localizada, você vai emagrecer de uma vez por todas!

 

Gordura localizada – o que é e como se livrar?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
1 comentário
  1. março 26, 2018

    […] Se a pessoa come muito açúcar e não pratica atividade física, vai ganhar peso e adquirir principalmente a temida gordura localizada. […]

Deixe seu Comentário