Fluoxetina: para que serve e efeitos colaterais
Medicamentos Saúde

Fluoxetina: para que serve e efeitos colaterais

agosto 27, 2017   •   por Karen Coelho

Se você está tentando emagrecer, é provável que já ouviu falar sobre a fluoxetina, um medicamento de indicação controlada que tem como efeito colateral e perda de peso e do apetite. Mas será que é seguro associa-la a esta finalidade? Antes que você comece a fazer uso dela, vou te contar tudo sobre a fluoxetina: para que serve exatamente e quando é recomendada. Acompanhe no artigo de hoje!

Fluoxetina para que serve

Fluoxetina para que serve

Olá, eu sou a Renata e sou redatora do blog da Karen. Hoje vou contar um pouco sobre a fluoxetina que, como eu disse lá em cima, é um medicamento de uso controlado. Ou seja, já adianto que você só poderá ter acesso à ele com a indicação de um médico especializado. Caso alguém que não seja da área te ofereça a fluoxetina para emagrecer sem prescrição, desconfie!
Acredite, isso é mais comum do que se imagina: afinal, a função mais conhecida desse medicamento é a perda de peso. E realmente ela faz com que o emagrecimento ocorra, mas não exatamente pelos motivos que as pessoas pensam. Na verdade, a fluoxetina tem outra indicação: tratamentos psiquiátricos e psicológicos. Isso porque ela atua como uma recaptadora de serotonina, o hormônio responsável por sensações boas, como a felicidade.

Fluoxetina: para que serve – Emagrecimento

Então, a fluoxetina não emagrece? Como eu disse lá em cima, ela emagrece exatamente por controlar o hormônio serotonina. Quando estamos com baixa de serotonina, sentimos um excesso de desejo de comida, porque precisamos compensar essa falta a todo momento com alimentos.
Mas a realidade é que nem todos que comem compulsivamente têm, de fato, um problema físico que precisa ser suprido com medicamentos. Muitas vezes, apenas é um hábito ruim que precisa ser alterado com um pouco de esforço ou até mesmo com a intervenção de psicoterapia. Logo, utilizar um remédio controlado não é a solução mais inteligente, especialmente a fluoxetina que pode apresentar efeitos colaterais bem ruins, como náuseas, vômitos, dores de cabeça e alterações sérias no humor.

Fluoxetina para que serve

Fluoxetina para que serve

Fluoxetina – para que serve, afinal?

Agora, vamos entender em que casos este medicamento é realmente indicado e quando você poderá tomá-lo sem preocupações. Antes de mais nada, saiba que só deve fazer uso dele quando um médico especialista te recomendar, tudo bem?

Fluoxetina – para que serve: Transtornos psicológicos e psiquiátricos

Como eu disse lá em cima, a fluoxetina é indicada para tratar transtornos psiquiátricos e psicológicos como depressão, síndrome do pânico, ansiedade grave e outros. Ela ajudará a regular os níveis de serotonina, levando a uma melhora significativa do paciente. Por esse motivo é que ela não é indicada para pacientes comuns.

Fluoxetina – para que serve: Outros casos

Pode ser que um médico indique a fluoxetina para pacientes muito obesos e que tenham de fato um transtorno alimentar problemático, como bulimia ou excesso de compulsão alimentar, que não passa com psicoterapia. Mas é preciso entender que esses são casos isolados.

Dicas Extras

Apesar de haver indicação da fluoxetina para pacientes obesos com compulsão alimentar, esses são casos específicos e que devem ser indicados pelo médico. Por isso, jamais faça uso desse medicamento sem indicação médica.

Comente aqui embaixo se você já utilizou a fluoxetina e quais foram os efeitos! Até a próxima!

Fluoxetina: para que serve e efeitos colaterais
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário