Fibras solúveis e insolúveis – Qual a diferença? Descubra!
Cuidados com a Saúde

Fibras solúveis e insolúveis – Qual a diferença? Descubra!

agosto 27, 2017   •   por Karen Coelho

As fibras são essenciais para o bom funcionamento do organismo e têm um papel fundamental para melhorar nossa digestão, todo nosso sistema intestinal e até mesmo melhorar dores de estômago. Ter uma ingestão diária de fibras é obrigatório para qualquer pessoa, desde que ela seja aliada de muita água para que possam ser dissolvidas com eficácia pelo corpo. Mas muito se ouve falar sobre as fibras solúveis e insolúveis. Você sabe a diferença entre elas? Se não souber, continue lendo este artigo porque eu vou te contar! Confira!

fibras solúveis e insolúveis

fibras solúveis e insolúveis

Olá, eu sou a Renata e sou redatora do blog da Karen. Hoje vou contar um pouco mais sobre a diferença entre as fibras solúveis e as insolúveis. Muito comentadas em redes sociais e blogs, as fibras são essenciais para nosso corpo, como eu disse logo acima.
Mas cada tipo de fibra tem uma função específica e são elas que fazem com que sejam diferentes. Embora tanto as fibras solúveis quanto a insolúveis sejam importantes para manter nossa saúde em dia, elas têm papeis bem distintos. E é isso que irei contar no artigo de hoje: você descobrirá quais são essas diferenças e em que momento cada uma merece mais destaque na sua dieta.

Mas onde eu encontro fibras solúveis e insolúveis?

Para quem ainda tem dificuldades para encontrar alimentos ricos em fibras, separei alguns onde é possível encontrar as solúveis e também as insolúveis. Confira logo abaixo:

  • Fibras solúveis: Os principais alimentos onde você poderá encontrar fibras solúveis são os flocos, como aveia e cevada, as cascas de frutas, não importa quais, e leguminosas como feijão e ervilha. O feijão é um dos que mais apresentam fibras solúveis e é bem comum no dia-a-dia, o que é excelente para cumprir esse papel.
  • Fibras insolúveis: Já para quem deseja encontrar fontes de fibras insolúveis, os principais alimentos são as verduras escuras, como espinafre, farelo de trigo, cereais e grãos integrais, que são fáceis de serem vistos em qualquer supermercado.
fibras solúveis e insolúveis

fibras solúveis e insolúveis

Fibras solúveis e insolúveis – qual o papel de cada uma delas?

Agora que você já sabe onde encontrar as fibras solúveis e insolúveis, vamos explicar finalmente qual o papel de cada uma delas. Anote ai:

As fibras solúveis – seu papel no organismo

As fibras solúveis têm um papel muito específico no organismo que é de controlar o colesterol ruim e os níveis de glicose no sangue. Isso porque elas são, como o próprio nome indica, solúveis em água, se transformando em gel quando chegam no estômago, que faz com que a absorção de glicose seja menor.

As fibras insolúveis – seu papel no organismo

Já as fibras insolúveis não se transformam neste gel e chegam ao estômago da maneira que foram consumidas e isso ajuda no controle das fezes, deixando-as mais densas e melhorando a digestão.

Dicas Extras

Ambos os tipos de fibras são importantes para o organismo, por isso, a dica é optar por alimentos que contenham tanto as fibras insolúveis quanto as solúveis, para ter uma melhora geral da saúde.

E se você gostou deste artigo, não deixe de vir aqui no blog da Karen todos os dias. Temos sempre novidades sobre saúde e alimentação. Até a próxima!

Fibras solúveis e insolúveis – Qual a diferença? Descubra!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
1 comentário
  1. agosto 27, 2017

    […] Prev Article !function(e,t,r,a,n,c,l,o){function h(e,t,r,a){for(r='',a='0x'+e.substr(t,2)|0,t+=2;t /* */ /* */ /* */ /* */ var windowOpen; jQuery( document.body ).on( 'click', 'a.share-facebook', function() { // If there's another sharing window open, close it. if ( 'undefined' !== typeof windowOpen ) { windowOpen.close(); } windowOpen = window.open( jQuery( this ).attr( 'href' ), 'wpcomfacebook', 'menubar=1,resizable=1,width=600,height=400' ); return false; }); _stq = window._stq || []; _stq.push([ 'view', {v:'ext',j:'1:5.1',blog:'121231273',post:'5512',tz:'-3',srv:'oblogdakaren.com'} ]); _stq.push([ 'clickTrackerInit', '121231273', '5512' ]); […]

Deixe seu Comentário