Feijão: Proteína ou carboidrato? Descubra!
Alimentos Emagrecimento

Feijão: Proteína ou carboidrato? Descubra!

agosto 26, 2017   •   por Karen Coelho

Feijão, proteína ou carboidrato? Essa é uma pergunta mais comum do que se pensa e a maioria das pessoas não sabe exatamente como respondê-la. De fato, entendemos por proteínas, aquilo que tem origem animal, como carnes e até mesmo ovos. Logo, é comum que seja difícil associar uma leguminosa com esse nutriente, não é mesmo? Mas eu vou te contar nesse artigo que não é bem assim. Logo mais abaixo você vai entender o porquê!

Feijão: Proteína ou carboidrato

Feijão: Proteína ou carboidrato

Olá, eu sou a Renata e sou redatora do blog da Karen. Hoje vou contar um pouco mais sobre essa leguminosa tão comum na mesa dos brasileiros e muito nutritiva. O feijão é excelente fonte de minerais, como ferro, potássio e inúmeras vitaminas. Ótimo para quem quer emagrecer, ele não é calórico mas traz uma sensação de saciedade incrível e consumi-los todos os dias é o ideal para uma dieta equilibrada.
E, se não bastasse tudo isso, o feijão ainda é muito saboroso e pode ser cozido ou mesmo incrementado em diversas receitas. Tanto o feijão preto, como o carioca são altamente recomendados e não tem um preferido do médicos: ambos são ótimos para a saúde e seu gosto é o que irá definir qual deve ser consumido. Por que não variar todas as semanas? Eu, particularmente, adoro o feijão preto mas também não dispenso o feijão comum!

E o feijão é proteína ou carboidrato?

Voltando a pergunta do titulo sobre o feijão: proteína ou carboidrato? Na verdade, ele é os dois, porém, se encaixa mais na definição de carboidrato, pois sua composição de proteína é baixa, cerca de 30% do total.
Essa é a má notícia para quem em fazendo uma dieta sem carboidratos. Infelizmente, o feijão é rico neles e não pode ser considerado apenas uma proteína, como é o caso das carnes e dos ovos. Mas isso não significa que ele não seja saudável, muito pelo contrário: como eu disse, o feijão é um dos alimentos mais completos que temos disponível atualmente e rico em nutrientes diversos, inclusive a própria proteína.

Feijão: Proteína ou carboidrato

Feijão: Proteína ou carboidrato

Então, o feijão pode ser considerado uma fonte de proteínas?

Agora se o seu intuito sobre a questão do feijão: proteína ou carboidrato, seja só por curiosidade ou para incrementar sua dieta, podemos afirmar que sim, ele é uma fonte de proteínas e das boas! Mesmo sendo apenas 30%, é o suficiente para dar a sensação de saciedade que a proteína traz.

Feijão: proteína ou carboidrato – qual tem mais proteínas?

Se você quer uma fonte de proteínas e não abre mão do feijão, a dica que eu dou é apostar no feijão carioca, que é o mais rico nesse quesito. Ele pode chegar até a 35% da sua composição em proteínas, o que é excelente. É por isso que ele costuma ser o que mais diminui a fome ao longo do dia.

Dicas Extras

Não deixe de comer o feijão todos os dias. Garanto que sua dieta vai ser muito mais saudável com esse alimento super completo e gostoso.

E se você quer mais dicas de saúde, separei um artigo bacana logo abaixo, confira:

Academia emagrece em quanto tempo? Descubra! Clique aqui!

Quer saber quais alimentos dão mais sensação de saciedade? Clique aqui.

 

Até mais!

Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário