Farinha de aveia calorias – engorda ou emagrece?
Emagrecimento

Farinha de aveia calorias – engorda ou emagrece?

julho 02, 2017   •   por Karen Coelho

Farinha de Aveia Calorias é o assunto do artigo de hoje. Por incrível que pareça existem certos alimentos que nem sempre fizeram parte da alimentação dos seres humanos. Um exemplo para isso é a farinha de aveia, que durante anos destinava-se apenas à alimentação animal, mas acontece que “recentemente” ela fora reconhecida como um dos melhores alimentos para as pessoas que querem melhorar a saúde e, devido suas características funcionais.Farinha de aveia calorias poucas

Farinha de aveia Calorias

A farinha de aveia é um alimento que possui uma grande quantidade de fibras solúveis em suas propriedades, que permite inclusive retardar a digestão para a sensação de saciedade se prolongue. Assim, as pessoas acabam reduzindo suas refeições e podem evitar as compulsões alimentares, que prejudicam sua dieta.

Deseja saber quantas calorias a farinha de aveia possui e outros detalhes? Veja.Farinha de aveia calorias em flocos

A farinha de aveia é conhecida na gastronomia como o alimento versátil que se torna interessante em diferentes receitas, mas infelizmente são poucas pessoas que realmente a usam – e isso porque a maioria prefere a sua versão em flocos.

Rico em vitaminas, minerais, fibras, proteínas, carboidratos e lipídeos, a aveia é um ingrediente que deveria estar em sua rotina alimentar, seja para acrescentar sabor em algum produto alimentício (como iogurte e aveia) ou para preparar as receitas que achar interessante usando a sua versão em farinha – que no caso, é obtida com processamento da sua parte externa da aveia (que tem mais fibras).

Mas mesmo sendo um alimento com alto percentual de fibras solúveis, existem pessoas que acreditam na possibilidade da farinha de aveia engordar e de fato, prejudicar a sua dieta, o que tecnicamente não acontece, pois ao ser consumida em porções relativamente equilibradas, a pessoa irá aumentar a sua saciedade.

Logo, dizer que esse alimento é pesado ou tem excesso de calorias é um erro e, principalmente quando não tem noção sobre os seus valores nutricionais. Neste caso é interessante analisar esses dados para que assim, possam comprovar sua eficiência nas dietas, não sendo um alimento pesado e prejudicial ao seu corpo.

Leia também este artigo – Benefícios da aveia – o último vai te surpreender!

As calorias da Farinha de AveiaFarinha de aveia calorias grãos

A quantidade de calorias da farinha de aveia pode variar conforme as gramas a qual pretende-se ingerir. Segundo especialistas, cerca de 100 gramas da farinha é capaz de fornecer um total de 62 calorias. No entanto, será entender que esse valor passa a ser atribuído para uma “farinha” natural, sem outros ingredientes serem adicionados na sua composição, o que tecnicamente mudaria os valores.

Agora, se a farinha de aveia que deseja ingerir é uma versão instantânea, passa a ser possível ter um aumento de até 29 calorias, pois segundo os especialistas, a versão instantânea apresenta 91 calorias para cerca de 100 gramas. Assim, se torna necessário tomar cuidado com a versão pronta vendida em um mercado.

  • Outros valores: (versão natural – 1 xícara cozida 145 calorias, 1 xícara seca 290 calorias, 1 colher seca 102 calorias e para 1 porção seca 97 calorias);
  • Outros valores: (versão instantânea – 1 xícara cozida 213 calorias, 1 xícara seca 456 calorias, 1 colher seca 140 calorias e 1 porção seca 143 calorias);

Tome cuidado com os exageros, se realmente deseja usar a farinha de aveia em sua alimentação e colher benefícios, deve ingeri-la com uma ampla moderação.

Farinha de aveia calorias – engorda ou emagrece?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário