Esforço de alto grau por curtos períodos: Treinos HIIT
Exercícios

Esforço de alto grau por curtos períodos: Treinos HIIT

agosto 25, 2018   •   por Karen Coelho

O emagrecimento é um processo trabalhoso e para algumas pessoas acaba sendo mais difícil, pois nem todos tem facilidade para perder peso. As variantes que influenciam diretamente os resultados envolvem principalmente o metabolismo humano que varia de pessoa para pessoa.

Entretanto, há situações em que se consegue acelerar este processo, como é o caso de determinados treinamentos desenvolvidos para atender esse problema. Um deles é conhecido como esforço de alto grau por curtos períodos.

No artigo de hoje, vou te apresentar como funciona treinamentos como este para que conheça e possa testar. Quem sabe não é exatamente isso que faltava na sua vida para obter o tão sonhado corpo bonito e perfeito?

Esforço de alto grau por curtos períodos. Hiit intenso

Esforço de alto grau x sedentarismo

O treinamento de esforço de alto grau foi desenvolvido por especialistas como uma alternativa mais rápida e eficaz de fazer com que uma pessoa perca peso e fique com o corpo desejado em pouco tempo.

É um método utilizado pelas mais diferentes pessoas, inclusive as consideradas sedentárias que buscam neste treinamento os resultados imediatos, já que não possuem tempo suficiente para se dedicar a uma rotina de exercícios mais longa e nem tem interesse pelo mesmo.

Desta forma, quando você adere a este tipo de treinamento consegue perder barriga de forma bem rápida em poucas semanas, sem a necessidade de se submeter a dietas restritivas ou horas na academia. Este treinamento é mais conhecido pela sigla HIIT. Veja a seguir todos os detalhes sobre ele.

O treinamento rápido HIIT

Uma das modalidades de treinamento rápido mais utilizadas na atualidade é conhecida pela sigla HIIT (High-Intensity Intermittent Training ou, em português, “Treinamento Intervalado de Alta Intensidade”).

Esta modalidade de treinamento consegue acelerar o metabolismo e consequentemente promover a queima prolongada de gordura, mesmo que você já tenha terminado o exercício. Isso acontece por causa do EPOC (excess post exercise oxygen consumption que, em português, é o mesmo que “Consumo excessivo de oxigênio após exercício”), o qual facilita tanto a mobilidade, como também a utilização da gordura que fica armazenada no tecido adiposo.

Eis aí o segredo da eficácia desse treinamento, o qual já se tornou objeto de estudo de renomadas universidades como é o caso da Universidade de New South Wales, localizada na Austrália. Em 2012, a instituição resolveu fazer uma pesquisa com jovens sedentários que sofriam de sobrepeso. Durante o período de três meses eles deveriam fazer treinamentos de HIITs por aproximadamente 20 minutos e três vezes por semana.

Os resultados obtidos com este treinamento revelaram que esses jovens conseguiram reduzir o percentual de gordura, inclusive a visceral, e o melhor: sem modificarem a sua alimentação.

Como funciona o treinamento de Esforço de alto grau por curtos períodos?

Basicamente, este treinamento funciona da seguinte forma: Realiza-se uma série de exercícios aeróbicos em sua máxima intensidade, em um período de tempo curto, intercalado com breves momentos de descanso.

Estes exercícios podem ser realizados em qualquer horário e local, não há necessidade de usar equipamentos. Como exemplo, pode-se correr em uma velocidade máxima pelo tempo de trinta segundos. Depois caminhar por um minuto e repetir essa mesma sequência por aproximadamente 8 minutos com pequenos descansos de 30 segundos.

Cuidados

Como se trata de exercícios de grande intensidade e esforço é importante que saiba que se deve tomar alguns cuidados para evitar problemas e principalmente lesões. Por isso, recomenda-se intensificar o alongamento antes e depois do treinamento (caso precise, poderá fazer também durante a realização do mesmo).

O alongamento deve ser sempre acompanhado de um bom aquecimento, pois senão poderá sentir dores musculares ou mesmo nas articulações após 4 ou 5 minutos de treinamento intenso.

É recomendável fazer o treinamento com a supervisão de um profissional qualificado e experiente, caso contrário poderá sofrer alguma lesão devido ao grande esforço realizado aliado a falta de prática e habilidade com os exercícios praticados.

E outro fator que sugere a participação de um profissional é o fato de que os treinos realizados tendem a seguir uma espécie de padronização, o que acaba sendo prejudicial para o praticante.

Com o devido acompanhamento de um instrutor é possível analisar e modificar de forma adequada a intensidade, carga, número de repetições e tempo de execução dos exercícios, conforme a necessidade e desempenho metabólico de cada um.

Principais vantagens do treinamento HIIT

Ao realizar corretamente o treinamento HIIT você garantirá os seguintes benefícios:

  • Aceleração do metabolismo;
  • Queima acelerada de gordura;
  • Diminuição do apetite;
  • Emagrecimento mais rápido.

E, para fechar, tenha em mente que ao se submeter ao treinamento HIIT jamais deixe de se alimentar muito bem antes da realização dos exercícios, caso contrário poderá sentir fraqueza. Agora me diga, este conteúdo chegou a você no momento certo? Opine nos comentários abaixo. Até o próximo post!

 

 

 

Esforço de alto grau por curtos períodos: Treinos HIIT
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário