Dieta Ravenna – emagrecimento rápido e saudável

A dieta Ravenna é uma dieta hipocalórica, que tem por base três princípios: corte, medida e distância. Basicamente esta dieta irá cortar alguns alimentos, diminuir a quantidade de comida e aumentar a distância entre as refeições. É considerada hipocalórica, pois a ingestão de calorias diárias varia entre 800 e 1000, o que é relativamente baixo.

dieta ravenna

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje vou apresentar para vocês a dieta Ravenna. Cuja proposta é ajudar no emagrecimento de pessoas como eu e você, que não temos tempo disponível para realizar todas as refeições do dia.

O que é a dieta Ravena? 

A dieta Ravenna teve início na década de 1990 com o psicanalista argentino Máximo Ravenna. Mais do que uma simples dieta, a Ravenna consiste em todo um procedimento para a perda de peso. Seus pilares são: a baixa ingestão de calorias – que varia de 800 a 1200 calorias diariamente, dependendo de cada paciente. O acompanhamento profissional de nutricionista, psicológico e médico. A prática de exercícios físicos; E ainda, participação em grupos de apoio.

A dieta Ravenna não restringe nenhum tipo de grupo alimentar. Porém, elimina os assim chamados, carboidratos simples, como a farinha branca e os pães. Procurando sempre ingerir alimentos saudáveis e com baixo índice glicêmico.

Como funciona a dieta ravenna? 

A dieta Ravenna possui três fases: corte, medida e distância. Na primeira você eliminará hábitos como o excesso na ingestão da comida, o exagero nas porções e o costume de alimentar-se a todo momento.

dieta ravenna

Na segunda fase, serão fixados os tamanhos dos pratos e as medidas corporais indicadas para cada um. Já na terceira fase, a distância significa definir qual será a duração do intervalo entre cada refeição.

Mesmo que tenha três fases a dieta ravenna pode ser vislumbrada em duas etapas. As três primeiras fases estão fixadas na primeira etapa, que é a etapa da redução.

Uma vez que tenha atingido o peso e as medidas ideais, você passará à segunda etapa, que é a manutenção do resultado. Passando ao reconhecimento de uma nova imagem corporal.

Ou seja:

1ª etapa – Redução:

  • Corte + medida + distância

2ª etapa – manutenção

A dieta Ravenna indica que você faça apenas 4 refeições durante o dia. Café da manhã, almoço, lanche e jantar. O que acaba sendo a rotina de alimentação de quem trabalha e não tem tempo de realizar as seis refeições ideais.

Um dos pontos mais interessantes da dieta ravenna é que ela prega a ingestão de caldos quentes e saladas antes das grandes refeições. De maneira a sanar a ansiedade por comida e dar início à saciedade.

dieta Ravenna sopa

A metodologia da dieta ravenna irá te auxiliar no controle dos excessos, ajudando assim, a introduzir a reeducação alimentar na sua rotina, proporcionando também o emagrecimento.

A dieta Ravenna promete a redução de 7 a 10% dos quilos iniciais em homens e de 5 a 7% nas mulheres já no primeiro mês de dieta.

Quanto tempo dura a dieta ravenna?

O tempo de permanência nesta dieta depende de cada um, na primeira etapa, de redução. Pois a segunda etapa, de manutenção, é eterna.

A dieta Ravenna não foi feita para ser seguida por um tempo muito prolongado. Devido a sua baixa ingestão calórica. Devendo ser seguida até a obtenção do resultado desejado. E no período de manutenção deve-se consolidar a reeducação alimentar da maneira mais saudável possível.

Na primeira fase, é cortada a ingestão de alimentos gordurosos, frituras, doces, álcool e carboidratos simples. Frutas, chás e carnes devem ser consumidos moderadamente.

Gelatina diet pode ser consumida para diminuir a compulsão por doces. O consumo de café também é permitido. Sendo indicado que distribua-se a sua ingestão ao longo das refeições para que ele possa atuar também como termogênico.

Na segunda fase serão reincluídos os alimentos proibidos na primeira fase. De maneira gradual, visando sempre manter a boa alimentação, com foco na reeducação alimentar.

Cardápio da dieta Ravenna

 Segue abaixo um exemplo de um dia da dieta Ravenna.

 Café da manhã:

  • Salada de frutas;
  • 1 iogurte desnatado com 1 colher (de chá) de aveia.

Almoço:

  • 1prato de sopa de legumes;
  • Salada de alface
  • 1 colher (sopa) de arroz integral;
  • 1 bife de carne magra (100g);

Lanche da tarde:

  • Sanduíche de pão integral com requeijão light

Jantar:

  • 1 prato pequeno de sopa de legumes;
  • Salada de alface com agrião;
  • Pequena porção de carne magra;
  • 1 porção de gelatina diet;
  • 1 xícara de chá verde.

Considerações sobre a dieta Ravenna

A dieta Ravenna é hipocalórica e também pode ser considerada metabólica, pois além da dieta ela estimula a prática de exercícios. Trabalhando diretamente o metabolismo de quem a realiza. Ao meu ver é uma dieta radical, porém não muito complexa. Visto que você pode variar bastante o cardápio e não precisa passar por aquela fome mortal.

O médico idealizador desta dieta fez questão de deixar claro que deve ser acompanhada de um profissional. Pelo fato de ser uma dieta que restringe a ingestão de calorias, diminuindo a fonte primária de energia corporal, o que pode causar bastantes efeitos colaterais. E deve, portanto, ser acompanhada de perto por médicos e profissionais da saúde e do emagrecimento. O que também pode se tornar um empecilho para quem não tem muito tempo. Mas convenhamos que é sempre bom encontrar um tempinho para cuidar de nós mesmas. É mais do que necessário, deve ser prioridade!

E você, o que achou da dieta Ravenna? Gostou de conhecer mais esta modalidade de dieta? Deixe seu comentário abaixo.

Conheça mais dietas aqui no blog na nossa categoria de dietas: oblogdakaren.com/categorias/emagrecimento/dietas

Você Precisa Ler Isso Também!

Ebates Coupons and Cash Back

Add Comment

Este Livro Digital Gratuito Vai Ajudar Você conquistar o Corpo dos Sonhos para o Verão de 2018Clique Aqui Agora