Dieta plant based – fique por dentro dessa novidade!
Dietas

Dieta plant based – fique por dentro dessa novidade!

fevereiro 28, 2018   •   por Karen Coelho

A dieta plant based está tomando cada vez mais força no mundo do emagrecimento. E se você nunca ouviu falar, pode acreditar: esse ano você vai!

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho, coach de emagrecimento e hoje eu vou trazer para vocês uma novidade nem tão nova assim, a dieta plant based que está ficando cada vez mais popular no meio fitness. Vem comigo!

dieta plant based o que é

Dieta plant based o que é

Como o próprio nome já sugere, a proposta da dieta plant-based é equilibrar o PH do sangue pautando a alimentação preferencialmente no consumo de vegetais orgânicos. Esta dieta também evita que haja inflamações generalizadas no organismo, evitando diversos tipos de doenças e males em nosso corpo. A dieta plant based não é uma simples dieta. Quem opta por dar inicia-la, pode fazer dela seu estilo de vida alimentar. Consiste em ingerir menos produtos de origem animal. Nela você ajusta seu cardápio para incluir carnes e alimentos de origem animal, no máximo duas vezes na semana, incluindo carne vermelha, os peixes e demais carnes brancas.

Benefícios da dieta plant baseddieta plant based benefícios

Os benefícios trazidos pela dieta plant based vão além do mero emagrecimento. Segundo estudos, basear a sua alimentação em alimentos vegetais e orgânicos, sem eliminar de vez a proteína animal, reduz o risco de desenvolvimento de diabetes, pressão e colesterol altos, além de proteger o coração e o sistema cardiovascular no geral.

A dieta plant based desintoxica o organismo, com a vantagem de não ser muito restritiva e não precisar ser pausada.

O que comer na dieta plant baseddieta plant based o que comer

Você pode comer de tudo, grãos, carboidratos complexos, geleias, oleaginosas, saladas, molhos, quase tudo normal, com a exceção de incluir carnes e alimentos de origem animal somente duas vezes na semana. Existem muitas opções de cardápios onde você pode incluir proteínas de origem vegetal, sem ficar restrito e poder escolher bem seu cardápio para os dois dias liberados.

Um dos segredos de uma dieta plant based bem sucedida é a combinação de três ou quatro tipos de grão, como por exemplo: aveia, grão de bico e lentilhs. Os grãos possuem os aminoácidos essenciais que combinados garantem as proteínas na quantidade diária adequada para manter o organismo saudável.

Na dieta plant based prefira os alimentos integraisdieta plant based alimentos integrais

Essa dieta também prega o consumo de alimentos orgânicos, ou seja, minimamente processados. No caso do arroz, pães e massas, esses produtos não estão excluídos, porém, deve-se dar preferência às modalidades integrais.

A dieta plant based e o ph dos alimentos

Ingerir mais alimentos de origem vegetal mantém o ph do nosso organismo em um estado que chamamos de alcalino. Isso faz bem, não somente para o emagrecimento, como também para a saúde como um todo. Quando o PH do nosso corpo está ácido, ficamos mais sujeitos a contrair doenças.

Quando falamos do PH do corpo e do sangue precisamos ficar atentos, pois não é o sabor ácido dos alimentos que determinam se eles vão alcalinizar ou acidificar nosso organismo. Por exemplo: O limão e o abacaxi são ácidos, porém, no processo de digestão, eles alcalinizam o sangue.dieta plant based PH dos alimentos

Exemplos de alimentos com PH ácido e alcalino para a dieta plant based

PH ácido

Consumo moderado: peixes, frangos, café, leites e derivados, ovos e chocolates.

Evitar o máximo que puder: carnes vermelhas, bebidas alcoólicas, refrigerantes, farinhas brancas, açúcar refinado, sal iodado, alimentos embutidos, enlatados e industrializados.

PH alcalino

Consumo liberado: vegetais em folha como por exemplo: alface, agrião, rúcula, espinafre, couve, entre outros.

Vegetais da terra. Como a abóbora, a beterraba, cogumelos, batata-doce, mandioquinha, entre outros. Grãos como o feijão, lentilhas, grão de bico, grãos de soja. Frutas em geral. Cereais integrais como a aveia e o arroz. Temperos, azeites, chás, sucos e muitos outros alimentos orgânicos.

Dieta plant based consideraçõesdieta plant based emagrece

Essa dieta é realmente muito boa para o emagrecimento e o organismo no geral. Se inicialmente o seu objetivo for emagrecer, é bom ficar de olho nas calorias dos alimentos, pois alguns, apesar de serem naturais, são bastante calóricos, como por exemplo as batatas, que são saudáveis, mas contêm uma quantidade alta de calorias.

E você, já tinha ouvido falar na dieta plant based? Deixe o seu comentário abaixo!

 

Dieta plant based – fique por dentro dessa novidade!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário