Dieta e saúde: Qual a relação?
Emagrecimento

Dieta e saúde: Qual a relação?

setembro 17, 2018   •   por Karen Coelho

Quantas vezes você já se deparou com frases como “é importante fazer uma dieta para se manter a saúde” ou “deve-se evitar, a todo custo, fazer as chamadas dietas da moda, pois elas são bastante prejudiciais a nossa saúde”.

É claro que algumas das vezes você encontrou menções semelhantes aqui mesmo no blog, pois sabe o quanto afirmo e reafirmo – porque acredito – que é essencial seguir uma boa dieta que lhe proporcione saúde.

Qual é a relação entre dieta e saúde?

dieta e saúde para valer

Se você observar bem com certa frequência encontrará essa relação como se uma fizesse parte da outra desde sempre. Na verdade, quando se passa a cuidar da saúde não há como dissocia-las, pois elas possuem uma relação de complementação.

Bom, para o artigo de hoje separei algumas considerações baseadas em pesquisas e reflexões minhas sobre este assunto e vou compartilhar contigo. Me acompanhe pelos próximos parágrafos.

Você é o que você come!

Essa eu considero como uma das frases “clichês” mais famosas no mundo da dieta. Embora muitos acreditem que realmente seja um clichê, na verdade ela faz muito sentido. A sua saúde física e mental, bem como a sua aparência é tudo um reflexo do que você come ao longo do dia, semanas, meses e até anos!

Quantas vezes você não ficou sabendo que uma determinada pessoa ao fazer uma consulta ouviu do médico de que ela tinha desenvolvido certo problema por causa da ingestão regular (ou mesmo exagerada) de algum alimento? Desta forma, não há como desconsiderar esta frase que é verdadeira!

Uma alimentação correta evita doenças

Quer mais verdade do que isso? Primeiro deve-se considerar o que se compreende por uma “alimentação correta”. Bom, é tão somente aquele tipo de alimentação baseado na ingestão de alimentos naturais e frescos sem adição de conservantes e açúcares industrializados, ou seja, in natura que são consumidos de forma crua ou cozida – menos a fritura – que oferece ao seu organismo todos os nutrientes necessários como vitaminas e sais minerais.

Então, ao compreendermos este “conceito” de alimentação correta é só parar e pensar que quanto mais produtos nutritivos forem ingeridos pelo corpo, maior será a reserva de nutrientes, ao passo que aumentará a proteção do organismo contra diversos agentes desconhecidos.

Em suma, aderir uma alimentação correta você evita vários problemas de saúde como, por exemplo, a diabetes, a pressão alta e as diversas complicações cardíacas.

Se melhorar o humor estraga o estresse e o nervosismo

Não resisti a brincadeira com aquela frase do “se melhorar estraga”. Não sei se você sabe, mas existem determinados alimentos que são responsáveis pela melhora ou piora do nosso humor. Para ter ideia do que estou compartilhando contigo te darei alguns exemplos saborosos para que compreenda imediatamente.

Banana, chocolate e espinafre são ótimas pedidas para quem deseja melhorar rapidamente o seu humor. Os dois primeiros são boas fontes de serotonina, que é também conhecida como o hormônio da alegria.

Já o espinafre, é rico em ácido fólico e vitamina B que atuam perfeitamente no sistema nervoso e auxiliam no combate ao estresse.

Pode acontecer de aparecer algum comentário dos combatentes a boa saúde de que “ninguém tem bom humor quando faz dieta”. Ora, no início de uma dieta, principalmente aquelas restritivas é provável que não tenha, mas quando se adere a uma dieta equilibrada e saudável você percebe, em pouco tempo, como o seu organismo se transforma… para melhor!

Disposição e energia de uma criança!

Alguma vez na sua vida você já sofreu com sobrepeso? Ou conhece alguém que passou por várias dificuldades porque estava obeso? Infelizmente o aumento de peso não é bom para a saúde, uma vez que deixa o organismo mais preguiçoso e consequentemente com menor disposição e interesse em realizar até as tarefas mais prazerosas.

Pois bem, quando se adota uma dieta logo se começa a perder peso, e essa leveza lhe provoca melhor sensação e te oferece maior disposição e energia para fazer muitas coisas rapidamente e quase ao mesmo tempo.

Um corpo magro e sobretudo saudável sempre se coloca disposto a movimentar e com isso é mais fácil combater o sedentarismo e evitar o surgimento de várias doenças.

Os sonos melhoram consideravelmente

Existem vários casos de pessoas que não fazem uso de uma alimentação saudável que acabam sofrendo com um dos males que considero mais perturbadores: a insônia. Perder noites de sono é certeza de ter um dia difícil, ruim e improdutivo.

Ao começar a se alimentar corretamente perceberá como melhorará a qualidade do seu sono, pois estará oferecendo ao seu organismo tudo que precisa e na quantidade ideal.

Bom, creio que você tenha compreendido perfeitamente tudo que compartilhei contigo aqui sobre a relação da dieta com a saúde. Agora espero que compartilhe as suas experiências comigo e com os demais seguidores. Deixe uma mensagem nos comentários abaixo. Desejo-lhe muita saúde sempre!

 

Dieta e saúde: Qual a relação?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário