Descubra porque a ansiedade pode te fazer engordar
Emagrecimento

Descubra porque a ansiedade pode te fazer engordar

maio 07, 2019   •   por Karen Coelho

Ansiedade é a doença deste século. Este estado de alerta constante traz para o organismo humano muitos malefícios e um de deles poderá ser a obesidade e a dificuldade em emagrecer. Descubra porque a ansiedade pode te fazer engordar.

 Responda a esta pergunta: quando você está em momentos de estresse, é normal consumir mais alimentos? Se a resposta é sim, saiba que o seu estado de ansiedade está interferindo na sua rotina alimentar. E se perguntarmos que tipo de alimentos você costuma consumir nestes períodos de maior ansiedade, provavelmente a resposta será alimentos com elevado teor de caloria e gordura.

Neste artigo, vamos explicar porque isso acontece e fazer com que você descubra porque a ansiedade pode te fazer engordar. A ansiedade é natural? Bem, a ansiedade é um estado humano que poderá ser natural perante situações desconhecidas ou importantes que teremos que enfrentar. A questão é quando passa a ser um estado constante de alerta como se o perigo estivesse sempre à espera. Pessoas ansiosas podem sofrer, entre outros sintomas, de alterações hormonais com o aumento da produção de um hormônio chamado como cortisol.

Este hormônio é também conhecido como o hormônio do estresse e sua principal consequência é aumentar a reserva de gordura no organismo. Isto faz sentido e você entenderá a razão. O estado de ansiedade gera no organismo um estado de alerta, como se tivesse que se preparar para um momento de escassez de energia e neste sentido, há uma acumulação de gorduras como se fosse uma espécie de reserva de energias.

Em contrapartida, quem sofre de ansiedade sabe que há uma sensação de medo que se instala, de repente, e que na maioria das vezes é combatido com uma compulsão alimentar. Comer gera, no organismo sobre estresse, uma sensação de bem-estar, embora momentânea.

Até porque, normalmente, a sensação posterior a esta de bem-estar é a de culpa por ter comido. O que está em jogo é serotonina, hormônio conhecido pelo consumo de carboidratos e gorduras. Geralmente, pessoas com ansiedade não comerão vegetais, nem legumes, mas alimentos como bolos, bolachas, chocolates.

Alimentos doces e com alto nível de carboidratos. O que acontece? O consumo de calorias em excesso que potencia o aumento de peso. A compulsão alimentar pretende preencher um “vazio” com a ingestão em grandes quantidades de comida.

Leia também:

Pasta de amendoim feita em casa – Receita!

 

O cortisol, o hormônio do estresse, que já referimos, contribui também para a falta de motivação e o agravamento do estado de cansaço e até letargia do organismo. O indivíduo sente-se sempre cansado e sem forças para realizar as tarefas simples do cotidiano.

Sabe aquelas pessoas que já acordam cansadas, mesmo tendo dormido oito horas? Este é um sintoma de ansiedade. Mas por que, neste caso, a ansiedade pode te fazer engordar? O fato de você estar sempre cansado, aumentará as chances de uma vida sedentária.

Não há vontade para a prática de exercícios físicos. Aliada a compulsão alimentar que já foi referida é um círculo vicioso que potencia o agravamento das condições propícias para engordar. Mas antes que isso aconteça, há uma série de estratégias que você poderá adotar para combater este estado de ansiedade.

Vale lembrar, porém, que em alguns casos mais graves será necessário e saudável o recurso a terapia e ao uso de medicamentos prescritos por um médico especializado.

De qualquer maneira, há uma série de estratégias que poderão ser usadas. Comece já com uma boa noite de sono. Dormir mal diminui o ritmo metabólico e aumenta o nível de estresse.  A prática de exercício físico e práticas de relaxamento são essenciais para quem quer combater a ansiedade. Aposte em alimentos ricos em Omega 3 como atum e salmão e frutas como a banana que estimulam o humor.

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário