Cúrcuma, uma especiaria com propriedades milagrosas
Alimentos

Cúrcuma, uma especiaria com propriedades milagrosas

agosto 20, 2018   •   por Karen Coelho

A cúrcuma é uma especiaria bastante popular na culinária de países orientais como a Índia por centenas e centenas de anos. Na verdade, é um dos ingredientes do famoso curry.  Sua principal característica é a sua cor amarela intensa com um certo tom laranja. É obtido a partir da raiz da planta que vem do sudoeste da Índia.

Foi demonstrado que a cúrcuma contém um alto índice de ferro, sódio, magnésio, potássio e zinco. Portanto, foi provado que o consumo desta especiaria é muito benéfico para a saúde, por vários aspectos. Abaixo, vamos discutir alguns dos mais importantes para que você possa ser incentivado a incluir um pouco mais de açafrão em sua dieta.

Possíveis benefícios da cúrcuma

1. Lute azia

Cúrcuma atua como um tônico estomacal que estimula as secreções do suco gástrico e pancreático, facilitando assim a digestão. No entanto, é recomendado para aqueles que sofrem de dispepsia, digestão lenta, gastrite crônica ou falta de apetite. A dose recomendada é de 500 mg de pó, 4 vezes por dia, embora também possa preencher cápsulas vazias.

2. Ajuda a liberar gases

Sendo carminativo, açafrão ajuda a expelir o gás do intestino. Também serve para aliviar a cólica, graças a componentes como o eugenol. Sabe-se que esta especiaria é boa para quem sofre de atonia estomacal, flatulência e dispepsia ácida.

3. Beneficia o fígado

Cúrcuma tem efeitos muito bons como um protetor de fígado e tônico para a vesícula biliar. Ajuda a eliminar cálculos biliares, é anti-inflamatório e permite a drenagem do fígado e o esvaziamento da vesícula biliar. 

Recomenda-se consumir em casos de: cirrose, icterícia, doenças do fígado ou distúrbios da vesícula biliar. Para aproveitar essas propriedades, ferva um litro de água com 20 gramas de açafrão em pó e deixe repousar por 12 horas. Filtre-o com um pano e beba várias vezes ao dia.

4. Alivia a artrite

Cúrcuma pacientes que sofrem de artrite reumatóide, bem como aqueles que sofrem de síndrome do túnel do carpo, podem tirar proveito das propriedades anti-inflamatórias da cúrcuma  .

5. Proteja o coração

Seus componentes ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicérides.  Além de comer uma dieta mais saudável, comer mais frutas e deixar de fora os fritos e gorduras, os médicos aconselham tempero com açafrão para prevenir problemas cardiovasculares e doenças, como ataques cardíacos.

6. É antimicrobiano

A pesquisa diz que esta especiaria oferece seus ingredientes ativos que ajudam a eliminar micróbios, evitando que as feridas se infectem, por exemplo. É excelente para o tratamento de salmonelas devido à sua atividade antifúngica e sua capacidade de eliminar as bactérias gram-positivas.

Cúrcuma também é um antidepressivo natural

curcuma raiz

Esta é uma das aplicações mais conhecidas da cúrcuma na medicina tradicional chinesa há gerações. Esta planta / especiaria é usada para tratar depressão e distúrbios relacionados à tristeza ou infelicidade.

Estudos (incluindo a um publicado por uma equipe de pesquisadores do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Governo, Bhavnagar, na revista Fitoterapia Research ) atual revelam que consumir extrato de cúrcuma ou açafrão em pó serve para estimular o sistema nervoso, mas Também tem efeitos no sistema imunológico e no humor.

Portanto, reduz os níveis de estresse e provoca um aumento na produção de serotoninaPode ser usado em pacientes com depressão (emocional ou sazonal) e outros distúrbios semelhantes.

Um aliado contra a bronquite

Açafrão é um grande aliado do sistema imunológico. Esta especiaria tem uma capacidade imbatível como imunomodulador. Acrescente-o em momentos de estresse , no inverno e nos estágios de teste evita defesas e doenças (especialmente gripe).

Açafrão tem sido usado há séculos para tratar a bronquite, uma vez que a curcumina tem uma grande ação antibronquial e anti-inflamatória. Seu uso é perfeito para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e é recomendado em pacientes com problemas respiratórios, graças a suas propriedades antioxidantes, anti – ações inflamatórias e antibronquiales. Recomenda-se consumir 500 mg de açafrão em pó três vezes ao dia, nas refeições.

Precauções no uso de curcuma

O consumo de cúrcuma é contra-indicado para  mulheres grávidas ou lactantes , porque pode colocar em risco a saúde do bebê. Não é permitido em pacientes com problemas na vesícula biliar, em pessoas com doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), porque eles podem causar mais desconforto e que apenas ter sido operado desde retarda a coagulação do sangue.

Leia também: #03 receitas com cúrcuma no café da manhã e almoço

Cúrcuma, uma especiaria com propriedades milagrosas
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário