Cronograma capilar – tudo o que você precisa saber!
Cabelos

Cronograma capilar – tudo o que você precisa saber!

fevereiro 18, 2018   •   por Karen Coelho

Um bom cronograma capilar é muito importante para minimizar os efeitos do uso constante da chapinha e do secador, da realização de procedimentos químicos, dos banhos muito quentes todos os dias, da luz do sol, do mar, da piscina, do vento, e de muitos outros danos que nosso cabelo sofre diariamente.cronograma capilar completo

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou falar sobre cronograma capilar. Vem comigo!

Cronograma capilar

Por mais que tentemos evitar, nossos fios sofrem muitas agressões diariamente, o que faz com que os cabelos fiquem ressacados, quebradiços, com frizz e sem vida.

O cronograma capilar também chamado de CC, tem a proposta de recuperar os danos dos mais variados tipos de cabelos, levando em conta as particularidades de cada curvatura, de maneira eficiente e completa.

O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos para repor os nutrientes necessários para que os fios estejam sempre saudáveis.

Com este sistema de tratamento, que originalmente é realizado em um mês, mas pode ser repetido quantas vezes forem necessárias, os fios são hidratados, nutridos e reconstruídos, por meio de produtos e máscaras diferentes.cronograma capilar base

Parece complicado, mas nem é tanto assim. É preciso um pouco de paciência para entender como funciona o cronograma e como ele será útil às necessidades do seu cabelo em especial, além de boa vontade para seguir o tratamento corretamente.

As vantagens, porém, com certeza compensam: cabelos mais macios, com brilho e completamente saudáveis.

O cronograma capilar é muito eficiente e super recomendado para cabelos que passaram por agressões químicas, tais como alisamento, relaxamento, progressiva entre outras. E também para qualquer tipo de cabelo, para afastar as agressões diárias.

Está curiosa para entender como funciona o cronograma capilar e se ele pode mesmo ser útil nos cuidados com os seus cabelos?! Confira todas as informações abaixo.

Como fazer o Cronograma Capilar: tudo o que você precisa saber

Primeiramente vale destacar que existe o chamado “cronograma capilar oficial”, composto por oito hidratações, três nutrições e uma reconstrução no mês. Geralmente, ele é indicado para quem está começando com o procedimento. Depois, com o cabelo já com um aspecto melhor, a pessoa passa a apostar num cronograma personalizado.

Atualmente, aliás, não é difícil encontrar na internet diferentes tipos de cronogramas, e eles servem como uma orientação especialmente para quem está começando, mas a ideia é que a pessoa adapte as etapas de tratamento conforme as necessidades de seus cabelos. Não se esquecendo de respeitar sempre o intervalo mínimo de 48 horas entre os procedimentos.

As três etapas do cronograma capilar:

Hidrataçãocronograma capilar hidratar

Ação: A hidratação repõe água dos fios além de fornecer aos fios os nutrientes que fazem parte da formulação do creme utilizado. De imediato o cabelo fica mais macio ao toque e com mais brilho.

Quem deve fazer: Todos os cabelos precisam ser hidratados, até mesmo os cabelos virgens, pois as agressões diárias ressecam, danificam e abrem as cutículas, fazendo assim surgir pontas duplas, entre outros problemas. Moreira acrescenta que a hidratação é recomendada pelo menos uma vez na semana.

Excesso na etapa: Exagerar na hidratação pode deixar o cabelo muito leve e causar o efeito rebote, que é levar água para fora do fio, deixando-o assim, mais poroso e quebradiço.

Substâncias para hidratação: glicerina (glicol, glycerin, gliceryD), bepantol, proteína elastina e colágeno (hydrolized collagen protein), extratos botânicos, panthenol, aloe vera, vitaminas, cetyl alcohol, cetearyl alcohol, sacarose, proteína de aveia, proteína de arroz, proteína da seda, proteína hidrolisada da soja, proteína hidrolisada do milho, mel, chocolate, entre outras.

Nutrição no cronograma capilar

cronograma capilar nutrirAção: O objetivo principal da nutrição é repor os lipídios necessários para devolver a oleosidade natural dos fios.

Quem deve fazer: pessoas que estejam com os fios ressecados, opacos e sem movimento. O resultado são cabelos mais sedosos, com peso e brilho.

Excesso na etapa: excesso de oleosidade, deixando os cabelos ensebados e pesados.

Substâncias para nutrição: ceramidas, manteiga de karité (shea butter), manteiga de cacau (theobroma cação butter), manteiga de murumuru (astrocaryum murumuru seed butter), manteiga de cupuaçu (cocoa butter), manteiga de abacate (avocato butter), manteiga de macadâmia, manteiga de tutano (marrow butter), óleo de argan, óleo de tutano, óleo de abacate, óleo de oliva, óleo de coco.

Reconstruçãocronograma capilar reconstruir

Ação: A reconstrução é importante para repor a massa e proteína dos fios, devolvendo rigidez e força aos cabelos. A proteína base da composição dos fios é a queratina. Assim realizar a reposição da queratina é muito importante e deve ser feita pelo menos uma vez por mês. A reconstrução deixa o cabelo encorpado e resistente.

Quem deve fazer: pessoas com fios com muitos porosos e que estejam quebradiços.

Excesso na etapa: Exagerar na reconstrução pode enrijecer demais os fios. O excesso de proteínas pode causar uma degradação do fio. Esta reposição de proteínas deve ser feita no máximo a cada 15 dias (e não menos do que isso). Senão os fios ficarão muito duros e, assim, podem quebrar ainda mais.

Substâncias para reconstrução: queratina, arginina, colágeno, cisteína, creatina, proteínas e aminoácidos de trigo etc.

É importante destacar que, na fase da reconstrução (ou restauração), a pessoa pode optar por usar um repositor de queratina ou uma máscara reconstrutora. O que não é recomendado é colocar queratina líquida em uma máscara que já é de reconstrução (pois ela já tem queratina). O excesso de queratina deixará os fios duros, podendo levar à quebra.

Como saber quando o cabelo precisa de H, N ou R?cronograma capilar quando fazer

Quando se inicia um cronograma capilar, provavelmente é o que mais se pergunta, qual etapa meu cabelo precisa? Como saber quando o cabelo precisa de hidratação, de nutrição ou de reconstrução?

As três etapas são indicadas para todos os tipos de cabelo, dentro de um cronograma capilar. A sequência de realização das etapas é que serão diferenciadas de acordo com as características dos fios. Para saber qual etapa seu cabelo precisa mais, você precisa analisar o estado em que ele se encontra: Se ele está quebradiço, ou sem brilho, sem balanço, muito fino, com pontas duplas e outros aspectos que informaremos a seguir.

É muito importante ainda, analisar a quais procedimentos seus fios já foram expostos. Como por exemplo tintura, alisamentos, descolorações, progressivas, etc.

E, também, considerar se o seu cabelo é liso, cacheado, muito fino, grosso, oleoso etc.

Não dá para definir uma regra, mas algumas orientações podem te ajudar a perceber qual parte do cronograma capilar seus cabelos necessitam no momento:

  • Cabelos opacos, armados, embaraçadiços, com fios eriçados e ressacados precisam de hidratação. E todos os cabelos precisam de hidratação pelo menos uma vez por semana.
  • Cabelos com bastante frizz, secos, sem brilho e que não ficam alinhados. Precisam de nutrição ou de uma umectação.
  • Cabelos muito finos, porosos, porosos e com pontas duplas necessitam de provavelmente de reconstrução. (Que só pode ser feita uma vez por mês ou de 15 em 15 dias em cabelos muito danificados.)

É importante lembrar que não se deve exagerar em nenhuma das etapas. Um cabelo que hoje precise ser hidratado, daqui a uma semana pode precisar ser nutrido, conforme as necessidades forem surgindo e sendo supridas com o cronograma capilar.

Teste de porosidade no cronograma capilarcronograma capilar cabelo poroso

Um dos aspectos mais importantes a serem observados no cronograma capilar é a porosidade do fio. Pois esse é o sinal do quanto de água e nutrientes o seu cabelo consegue absorver e reter. Um fio muito poroso, consegue absorver bastante água e nutrientes, porém, não consegue reter. Um fio com uma porosidade muito baixa não deixa a água e os nutrientes penetrarem no córtex do cabelo. Sendo assim o ideal está no meio termo.

Como realizar o teste

Realizar o teste de porosidade no cronograma capilar é muito simples. Você vai precisar de um pote transparente cheio de água. Pegue um fio do seu cabelo, limpe-o com shampoo e enxágue bem. Coloque o fio no pote e fique observando.cronograma capilar teste

– Se o fio permanecer na superfície, ou seja, se flutuar, você está com pouca porosidade. Desta forma, para fazer algum tratamento você precisará lavar os cabelos com shampoo em uma água morna antes, para abrir as cutículas do fio. A hidratação é o primeiro passo indicado para o seu cronograma capilar. Seguida da nutrição, realizando a reconstrução uma vez por mês, ou somente quando sentir necessidade.

– Se o fio afundar e ficar no meio do pote, a sua porosidade está ideal, é só manter o cronograma capilar original. Mantendo a etapa da hidratação apenas uma vez na semana.

– Se o fio afundar totalmente, o seu cabelo está muito poroso e este provavelmente é o seu maior problema no momento. Já que um fio muito poroso fica frágil, quebradiço, sem vida e não consegue segurar nenhum tratamento que você faça. Suas cutículas estão muito abertas e o cabelo absorve mais umidade do que pode segurar fazendo com que o cabelo fique arrepiado. Adivinhei né? A reconstrução nesse caso é necessária, para repor as proteínas e aminoácidos do fio. Aplique a máscara ou o tratamento escolhido e, ao final, sele os fios com algum óleo. Continue o cronograma capilar normalmente, realizando nova reconstrução após 15 dias somente se houver necessidade. Se o seu cabelo normalizar a porosidade, repita a reconstrução somente depois de um mês.

Considerações sobre o cronograma capilarcronograma capilar cabelo recuperado

Para quem gosta de cuidar dos cabelos em casa, o cronograma capilar é uma ótima opção! Já que você pode dedicar-se a manter os seus fios do jeito que você mais gosta e ainda economizar, visto que é bem possível encontrar produtos acessíveis para as três etapas do cronograma. Você também pode optar por utilizar produtos naturais o que é muito bom para pessoas que optam por um estilo de vida mais natural. Enfim, o cronograma capilar não tem pontos negativos. Ele só exige um pouquinho mais de dedicação do que simplesmente ir a um salão.

E você, gostou do artigo? Já segue o cronograma capilar? Me conta abaixo nos comentários!

Cronograma capilar – tudo o que você precisa saber!
5 (100%) 1 vote
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário