Criança pode malhar? A resposta vai te surpreender!
Saúde

Criança pode malhar? A resposta vai te surpreender!

Janeiro 31, 2018   •   por Karen Coelho

Criança pode malhar? É uma pergunta que eu tenho me deparado bastante ultimamente. E na sequência, vem outra pergunta: Se pode, qual é a idade certa para começar a praticar esse tipo de exercício? Se você está buscando a resposta para essas perguntas veio ao artigo certo, é só continuar lendo!Criança pode malhar acompanhamento

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho, coach de emagrecimento, e hoje eu vou tratar de um assunto muito importante, será que criança pode malhar? Se você é pai ou mãe e acha que seu filho precisa urgentemente de praticar exercícios e está buscando a melhor maneira de devolver saúde com atividade física para suas crianças, vai gostar muito das informações que eu tenho para te passar.

Criança pode malhar?

Essa é uma questão que vêm sendo discutida há décadas por médicos pediatras e especialistas da área de educação física. Como o blog aqui não é de enrolação, já vou logo te dando a resposta da primeira pergunta. Sim, criança pode malhar! Respondido este ponto eu te explico o porquê e as implicações que isso terá na vida do seu filho.criança pode malhar peso

É consenso que pegar muito peso pode atrapalhar o desenvolvimento natural durante a infância e adolescência. Então, o que fazer? Até pouquíssimo tempo atrás, as academias não aceitavam matrículas de crianças e até mesmo adolescentes. E segundo os personais da área ainda existe um preconceito por parte dos pais e da sociedade ao ver uma criança ou adolescente malhando. Porém já existe um consenso de que exercícios físicos fazem tão bem para crianças, quanto para adultos, cada um com treinos voltados para as suas características pessoais. Que envolvem idade, estatura, características físicas e histórico médico. Da mesma forma que um adulto é avaliado quando se matricula em uma academia, uma criança também deve ser. E o treino montado para ela, será pessoal e único.

Quando uma criança pode começar a ir em uma academia? Como saber se a criança pode malhar?com qual idade criança pode malhar

A prática esportiva é muito importante para o crescimento infantil, o desenvolvimento do corpo, o condicionamento físico, melhora da coordenação motora, flexibilidade, consciência corporal, que são muito importantes no desenvolvimento saudável de uma pessoa. Principalmente na fase da infância. E antes de trabalhar as questões de força e peso, é preciso desenvolver todas essas outras áreas. Os especialistas já liberam crianças para treinos desse tipo a partir dos 9 anos, mas existem casos de crianças com obesidade que iniciam na academia antes mesmo disso. Cada caso é um caso, o importante é a avaliação prévia de um médico que faça o acompanhamento da criança e todos os exames necessários antes de iniciar qualquer atividade física.

Também é importante lembrar que a criança precisa ter vontade de praticar a atividade, já que nada feito de maneira obrigatória dá bons resultados. Caso ela opte por realizar outras atividades, apoie! O importante é se movimentar e manter a saúde.

Os benefícios da musculação para as crianças e adolescentescriança pode malhar benefícios

Já sabemos então que criança pode malhar, mas quais os benefícios da musculação para elas? Esses benefícios incluem, correção de postura, melhora da saúde, melhora do sistema imunológico evitando o surgimento de doenças, melhora da autoestima, redução da gordura corporal. E também evita o que hoje em dia é muito comum, que é crianças com colesterol e glicose altos. E além disso tudo, proporciona uma melhora não só fisicamente, como também mentalmente.

Quais os cuidados iniciais antes de levar uma criança para a academiacriança pode malhar sim ou não

Esta recomendação serve para crianças, para adolescentes e também para adultos. Antes de iniciar uma rotina de atividades esportivas, devemos priorizar os cuidados com a saúde. Estar saudável deve sempre estar em primeiro lugar na nossa vida. Assim, uma avaliação médica prévia é muito importante para descobrir as características individuais da criança e que assim se desenvolva uma rotina específica e objetiva de acordo com a necessidade dela.

E aí ficou surpreso em saber que criança pode malhar? Comente sua opinião abaixo nos comentários!

 

Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário