Cozinha vazia: uma ameaça ao emagrecimento
Coaching de emagrecimento

Cozinha vazia: uma ameaça ao emagrecimento

agosto 08, 2018   •   por Karen Coelho

A cozinha é um dos lugares mais tentadores de uma casa ou apartamento, pois é justamente neste cômodo que ficam armazenados e/ou são preparados a comida. Mesmo que você não sinta vontade de comer nada neste momento acabará indo em poucos instantes até ela só para tomar um copo da água.

Quando você começa a seguir alguma dieta, o desejo “tentador” de ir à cozinha passa a ser maior, já que o seu organismo sempre lhe sugestiona comer “alguma coisinha”. E o que dizer da geladeira?

A noite então ela é quem mais chama a atenção na cozinha, pois de alguma forma remete a ideia de “comida boa e pronta para ser consumida”. Agrega-se a isto o fato comum de muitas pessoas abrirem a geladeira para… pensar!

Quando ao final de sua breve reflexão você constata que não tem a sua frente muitas opções saborosas disponíveis, o que sente? Pois bem, é sobre este problema que quero compartilhar no artigo de hoje.

Cozinha vazia é sinônimo de ansiedade

Cozinha vazia: uma ameaça ao emagrecimento de verdade

Se em algum momento do dia ou mesmo da noite você sente aquela fome leve que, aos poucos vai se tornando constante até aumentar e vai em busca de alguma comida na cozinha e não encontra nada pronto ou “interessante” poderá, inicialmente se sentir frustrado e com o passar dos minutos começará a ficar impaciente.

E quais são as consequências geradas por esse desencontro? Algumas delas são as seguintes:

  • Frustração;
  • Impaciência;
  • Mau humor;
  • Ansiedade;
  • Falta de concentração.

Todavia, quando não se encontra “aquele” pedaço de bolo ou os seus biscoitinhos amanteigados favoritos é provável que os tente substituir pelo que encontrar pronto como alguma sobra do almoço.

Dependendo do horário, tal alternativa pode se tornar “pesada”, já que o seu organismo espera algo mais leve e nutritivo. Se isso resolvesse, tudo bem, mas pode acabar desencadeando no seguinte problema…

O mal disfarçado

Um dos problemas que pode se desencadear aí é a compensação gerada quando estiver em frente à uma comida saborosa. E quanto mais tempo você ficar sem se alimentar, pior será essa compensação, pois poderá comer facilmente com exagero.

E caso isso aconteça você simplesmente jogará a sua dieta fora… Mas para evitar problemas como esse – e que conheço muito bem – é só ler atentamente as dicas que separei a seguir.

Dicas para evitar que sua cozinha fique vazia

Quem nunca enfrentou o problema da cozinha vazia quando sentiu fome? Creio que a grande maioria das pessoas – inclusive eu – e por isso mesmo nada melhor do que compartilhar contigo as minhas dicas que testei e deram certo. Acredito que se você testar também poderá ter sucesso. Confira!

Invista nas frutas

Deixe sempre uma boa reserva de frutas, principalmente aquelas que são fáceis de serem consumidas como, por exemplo, a banana, o morango e o mamão. Frutas que exigem cortes como o abacaxi é melhor deixar uma parte dele previamente cortado em rodelas para facilitar.

Desta forma, quando precisar comer alguma coisa e não encontrar, é só comer frutas que além de saciarem a sua fome, não prejudicarão a sua dieta e ainda lhe fornecerá todos os nutrientes importantes para o seu organismo.

Saladas

As saladas são ótimos alimentos coringas, pois exercem a mesma finalidade das frutas: saciam a fome e fornecem nutrientes importantes. Quanto mais variada for a salada de vegetais melhor, e a salada de frutas não deve sofrer acréscimo de açúcares ou leite condensado comum. Quanto a este último quesito prefira as opções light que são menos calóricas, certo?

Sopas leves

Quando fizer as compras da semana ou do mês aproveite e acrescente no carrinho verduras e legumes de sua preferência para o preparo de sopas. Você pode (e recomendo) que as prepare em uma boa quantidade e as armazene bem para serem congeladas, assim quando precisar é só retira-las do congelador e esquenta-las para saciar a fome.

Aposte nos líquidos (também!)

Os líquidos, de modo geral, auxiliam na hidratação do corpo e no controle de ansiedade. Sucos, chás e vitaminas são ótimas opções para se recorrer na hora da fome. Conte sempre com eles.

O segredo é armazenar

Sim, o segredo da boa dieta “caseira” é sempre ter preparado um prato ou porção “coringa” de fácil consumo, ou seja, que só precise abrir, misturar ou esquentar. E quando ele está de acordo com a sua dieta não sentirá culpa por consumi-lo.

Procure ingerir bastante água, pois ela, como disse há pouco – auxilia no controle da ansiedade, a qual é responsável pela compulsão alimentar.

Se você seguir as dicas que lhe apresentei neste artigo não enfrentará mais dificuldades e, portanto, manterá a sua dieta, uma vez que evitará a tentação de pedir uma pizza ou hambúrguer pelo sistema delivery, certo?

Aproveite e compartilhe o post com os seus amigos.

 

Cozinha vazia: uma ameaça ao emagrecimento
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário