Como são feitas as salsichas afinal?
Alimentos

Como são feitas as salsichas afinal?

março 22, 2017   •   por Karen Coelho

“Leis são como salsichas; é melhor não saber como são feitas”. Esta frase que é do chanceler alemão Otto Von Bismarck, nunca fez tanto sentido quanto nesta semana, aqui no Brasil. No dia 17/03/2017, uma operação investigativa encontrou irregularidades no processo de comercialização das carnes e na produção de embutidos, nos frigoríficos brasileiros. Com a notoriedade que ganharam as carnes e os embutidos brasileiros nesta semana, uma pergunta que muito nos assombra é: Afinal, como são feitas as salsichas?

como sao feitas as salsichas

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou falar um pouquinho sobre como são feitas as salsichas. Geralmente, no processo de produção das carnes, após a retirada dos bifes, das costeletas, lombos e demais partes nobres dos animais, sobram relevantes quantidades de cartilagens, gorduras e miudezas em geral.  Neste processo, observou-se que esta sobra poderia ser utilizada em outros produtos, surgindo aí, então os embutidos. Dentre eles, a salsicha.

Como são feitas as salsichas

como-são-feitas-as-salsichas

As Aparas

Os produtores das salsichas sejam as suínas, bovinas ou de peru são feitas com as “aparas”. O que é muito vago, pois as aparas podem englobar de tudo, todas as partes dos animais.

Segundo a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas: “os materiais de carne crua usados para produtos pré-cozidos são aparas musculares de baixa qualidade, tecidos gordurosos, carne da cabeça, patas de animais, pele animal, sangue, fígado e outros subprodutos comestíveis do abate”.

Ou seja, a matéria prima da salsicha são sobras, carne de segunda (ou terceira).

Pré-cozimento

As aparas são pré-cozidas para a eliminação de bactérias e para separar dos ossos os músculos e os tecidos gordurosos que serão utilizados na produção da salsicha.

Produção(como são feitas as salsichas)

Assim como acontece com outros embutidos, as aparas pré-cozidas são moídas em uma máquina e extraídas por uma peneira de metal. Neste momento ficam semelhantes à carne moída comum. Após são acrescentadas aparas de galinha e emulsificantes que serão misturadas e novamente moídas até se assemelharem a um purê de carne.

Depois são adicionados: sal, amido, água, xarope de milho(ou outro adoçante) e especiarias.

Esta “massa de carne” é embalada nos invólucros da salsicha, que quase sempre são feitos com celulose. As salsichas já preparadas são penduradas e cozidas através de um defumador. Depois de defumadas, são lavadas em uma mistura de água e sal. Após a lavagem os invólucros de celulose são retirados. Se os invólucros forem feitos do intestino do animal, eles não são retirados, como normalmente é o caso das linguiças.

A análise

Ao final do processo, as salsichas devem inspecionadas manualmente, e apenas aquelas que passarem no controle de qualidade devem ser encaminhadas para o empacotamento e distribuição.

Existem salsichas que possuem mais qualidade, que são feitas de carnes de primeira e sem a adição de produtos químicos. Já as salsichas mais baratas recebem muitas gorduras e espessantes químicos.

Observações importantes

– Em apenas uma pequena salsicha encontramos, em média, 567 mg de sódio 1/3 da quantidade total diária recomendável.

– A Sociedade Americana do Câncer apontaque “o alto consumo de carnes processadas, como salsichas, é associado ao aumento do risco de câncer no cólon.

como-são-feitas-as-salsichas-processo

Considerações sobre como são feitas as salsichas.

A pergunta sobre como são feitas as salsichas, é facilmente respondida: É feita com sobras de animais, misturadas a gorduras e produtos químicos. Com papelão ou não, em uma análise rápida percebe-se que não é um alimento que faz bem à saúde. E agora sabendo como são feitas as salsichas é uma boa hora para evitar ao máximo seu consumo.

Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook.

E você? Qual é a sua opinião sobre como são feitas as salsichas, me conta aí abaixo nos comentários.

Você precisa ver isso também!

Como são feitas as salsichas afinal?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário