Como são feitas as salsichas afinal?
Alimentos

Como são feitas as salsichas afinal?

março 22, 2017   •   por Karen Coelho

“Leis são como salsichas; é melhor não saber como são feitas”. Esta frase que é do chanceler alemão Otto Von Bismarck, nunca fez tanto sentido quanto nesta semana, aqui no Brasil. No dia 17/03/2017, uma operação investigativa encontrou irregularidades no processo de comercialização das carnes e na produção de embutidos, nos frigoríficos brasileiros. Com a notoriedade que ganharam as carnes e os embutidos brasileiros nesta semana, uma pergunta que muito nos assombra é: Afinal, como são feitas as salsichas?

como sao feitas as salsichas

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou falar um pouquinho sobre como são feitas as salsichas. Geralmente, no processo de produção das carnes, após a retirada dos bifes, das costeletas, lombos e demais partes nobres dos animais, sobram relevantes quantidades de cartilagens, gorduras e miudezas em geral.  Neste processo, observou-se que esta sobra poderia ser utilizada em outros produtos, surgindo aí, então os embutidos. Dentre eles, a salsicha.

Como são feitas as salsichas

como-são-feitas-as-salsichas

As Aparas

Os produtores das salsichas sejam as suínas, bovinas ou de peru são feitas com as “aparas”. O que é muito vago, pois as aparas podem englobar de tudo, todas as partes dos animais.

Segundo a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas: “os materiais de carne crua usados para produtos pré-cozidos são aparas musculares de baixa qualidade, tecidos gordurosos, carne da cabeça, patas de animais, pele animal, sangue, fígado e outros subprodutos comestíveis do abate”.

Ou seja, a matéria prima da salsicha são sobras, carne de segunda (ou terceira).

Pré-cozimento

As aparas são pré-cozidas para a eliminação de bactérias e para separar dos ossos os músculos e os tecidos gordurosos que serão utilizados na produção da salsicha.

Produção(como são feitas as salsichas)

Assim como acontece com outros embutidos, as aparas pré-cozidas são moídas em uma máquina e extraídas por uma peneira de metal. Neste momento ficam semelhantes à carne moída comum. Após são acrescentadas aparas de galinha e emulsificantes que serão misturadas e novamente moídas até se assemelharem a um purê de carne.

Depois são adicionados: sal, amido, água, xarope de milho(ou outro adoçante) e especiarias.

Esta “massa de carne” é embalada nos invólucros da salsicha, que quase sempre são feitos com celulose. As salsichas já preparadas são penduradas e cozidas através de um defumador. Depois de defumadas, são lavadas em uma mistura de água e sal. Após a lavagem os invólucros de celulose são retirados. Se os invólucros forem feitos do intestino do animal, eles não são retirados, como normalmente é o caso das linguiças.

A análise

Ao final do processo, as salsichas devem inspecionadas manualmente, e apenas aquelas que passarem no controle de qualidade devem ser encaminhadas para o empacotamento e distribuição.

Existem salsichas que possuem mais qualidade, que são feitas de carnes de primeira e sem a adição de produtos químicos. Já as salsichas mais baratas recebem muitas gorduras e espessantes químicos.

Observações importantes

– Em apenas uma pequena salsicha encontramos, em média, 567 mg de sódio 1/3 da quantidade total diária recomendável.

– A Sociedade Americana do Câncer apontaque “o alto consumo de carnes processadas, como salsichas, é associado ao aumento do risco de câncer no cólon.

como-são-feitas-as-salsichas-processo

Considerações sobre como são feitas as salsichas.

A pergunta sobre como são feitas as salsichas, é facilmente respondida: É feita com sobras de animais, misturadas a gorduras e produtos químicos. Com papelão ou não, em uma análise rápida percebe-se que não é um alimento que faz bem à saúde. E agora sabendo como são feitas as salsichas é uma boa hora para evitar ao máximo seu consumo.

Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook.

E você? Qual é a sua opinião sobre como são feitas as salsichas, me conta aí abaixo nos comentários.

Veja Também: Guias Gratuitos Ensina Como Perder de 2 a 5 KG Por Mês >> Clique Aqui e Baixe Grátis!<<

Você precisa ver isso também!

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário