Como saber meu peso ideal? Confira aqui!
Emagrecimento

Como saber meu peso ideal? Confira aqui!

fevereiro 03, 2018   •   por Karen Coelho

Saber o peso ideal é muito importante quando se inicia uma dieta ou um processo de emagrecimento. Para não cometer excessos e fazer sempre o que é melhor para você mesma. Se você deseja saber como calcular seu peso ideal, confira este artigo.peso ideal para a idade

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho, coach de emagrecimento e hoje eu vou mostrar para vocês como calcular seu peso ideal. Vamos?

Como saber meu peso ideal?peso ideal altura

Para determinar o seu peso ideal vários fatores precisam ser considerados, incluindo idade, relação músculo-gordura, altura, sexo e densidade óssea.

Alguns profissionais da área do emagrecimento sugerem que calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) é a melhor forma de saber se o seu peso corporal é o ideal. Outros dizem que o IMC é impreciso, pois não explica a massa muscular, e que a relação cintura-quadril é um método melhor.

É muito importante lembrar que o peso ideal de uma pessoa quase sempre é completamente diferente do de outra pessoa. Por isso, não se compare com outras pessoas parecidas com você, essa é a dica número um, você é única e não precisa de comparações.

Método 1: Cálculo de peso ideal através do índice de massa corporal (IMC)

Seu IMC é o resultado do seu peso em relação à sua altura. As autoridades de saúde em todo o mundo concordam principalmente que:

Pessoas com um IMC inferior a 18,5 estão abaixo do peso. Um índice de IMC entre 18,5 e 25 encontram-se no peso ideal. E alguém com um IMC entre 25 e 30 é classificado como excesso de peso. Já uma pessoa com IMC acima de 30 é considerada obesa.

Para calcular seu IMC, é muito fácil basta dividir seu peso por sua altura ao quadrado. A fórmula é essa:peso ideal cálculo de IMC

Caso você tenha dificuldades para realizar esse cálculo, você pode encontrar facilmente pela internet calculadoras online de IMC, que fazem esse cálculo para você.

Cuidado ao levar em consideração somente o IMC

O IMC é uma medida muito simples que não leva em consideração as medidas da cintura, do tórax ou do quadril. Que são muito importantes no quesito estética e saúde.

O IMC também não leva em consideração a densidade óssea. Uma pessoa com osteoporose severa (densidade óssea muito baixa) pode ter um IMC menor do que alguém da mesma altura que é saudável, mas a pessoa com osteoporose terá uma cintura maior, mais gordura corporal e ossos fracos.

Muitos especialistas criticam o IMC como geralmente não sendo muito útil na avaliação da saúde. Na melhor das hipóteses, é um padrão bem básico que pode ajudar a encontrar o peso ideal, mas não deve ser usado para indivíduos em cuidados com a saúde.

Método 2: Relação cintura-quadril (ICQ)peso ideal relação cintura quadril

Uma medida cintura-quadril é a proporção da circunferência de sua cintura para a de seus quadris. Você mede a menor circunferência de sua cintura, geralmente acima do seu umbigo, e divide esse total pela circunferência do quadril na sua parte mais larga.

O índice de corte para risco cardiovascular é menor que 0,85 para mulheres e 0,90 para homens.

ICQ Feminino

Menos de 0,8 – baixo risco de problemas de saúde cardiovascular

0,8 a 0,89 – risco moderado de problemas de saúde cardiovascular

0,9 ou superior – alto risco de problemas cardiovasculares

ICQ masculino

Menos de 0,9 – baixo risco de problemas de saúde cardiovascular

0,9 a 0,99 – risco moderado de problemas de saúde cardiovascular

1 ou mais – alto risco de problemas cardiovasculares

O ICQ é um indicador muito melhor do peso ideal em comparação ao IMC. Devem ser utilizados em conjunto esses dois métodos para ter certeza de que a saúde está em dia.

Qual é o problema com o ICQ para cálculo do peso ideal?

O ICQ não mede com precisão a porcentagem total de gordura corporal de uma pessoa, ou sua relação músculo-gordura. Portanto não é muito bom confiar somente neste índice para calcular seu peso ideal.

Percentual de gordurapeso ideal adipômetro

Existe um percentual de gordura aceitável no nosso organismo. Que é a gordura essencial para a proteção dos nossos órgãos internos. O que passa disso é chamado de gordura de acumulação.

Para fazer o cálculo de gordura corporal precisamos de um adipômetro, que o aparelho usado para esse fim.

Esse cálculo deve ser feito por um especialista da área. peso ideal saúde

Logo, seu peso ideal precisa ser avaliado por um especialista que levará em consideração todos os outros índices, que fará os cálculos corretos e um planejamento personalizado para você. Na internet você encontra ferramentas que auxiliam nesse cálculo, mas todas com ressalvas.

 

Como saber meu peso ideal? Confira aqui!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário