Compartilhar
Compartilhar
Tweet
Tweet
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Como fazer Jejum Intermitente – Guia Para Iniciantes

Certamente você já ouviu que para emagrecer de forma saudável precisa investir em um ótimo café da manhã, e comer de 3 em 3 horas para acelerar o metabolismo, não é mesmo? Este artigo não se trata de desfazer esses conceitos. Mas sim de lhe mostrar que há diversas maneiras de chegar ao emagrecimento. O jejum intermitente é um dos meios mais eficazes de emagrecer. E você sabe como fazer jejum intermitente? Confira!como fazer jejum intermitente capa

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou desvendar para você o mistério de como fazer Jejum intermitente. Pode parecer complicado e até mesmo impossível. Mas você vai ver que depois de ler este guia inicial, você com certeza vai conseguir! No decorrer do artigo você vai conhecer o que é o jejum intermitente, alguns métodos de como fazer jejum intermitente, recomendação de materiais para melhorar a técnica e por que fazer o jejum intermitente. E ainda tem presente do blog pra você. Vale a pena conferir!

Você pode baixar gratuitamente este guia em PDF, Clique aqui

Como fazer Jejum Intermitente (JI) é um dos trending topics do mundo do emagrecimento. Isto por que ele promete emagrecimento, melhora da saúde e não precisa de muito investimento. Existem muitos estudos voltados para o jejum intermitente. Nestas pesquisas o que já se descobriu é que ele realmente afeta o cérebro, os nossos hormônios e nossas células de um jeito positivo, auxiliando no emagrecimento e em uma vida melhor.

O que é?

O Jejum Intermitente é um estilo de alimentação. Que consiste em alternar os períodos de alimentação com períodos prolongados em jejum. Não se tratando do tipo de alimentos que você consome e sim da quantidade e frequência com que você come.

Existem diversos modelos e protocolos de como fazer jejum intermitente. Porém os mais difundidos são os de 16 horas durante um período pré-determinado e o de 24 horas realizado em dois dias da semana.

Não fique horrorizada! Vamos te dar mais detalhes e te mostrar que é possível e benéfico.

Disponibilizamos uma aula online gratuita  que vai te ajudar a conhecer melhor sobre como fazer jejum intermitente com o método emagrecer de vez, assista aqui: oblogdakaren.com/emagrecer-de-vez

como fazer jejum intermitente como-funciona

Como funciona?

Ao realizar o jejum intermitente, ocorrem inúmeras mudanças dentro das células do nosso corpo. Como exemplo, posso citar alterações nos níveis de hormônios, que tornam a gordura que está armazenada nas células, disponível como fonte de energia.

As células respondem ao jejum intermitente iniciando um processo de recuperação e alteração genética. Abaixo deixo uma sequência de mudanças que vão acontecer em seu organismo quando iniciar o jejum intermitente:

– Aumenta os níveis de Hormônio do Crescimento (HGH), potencializando a queima de gorduras e mantendo massa muscular.

– Melhora a sensibilidade à Insulina.

– Induz o corpo a iniciar reparos Celulares, como a autofagia, onde as células eliminam proteínas velhas.

– Inicia um processo de mudanças genéticas, nos genes relacionados à longevidade e prevenção de doenças.

Confira alguns estudos sobre este tema: science direct, Ibima publishing, US National Library of Medicine National Institutes of Health.

Principais motivos para fazer Jejum Intermitente

1º – EMAGRECE MESMO

O jejum intermitente te auxilia a ingerir menos calorias e ter certeza do resultado final que é o emagrecimento certo! Queimar gorduras viscerais (abdominais). Tudo isso se você souber como fazer jejum intermitente, é claro!

2º – MELHORA A RESISTÊNCIA À INSULINA

O Jejum Intermitente auxilia na redução da resistência à insulina, podendo baixar entre 3 a 6% os níveis de insulina no sangue. E durante o jejum em até 20/31%.

3º – Melhora as funções cerebrais

O Jejum Intermitente pode aumentar no cérebro hormônios BDNF, resultando na criação de novas células nervosas.

Assista à aula online gratuita  sobre o jejum intermitente: oblogdakaren.com/emagrecer-de-vez

Emagrece mesmo?

Como fazer jejum intermitente saiba-mais-sobre-a-dieta

Que o Jejum intermitente emagrece mesmo eu já te disse. Mas antes de te dizer como fazer Jejum intermitente, eu preciso te mostrar o porquê de ele emagrecer mesmo!

Ele emagrece por diversos motivos.

Primeiramente, é notável que quando fazemos o jejum, fazemos menos refeições e reduzimos a ingestão de calorias. Obrigando nosso corpo a utilizar fontes de energia alternativas. E a primeira fonte de energia alternativa que nosso corpo busca, no processo do jejum intermitente, são as gorduras armazenadas. O jejum intermitente ainda causa uma alteração dos níveis de hormônios em nosso organismo. Aumentando os hormônios que queimam gorduras (os HGH e a noradrenalina, por exemplo) e diminuindo aqueles que armazenam gorduras, como a insulina por exemplo. Essas alterações hormonais aceleram o metabolismo, facilitando o emagrecimento.

Uma pesquisa realizada no ano de 2014 evidenciou que fazer o jejum intermitente pode emagrecer entre 3 a 8% do total do peso corporal em um lapso temporal de 3 a 24 semanas.

O mesmo estudo identificou que os indivíduos que optaram pelo jejum intermitente perderam entre 4 e 7% das gorduras totais, na região abdominal. Onde concentram-se as gorduras viscerais, que são as mais perigosas à nossa saúde. Além de mostrar também que essas pessoas não tiveram perda de massa muscular durante os períodos de jejum.

Alerta: Durante a “janela de alimentação” deve-se manter uma alimentação, do contrário, o jejum intermitente não terá resultados no emagrecimento. Podendo até mesmo fazer mal à sua saúde.

Como Fazer Jejum Intermitente?

como fazer jejum intermitente métodos

Depois de todas as afirmações acerca da eficácia do Jejum intermitente. Finalmente vamos saber como fazer jejum intermitente.

Existem muitos métodos e maneiras diferentes de realizar o jejum intermitente. O seu nutricionista pode fazer um tipo de jejum exclusivamente para você. Com base na sua rotina, nos seus exames que mostram como é o seu metabolismo e suas necessidades individualizadas. Mas existem métodos mundializados e profundamente estudados por seus criadores. São esses métodos, também chamados de protocolos, que eu vou mostrar aqui, de maneira a exemplificar para você como fazer jejum intermitente.

Essencialmente precisamos segmentar nossos dias (ou semanas) em janelas de alimentação e de jejum.

No decurso do período da janela de alimentação você pode comer “livremente” (Lembre – se do alerta acima) e no período de jejum você não comerá absolutamente nada sólido. Podendo ingerir água, chás e café sem açúcar.

Assista à aula online gratuita: oblogdakaren.com/emagrecer-de-vez

Seguem abaixo os dois principais métodos de como fazer jejum intermitente.

Método 16 x 8 ( o protocolo Leangains) de como fazer jejum intermitente

O método 16 x 8 de como fazer jejum intermitente foi criado por Martin Berkhan, um sueco também criador do site: LeanGains.com.

Neste método você tem uma janela de alimentação composta por 8 horas em contraposição a uma janela de jejum de 18 horas. Martin recomenda às mulheres realizar períodos diferenciados, 14 x 10. São 14 horas de jejum e 10 na janela de alimentação.

Você faz a sua grade de horários e de alimentação nas horas livres. Como exemplos de bons horários para a janela de alimentação temos das 13h às 21h ou de 12h às 20h. Onde você não deverá comer nada após as 21h, pular o café da manhã e só voltar a se alimentar após as 13h.

Lembrete: Você deve beber bastante água. Pode beber também café e chás sem açúcar, o que vai te ajudar no período de adaptação ao jejum.

É muito importante que em sua consciência, você saiba que comer demais durante a janela de alimentação não te trará resultados!

Método 24 horas de como fazer jejum intermitente (Protocolo Coma-Pare-Coma):

Este protocolo de jejum intermitente abrange jejuns por 24horas. Realizados de uma a duas vezes na semana.

Difundido por Brad Pilon é um dos mais populares.

Você pode fazer jejum de café da manhã a café da manhã, de almoço a almoço ou de jantar a jantar. Por exemplo se você sente mais fome pela manhã faça o desjejum e só coma novamente no café da manhã do dia seguinte. O mesmo vale para quem sente mais fome de tarde que deverá fazer o jejum após o almoço. E também para quem decidir, fazer o jejum após o jantar.

Devendo beber água e podendo beber café e chás sem açúcar, da mesma maneira para todos os métodos.

Este é um método mais radical de como fazer jejum intermitente. Sendo recomendado, portanto, que se comece com o 16 x 8 (ou 14x 10 para as mulheres). E após acostumar-se passar a fazer o método 24 horas.

Todos podem fazer o jejum intermitente?

como fazer jejum intermitente nem todos podem fazer

Existem pessoas que não devem fazer o jejum intermitente e existem aquelas que não podem fazê-lo.

As grávidas não podem fazer nenhum dos métodos, pois elas devem estar sempre se nutrindo e nutrindo o bebê. Isso não significa que grávidas não podem fazer dietas, muito pelo contrário, devem fazer. Mas não podem ficar longos períodos sem se alimentar.

Idosos não devem praticar o jejum intermitente sem o acompanhamento de um médico. Que indicará se podem ou não jejuar.

Diabéticos não devem fazer o jejum intermitente sem o acompanhamento de perto do médico. Apesar de o jejum controlar os níveis de insulina no sangue, este hormônio funciona de uma maneira diferente em pessoas portadoras desta doença.

Qualquer pessoa que apresente doenças autoimunes, crônicas, ou que faça uso diário de remédios controlados só pode fazer o jejum intermitente após a liberação e com o acompanhamento do seu médico.

Todas as pessoas que aderirem ao jejum intermitente devem ficar atentas às reações do próprio corpo. E caso surja alguma dúvida, procure seu médico.

Hora de começar!

como fazer jejum intermitente hora de começar

Agora que você já sabe como fazer jejum intermitente é só escolher entre um dos protocolos e colocar em prática. Faça os testes e não esqueça de me contar. Se experimente!

O protocolo Leangains é recomendado para você que malha e quer queimar aquelas gordurinhas salientes que insistem em não sair, principalmente do abdômen.

Aula online gratuita: oblogdakaren.com/emagrecer-de-vez

Como aproveitar ao máximo os resultados do jejum intermitente.

como fazer jejum intermitente para hipertrofia

Depois de saber como fazer jejum intermitente, para você que quer aproveitar ao máximo e potencializar os resultados do jejum. É muito importante combiná-lo com estratégias de alimentação, para os períodos livres. Caso contrário todo seu esforço jejuando será em vão. Estratégias de alimentação potencializam e aceleram a queima de gorduras. Deixando, ainda seu corpo saudável.

Comer errado durante a janela de alimentação prejudica, e muito, os resultados do Jejum intermitente.

Posso afirmar com certeza que não adianta de nada saber como fazer jejum intermitente, se durante as janelas de alimentação você se entope de besteiras. Isso só vai te deixar frustrada e possivelmente doente!

Os jejuns intermitentes quando associados a rotinas de alimentação como as dietas Low carb trazem resultados realmente surpreendentes.

Porém não é muito fácil realizar essa associação sem a ajuda de um profissional especializado, pois as dietas Low carb difundidas na internet são muito restritivas. E o que você vai precisar é de estratégias alimentares dentro deste tipo de dieta. Para se nutrir bastante e de maneira saudável.

Recomendação importante!!!

Eu tenho uma recomendação a fazer. É um programa de emagrecimento, que utiliza o Jejum intermitente combinado com uma rotina de alimentação estratégica e muito eficaz. É o Código Emagrecer de vez, que eu não canso de recomendar aqui no blog. Você pode acessar a aula online gratuita do código emagrecer de vez, que eu super recomento! É só clicar neste link: oblogdakaren.com/emagrecer-de-vez

Como fazer jejum intermitente-Aula online gratuita

Você também pode assistir à aula gratuita clicando aqui.

É sério gente. Eu não recomendo nada aqui no blog que eu não tenha coragem de realizar em mim mesma. O jejum intermitente associado as rotinas de alimentação criadas no código emagrecer de vez funcionam mesmo!

E você? Gostou de aprender a como fazer jejum intermitente? Vai começar a fazer o jejum intermitente junto comigo? Me conta aí abaixo nos comentários! Beijão da Ká!

Você Precisa Ler Isso Também!

Ebates Coupons and Cash Back

Este Livro Digital Gratuito Vai Ajudar Você conquistar o Corpo dos Sonhos para o Verão de 2018Clique Aqui Agora