Como fazer iogurte caseiro natural
Receitas Fit

Como fazer iogurte caseiro natural

setembro 24, 2018   •   por Karen Coelho

O iogurte é um alimento derivado do saboroso leite e que oferece vários benefícios a saúde humana. Elemento indispensável em qualquer boa dieta ele auxilia quem está com sobrepeso a emagrecer com mais qualidade e facilidade, já que melhora a flora e trânsito intestinal e acelera o metabolismo.

Como fazer iogurte caseiro natural?

Como fazer iogurte caseiro natural gostoso

Ainda que se encontre facilmente uma grande variedade de iogurtes no mercado, o alimento pode sair caro ao seu bolso, já que os seus preços nem sempre são convidativos para encher o carrinho de compras.

Existem alguns supermercados que costumam criar excelentes promoções. Para ter ideia, já vi alguns lugares que ao perceberem que determinado lote de produto se aproxima do prazo de validade estipulado pelo fabricante baixam o seu preço para até 50% de desconto!

De todo modo, se você é um defensor da alimentação – como eu – e não quer abrir mão deste saboroso e poderoso alimento pode contar com o auxílio da sua cozinha e fazer aí, na sua própria casa, o seu iogurte para consumir sempre que desejar.

Além disso, você pode montar várias receitas a partir da criação do seu próprio iogurte natural, e quem sabe até ganhar um dinheiro extra com a venda do produto para os seus amigos e familiares. Veja a seguir como é simples e fácil fazer um iogurte caseiro.

Veja aqui como fazer um delicioso Bolo de iogurte!

Receita de Iogurte caseiro

Para criar o seu próprio iogurte natural é só ler com bastante atenção a receita simples que compartilharei contigo a seguir.

Ingredientes

1 litro de leite (pode ser integral ou desnatado);

1 pote de iogurte natural (pode ser integral ou desnatado).

Modo de Preparo

Aqueça o leite até que ele entre em estado de ebulição. Quando o leite se aproximar do estado de fervura, desligue o fogo e o deixe esfriar até chegar a temperatura entre 40 e 50 C. Para facilitar, utilize um termômetro.

Em seguida, esquente o forno até que ele fique bem quente. Depois o desligue. Assim que o leite ficar morno é só acrescentar o iogurte natural e misturar bem. Coloque a mistura em potes ou em uma vasilha grande como, por exemplo, uma tigela.

Cubra com papel firme e coloque no forno desligado. Agora é só deixar o iogurte descansar por um período entre 5 e 8 horas. Ao terminar o período, é só retirá-lo do forno e servir a seu gosto.

Como escolher o iogurte natural para a receita

Quando te mostrei na breve lista de ingredientes que se deve utilizar o iogurte natural pode ser que tenha lhe surgido a dúvida sobre qual o melhor tipo de iogurte a ser utilizado na receita, não é mesmo?

Pois bem, a dica é optar por aqueles iogurtes que possuem em sua composição somente fermento lácteo e leite. Desta forma, se encontrar aqueles com sabor evite.

Porém, se você encontrar como ingredientes o leite em pó ou o leite reconstituído pode utilizar tranquilamente, pois eles não vão alterar a sua receita. Evite também iogurtes com certos ingredientes como a gelatina espessante e o açúcar, pois podem atrapalhar o seu preparo e a sua gelatina acabará não sendo tão “natural” como era desejado, ok?

Cuidado com a temperatura do leite

Quando te passei a receita do iogurte natural mencionei que se deve desligar o leite no fogo antes da fervura, certo? E por que você precisa se atentar a temperatura do leite e não deixar simplesmente que ele ferva como é bastante comum em diversos tipos de receita?

A resposta é bem simples. Tanto o leite, quanto o iogurte são alimentos vivos, ou seja, possuem os lactobacilos, ou seja, as chamadas “bactérias do bem” que contribuem significativamente para a saúde humana.

Desta forma, se você acabar se esquecendo e deixar o leite ferver comprometerá exatamente um dos seus principais componentes que são essenciais para a saúde e bem-estar do seu organismo. Por isso, deve-se ficar atento para não correr o risco.

Aproveite as sobras de iogurte

Ao observar e aprender rapidamente como fazer um iogurte natural em casa você logo percebe que não é mais necessário adquirir grandes quantidades de iogurte natural para fabricar as suas próprias receitas.

Basta somente aproveitar as sobras dos iogurtes que já foram abertos e fazer as suas receitas. Desta forma, você não desperdiçará matéria prima e poderá economizar na compra de iogurtes, pois conseguirá criar sempre uma receita a partir de alguma anterior.

Use e abuse da criatividade

A partir da receita apresentada neste post, você viu como é simples criar o seu próprio iogurte natural em casa. Com isso poderá incrementar as suas receitas com o acréscimo de ingredientes ao seu gosto como, por exemplo, frutas e grãos.

Além disso, que tal testar uma receita de iogurte natural com o acréscimo de uma geleia? Te garanto que fica saboroso. Experimente e depois nos conte tudo!

 

 

 

 

Como fazer iogurte caseiro natural
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário