Como emagrecer comendo alcaparras – confira!
Alimentos Emagrecimento

Como emagrecer comendo alcaparras – confira!

Janeiro 17, 2018   •   por Karen Coelho

Os benefícios das alcaparras para a nossa saúde são surpreendentes. Como não é muito comum em nossa alimentação diária, deixamos de aproveitar tudo de bom que esse broto pode trazer à nossa dieta. inclusive nos ajuda a emagrecer.alcaparras broto na colher

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e vou falar um pouquinho sobre a alcaparra. Bateu a curiosidade sobre como ela pode te ajudar a emagrecer? Então vem comigo!

Informações nutricionais e benefícios das alcaparras

As alcaparras têm um sabor único e levemente picante, são brotos.  Provenientes de um arbusto espinhoso nativo do Mediterrâneo e prefere o clima quente e úmido. Essa planta cresce em abundância no Chipre, Itália, Grécia, África do Norte e algumas regiões da Ásia Menor. O arbusto começa a produzir botões de flor (que são as alcaparras) a partir do terceiro ano de plantação.

Em geral, os seus pequenos brotos são colhidos por meio de colheita manual nas primeiras horas da manhã do dia, que de outra forma se desdobrariam em uma linda flor de quatro cores. Logo após a colheita, os botões são lavados e deixados no sol por algumas horas antes de colocá-los em frascos com sal, vinagre ou azeite.

Benefícios das alcaparras para a saúde e para o emagrecimentoalcaparras emagrece

As alcaparras, de fato, tem pouquíssimas calorias. Em cada 100 gramas temos apenas 23 calorias. Além de conter muitos fitonutrientes, antioxidantes e vitaminas essenciais para a saúde e que também auxiliam no emagrecimento.

Elas são uma das melhores fontes naturais de flavonóides (ou rutoside) e quercetina. Na verdade, são as maiores fontes de rutina existente no mundo vegetal; Em 100 gramas de alcaparras encontramos 332 mg deste composto. Além disso, as alcaparras são uma fonte muito rica de quercetina (180 mg / 100 g). Esses compostos funcionam como antioxidantes poderosos. Estudos mostram que a quercetina tem propriedades antibacterianas, anticancerígenas, analgésicas e também anti-inflamatórias.alcaparras para a saúde

A rutina presente neste broto fortalece os bulbos capilares e também inibe a formação de plaquetas gordurosas nos vasos sanguíneos. Ambas as ações da rutina ajudam na circulação do sangue nos bulbos capilares. Estudos ainda encontraram aplicação em alguns tratamentos experimentais para hemorroidas e varizes. Também descobriram que reduzem os níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim) no sangue.

As alcaparras contêm níveis altos ​​de vitaminas, como a vitamina A, vitamina K, niacina e riboflavina. A Niacina ajuda a baixar o colesterol LDL.

Também contém grandes concentrações de minerais como cálcio, ferro e cobre. O alto teor de sódio, no entanto, é principalmente devido à adição de sal marinho (cloreto de sódio) na salmoura que armazena as alcaparras em conserva.

Usos medicinais das alcaparrasalcaparras usos medicinais

As alcaparras têm sido usadas para aliviar a dor reumática em auxílio aos medicamentos nos tratamentos tradicionais.

Tradicionalmente elas são adicionadas às receitas como um estimulante do apetite. Além disso, eles ajudam a reduzir a dor de estômago e os gases.

Considerações sobre os benefícios das alcaparrasalcaparras com salmão

As alcaparras, além de serem deliciosos acompanhamentos para pratos tipo salmão e peixes em geral, ainda fazem muito bem para a nossa saúde. Portanto, vale muito a pena incluí-la na sua dieta diária. E você? Conhecia os benefícios deste broto? Me conta aí nos comentários.

Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário