Chá de folha de manga para que serve? Você sabe?
Chás Emagrecimento

Chá de folha de manga para que serve? Você sabe?

julho 22, 2017   •   por Karen Coelho

Chá de folha de manga para que serve? Este é o assunto do post de hoje.  Se você deseja conferir mais detalhes sobre este chá, confira este artigo até o final. Muitas pessoas sabem que o fruto é maravilhoso, mas poucos têm absoluta noção sobre todos os benefícios que podem ser extraídos da folha dessa planta!

Chá de folha de manga para que serve?

A planta é conhecida no âmbito cientifico como Mangifera Indica e também pode ser utilizada no preparo de um chá que possui diversos aspectos positivos – principalmente se usada como erva medicinal!

A planta possui um porte bastante significativo, tendo uma copa bastante frondosa e imponente e é justamente esse fator que tende a impedir que outras plantas consigam se desenvolver ao seu redor.

O mais interessante é que suas folhas podem ser colhidas em qualquer momento do ano, porém o fruto deve ser colhido somente quando estiver visivelmente maduro.

Quer saber mais sobre os benefícios desse chá pouco conhecido por suas qualidades? Então continue lendo o conteúdo a seguir e confira!

Chá de folha de manga para que serve? Entenda quais são os benefícios e propriedades!

O chá da folha de manga possui um sabor único, suave e bastante refrescante! Mas certamente suas qualidades vão muito, além disso! Ele possui fortes e importantes propriedades de cunho medicinal e pode ser um grande aliado no combate dos sintomas de febre, estomatite, gengivite, tuberculose, entre outros.

Segundo algumas pesquisas feitas em pacientes acometidos pelo HIV, o chá contribui para agregar o aumento de peso, bem como amenizar o conteúdo viral durante a fase de tratamento.

Isso porque sua ação antioxidante é um dos principais benefícios desse chá, combatendo até mesmo o envelhecimento precoce e também a eventual formação de células consideradas cancerígenas.

O chá ainda pode ser usado para contribuir no tratamento contra o câncer, mostrando-se eficiente nos casos que a doença de desenvolve na mama ou no cólon.

Leia também este artigo – Chá de folha de figo para que serve?

Como você pode preparar esse chá na sua casa?

O chá é ideal para que se consiga ter acesso aos diversos benefícios da fruta – e pode ser principalmente interessante para quem não admira muita a fruta em si ou não apresenta boas condições de digestão da mesma.

O preparo do chá é bastante simples e muito semelhante ao preparo de muitos outros feitos com folhas.

É necessário um litro de água e uma colher (sopa) das folhas da mangueira (as folhas precisam estar secas). Despeje a água em um recipiente e leve ao fogo até que se chegue ao nível de fervura. Desligue!

Ao atingir esse ponto, você pode incluir as folhas secas da mangueira. Aí basta tampar o recipiente pelo tempo aproximado de dez minutos – prontinho!

A indicação de consumo do chá é de duas até três xícaras diariamente!

As folhas da mangueira podem ser colhidas em qualquer estação do ano e é importante que você se lembre de deixa-las expostas ao sol para ficarem bem sequinhas – o ambiente deve ser bem ventilado também e totalmente livre de umidade.

Para guardar as folhas em casa você pode coloca-las em sacos confeccionados em pano ou até mesmo papel – os sacos de plástico podem acabar “suando” e deixando as folhas úmidas, o que compromete o preparo do chá!

Vale destacar que o chá de folhas de manga não possui qualquer contraindicação e pode ser tomado por qualquer pessoa, desde que não se ultrapasse a quantidade recomendada de três xícaras diárias.

As folhas ainda são ótimas quando usadas como um tônico estomacal. Nesse caso, coloque-as em um recipiente com água morna e abafe com uma tampa – deixe a solução reservada da noite para o dia. No dia seguinte basta filtrar a água e beber ainda em jejum!

Chá de folha de manga para que serve? – Se você tinha essa dúvida certamente poderá começar a contar com todos os benefícios dessa planta agora mesmo!

Chá de folha de manga para que serve? Você sabe?
1 (20%) 1 vote
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
2 comentários
  1. Maurício Fernandes
    novembro 23, 2017

    Sou Maurício Fernandes Gondim, Presidente da Associação dos plantadores de inha de Ferreiros – Pernambuco, APIF, não uso medicamentos quimicos, tenho 71 anos , minha alimentação é aproximada 100% natural, uso oleo de coco extravirgem caseiro, que eu mesmo faço, Farianha de semente de abóbora que eu mesmo fabrico, farinha de batata doce que eu mesmo fabrico, inhame e quando há necessidade me automedico com alguns chás de plantas naturais, tenho um metro e sescenta e cinco de altura, com 59 a 60 kg de peso, nunca fiz uma consulta médica, faço exercícios e vivo muito bem graças ao poder de Jesús cristoo.

    • novembro 23, 2017

      Que incrível senhor Maurício. Obrigada pela visita e pelo seu comentário.

Deixe seu Comentário